Dramaturgias de acesso: processos de criação frente aos processos de fruição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/141979 |
Resumo: | No panorama das pesquisas que relacionam criação à fruição nas artes se insere esse projeto de pesquisa, que entrelaça as três etapas - processos de criação, realização cênica e processos de fruição - a partir de análise de aspectos que geram e constituem a dramaturgia de cena. A dramaturgia de cena entendida como eixo a partir do qual depreender análises de etapas anteriores (processos de criação) e consecutivas (fruição). Pretende-se ter essa questão como norteadora das investigações: como o percurso de criação, em conjunto com os modos de realizar cena, estabelecem limites e produzem possibilidades para a relação triádica criação-obra-fruição? Para tal, desenvolve-se essa questão a partir da análise de A pior banda do mundo e Solos Impossíveis (Cia dos Outros - SP); Nada – para Manoel de Barros e Nada se move (Coletivo Irmãos Guimarães e outros colaboradores – DF/RJ). Servem como materiais de suporte às análises: memórias da pesquisadora e dos criadores, entrevistas (com integrantes dos grupos), assistência de registros em vídeo e de apresentações públicas, materiais usados para divulgação e mediação das peças, anotações; além de dados provenientes da experiência profissional da pesquisadora, e bibliografia indisciplinar. |
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Dramaturgias de acesso: processos de criação frente aos processos de fruiçãoDramaturgies of access: creation processes dealing with fruition processesTeatro brasileiroDramaturgia contemporâneaProcessos de criaçãoProcessos de fruiçãoDramaturgia de cenaCreation processesFruition processesDramaturgy of sceneContemporary theatreNo panorama das pesquisas que relacionam criação à fruição nas artes se insere esse projeto de pesquisa, que entrelaça as três etapas - processos de criação, realização cênica e processos de fruição - a partir de análise de aspectos que geram e constituem a dramaturgia de cena. A dramaturgia de cena entendida como eixo a partir do qual depreender análises de etapas anteriores (processos de criação) e consecutivas (fruição). Pretende-se ter essa questão como norteadora das investigações: como o percurso de criação, em conjunto com os modos de realizar cena, estabelecem limites e produzem possibilidades para a relação triádica criação-obra-fruição? Para tal, desenvolve-se essa questão a partir da análise de A pior banda do mundo e Solos Impossíveis (Cia dos Outros - SP); Nada – para Manoel de Barros e Nada se move (Coletivo Irmãos Guimarães e outros colaboradores – DF/RJ). Servem como materiais de suporte às análises: memórias da pesquisadora e dos criadores, entrevistas (com integrantes dos grupos), assistência de registros em vídeo e de apresentações públicas, materiais usados para divulgação e mediação das peças, anotações; além de dados provenientes da experiência profissional da pesquisadora, e bibliografia indisciplinar.Into the panorama of researches in arts that relate creation till fruition is localized this research, which also interweaves three steps - creation, scenic realization and fruition - from analysis of aspects that generate and develop the dramaturgy of scene. The dramaturgy understood as axis from where inferred some analysis of previous steps (creation process) and consecutives (fruition). And intendind have this issue as a guide to the research: how the creation processes, together with the ways of performing scene, could set limits and produce possibilities for the relationship triadic creation-dramaturgy-fruition? Finally, this issue is developed from the analysis of the dramas A pior banda do mundo and Solos Impossíveis (Cia dos Outros - SP); Nada - para Manoel de Barros and Nada se move (Coletivo Irmãos Guimarães and other collaborators - DF / RJ). They serve as important points for analyzes of support materials: the memories of the authoress, the memories of the arstists at the creation process and after, during the fruition processes; interviews (with members of the groups), videos records for the dramas' assistance and the assistence to the public presentations, materials used for comunication at social medias as well to direct mediation, some notes; as well as data from the professional experience of the researcher, and indisciplinary bibliography.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cintra, Wagner Francisco Araújo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sasso, Natália Nolli [UNESP]2016-08-02T12:31:23Z2016-08-02T12:31:23Z2016-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14197900087232633004013063P47084911919338652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:16:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:09:01.252714Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No panorama das pesquisas que relacionam criação à fruição nas artes se insere esse projeto de pesquisa, que entrelaça as três etapas - processos de criação, realização cênica e processos de fruição - a partir de análise de aspectos que geram e constituem a dramaturgia de cena. A dramaturgia de cena entendida como eixo a partir do qual depreender análises de etapas anteriores (processos de criação) e consecutivas (fruição). Pretende-se ter essa questão como norteadora das investigações: como o percurso de criação, em conjunto com os modos de realizar cena, estabelecem limites e produzem possibilidades para a relação triádica criação-obra-fruição? Para tal, desenvolve-se essa questão a partir da análise de A pior banda do mundo e Solos Impossíveis (Cia dos Outros - SP); Nada – para Manoel de Barros e Nada se move (Coletivo Irmãos Guimarães e outros colaboradores – DF/RJ). Servem como materiais de suporte às análises: memórias da pesquisadora e dos criadores, entrevistas (com integrantes dos grupos), assistência de registros em vídeo e de apresentações públicas, materiais usados para divulgação e mediação das peças, anotações; além de dados provenientes da experiência profissional da pesquisadora, e bibliografia indisciplinar. |
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