Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Anália Maria Dias de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204164
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise das relações de Identidade, Autonomia e Motivação do Sistema Complexo no contexto da formação inicial docente de Matemática, realizada em uma instituição de Ensino Superior pública, tendo como referência as narrativas de quinze acadêmicos do último ano do referido curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e relaciona-se às experiências, aos sentimentos e às emoções dos participantes. O referencial teórico traz uma abordagem sobre Sistema Complexo com discussões sobre conceitos de Identidade, Autonomia e Motivação; como também referenciais para compreensão e reflexão da formação docente; e a Teoria Fundamentada usada para interpretação e análise dos dados. As técnicas para a coleta de dados foram as narrativas construídas a partir de roteiro de perguntas abertas. Dos dados emergiram três categorias: Experiência Profissional, Licenciatura de Matemática e Opção e Perspectivas. Em cada uma das categorias foram desenvolvidas propriedades e dimensões. Das conexões entre as três categorias emergiu a Categoria Central denominada: Os Programas Institucionais, as Componentes Curriculares, o Professor e o Aluno são potencialidades no Sistema Complexo, com evidências de que as relações: Identidade, Autonomia e Motivação deste Sistema foram dinamizados ao longo do curso pelos elementos que compõem a categoria Central; tornando-se complexo a cada mudança e/ou com fatores que interferiram neste período.
id UNSP_5937cfe0c1810b6527f1e83ba5fe7696
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204164
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.An analysis of the Complex System: identity, autonomy and motivation in the context of initial teacher education in mathematics.Sistema complexoFormação inicial docenteCurso de Licenciatura em MatemáticaTeoria fundamentada em dadosComplex systemInitial teacher trainingDegree in MathematicsGrounded theoryEsta pesquisa apresenta uma análise das relações de Identidade, Autonomia e Motivação do Sistema Complexo no contexto da formação inicial docente de Matemática, realizada em uma instituição de Ensino Superior pública, tendo como referência as narrativas de quinze acadêmicos do último ano do referido curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e relaciona-se às experiências, aos sentimentos e às emoções dos participantes. O referencial teórico traz uma abordagem sobre Sistema Complexo com discussões sobre conceitos de Identidade, Autonomia e Motivação; como também referenciais para compreensão e reflexão da formação docente; e a Teoria Fundamentada usada para interpretação e análise dos dados. As técnicas para a coleta de dados foram as narrativas construídas a partir de roteiro de perguntas abertas. Dos dados emergiram três categorias: Experiência Profissional, Licenciatura de Matemática e Opção e Perspectivas. Em cada uma das categorias foram desenvolvidas propriedades e dimensões. Das conexões entre as três categorias emergiu a Categoria Central denominada: Os Programas Institucionais, as Componentes Curriculares, o Professor e o Aluno são potencialidades no Sistema Complexo, com evidências de que as relações: Identidade, Autonomia e Motivação deste Sistema foram dinamizados ao longo do curso pelos elementos que compõem a categoria Central; tornando-se complexo a cada mudança e/ou com fatores que interferiram neste período.This research presents an analysis of the relationships of Identity, Autonomy and Motivation of the Complex System in the context of the initial mathematics teacher education, carried out in a public Higher Education institution, having as reference the narratives of fifteen academics from the last year of the referred course. It is a qualitative research and is related to the participants' experiences, feelings and emotions. The theoretical framework brings an approach to the Complex System with discussions on concepts of Identity, Autonomy and Motivation; as references for understanding and reflecting on teacher education; and Grounded Theory, a theory used for data interpretation and analysis. The techniques for data collection were narratives built from an open-ended question script. Three categories emerged from the data: Professional Experience, Mathematics Degree and Option and Perspectives. In each of the categories, properties and dimensions were developed. From the connections between the three categories emerged the Core Category called: Institutional Programs the Curricular Components, the Teacher and the Student are potentialities in the Complex System, with evidence that the relationships: Identity, Autonomy and Motivation of this System were dynamized throughout the course by the elements that make up the Core category; becoming complex with each change and / or with factors that interfered in this period.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Góis, Anália Maria Dias de2021-03-23T17:02:47Z2021-03-23T17:02:47Z2021-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20416433004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:22:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204164Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:35:02.288937Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
An analysis of the Complex System: identity, autonomy and motivation in the context of initial teacher education in mathematics.
title Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
spellingShingle Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
Góis, Anália Maria Dias de
Sistema complexo
Formação inicial docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Teoria fundamentada em dados
Complex system
Initial teacher training
Degree in Mathematics
Grounded theory
title_short Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
title_full Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
title_fullStr Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
title_full_unstemmed Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
title_sort Uma análise do Sistema Complexo: identidade, autonomia e motivação no contexto da formação inicial docente de matemática.
author Góis, Anália Maria Dias de
author_facet Góis, Anália Maria Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kondarzewski, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Góis, Anália Maria Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema complexo
Formação inicial docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Teoria fundamentada em dados
Complex system
Initial teacher training
Degree in Mathematics
Grounded theory
topic Sistema complexo
Formação inicial docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Teoria fundamentada em dados
Complex system
Initial teacher training
Degree in Mathematics
Grounded theory
description Esta pesquisa apresenta uma análise das relações de Identidade, Autonomia e Motivação do Sistema Complexo no contexto da formação inicial docente de Matemática, realizada em uma instituição de Ensino Superior pública, tendo como referência as narrativas de quinze acadêmicos do último ano do referido curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e relaciona-se às experiências, aos sentimentos e às emoções dos participantes. O referencial teórico traz uma abordagem sobre Sistema Complexo com discussões sobre conceitos de Identidade, Autonomia e Motivação; como também referenciais para compreensão e reflexão da formação docente; e a Teoria Fundamentada usada para interpretação e análise dos dados. As técnicas para a coleta de dados foram as narrativas construídas a partir de roteiro de perguntas abertas. Dos dados emergiram três categorias: Experiência Profissional, Licenciatura de Matemática e Opção e Perspectivas. Em cada uma das categorias foram desenvolvidas propriedades e dimensões. Das conexões entre as três categorias emergiu a Categoria Central denominada: Os Programas Institucionais, as Componentes Curriculares, o Professor e o Aluno são potencialidades no Sistema Complexo, com evidências de que as relações: Identidade, Autonomia e Motivação deste Sistema foram dinamizados ao longo do curso pelos elementos que compõem a categoria Central; tornando-se complexo a cada mudança e/ou com fatores que interferiram neste período.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-23T17:02:47Z
2021-03-23T17:02:47Z
2021-01-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204164
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/204164
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129223138738176