Núcleo opinião UNESP: um espaço de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boteon, Terezinha de Jesus [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP], Ribeiro, Luiz Augusto Teixeira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143519
Resumo: Introdução: A opinião pública como uma instância reguladora da política e da sociedade deve ser compreendida e socializada entre os locutores e interlocutores possibilitando a ampliação das vozes dos sujeitos sociais. No Brasil, o processo de democratização das pesquisas de opinião iniciou-se nos anos 70 e, a partir daí, as pesquisas têm se consolidado, cada vez mais, como indicativo da evolução das preferências, demandas e sentimentos dos públicos a respeito de uma enorme variedade de assuntos. É por meio dessas que o cidadão pode manifestar-se sobre: a política governamental e econômica, do potencial eleitoral dos diferentes partidos, da agenda política corrente da sociedade, da credibilidade nas instituições e no próprio governo, das ações da mídia, das redes informacionais e das grandes organizações públicas e privadas. O Núcleo de Pesquisa Opinião Unesp, da FAAC-UNESP tem como Objetivos: gerenciar o conhecimento sobre pesquisas de opinião, promover intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos, institutos comerciais e centros de pesquisas de opinião, estimular o desenvolvimento do estudo da opinião pública, reunir e comparar resultados e facilitar o acesso às pesquisas de opinião aos públicos interessados. É um campo propício para desenvolver ferramentas facilitadoras das práticas de comunicação e contribui para o conhecimento das realidades sociais e para o aprimoramento da prática democrática. Métodos: Conta com uma estrutura para captação, organização e sistematização de informações a respeito de variados contextos - econômico, político e social podendo disponibilizá-las, desenvolve serviços de pesquisas de opinião, de mercado, mídia e socioeconômicas à comunidade externa e para outras universidades, mediante convênios, parcerias ou prestação de serviços, atende a comunidade unespiana no que se refere a pesquisa de opinião, divulga informações decorrentes de projetos e eventos científicos e dos resultados de pesquisas de opinião com o público interno, permite aos alunos a oportunidade de vivenciar a experimentação e execução de pesquisas qualitativas e quantitativas, sistematiza e dá acesso público às consultas e pesquisas de opinião sobre comportamentos, atitudes, demandas, pretendendo constituir uma rede de intercâmbio de dados. Resultados: Os trabalhos desenvolvidos no Opinião Unesp (pesquisas, extensão, banco de dados, grupo de estudo) têm contribuído para o conhecimento das realidades sociais e para o aprimoramento da prática democrática possibilitando pensar a Universidade como uma comunidade organizada buscando a igualdade intrínseca das opiniões, confrontando-as numericamente e possibilitando avaliações de diferentes movimentos e sujeitos da esfera política mediante pesquisas de opinião.
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