A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scucuglia, Fábio [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204936
Resumo: A presente tese tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica na montagem de obras mistas. Além do ponto de vista técnico (através do qual elencam-se e qualificam-se os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros), são abordados elementos semióticos da performance musical, a fim de delimitar o circuito da comunicação musical e emancipar o responsável pela difusão eletroacústica ao patamar do intérprete tradicional. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pela informação musical no circuito da fala musical, refletindo sobre a potencial carga semântica de seus signos pelos diferentes atores envolvidos. Reflexões acerca dos contatos possíveis entre compositores e intérpretes são conduzidas, a fim de determinar os diferentes graus de criação artística possíveis. Nesse sentido, estabelece-se a escritura musical como processo criativo, podendo, inclusive, ser aplicada aos processos das escolhas interpretativas. Auxiliando no aprofundamento do tema, que coaduna elementos semióticos da linguagem musical a elementos técnicos da produção eletroacústica, analisam-se os percursos eletrônicos possíveis do sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação. Concluindo a reflexão sobre a práxis da música eletroacústica mista, o presente trabalho conta, ainda, com uma composição musical que dialoga com os temas propostos.
id UNSP_5a1e13b4bbf55eb74b54fc34e6e19592
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204936
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mistaL'Interprétation électroacoustique: réflexions sur le rôle de l'interprète de diffusion dans les musiques mixtesThe electroacoustic interpretation: reflections on the role of the diffusion interpreter on mixed musicComposição eletroacústicaSemiótica musicalInterpretação musicalInstrumentação musicalA presente tese tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica na montagem de obras mistas. Além do ponto de vista técnico (através do qual elencam-se e qualificam-se os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros), são abordados elementos semióticos da performance musical, a fim de delimitar o circuito da comunicação musical e emancipar o responsável pela difusão eletroacústica ao patamar do intérprete tradicional. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pela informação musical no circuito da fala musical, refletindo sobre a potencial carga semântica de seus signos pelos diferentes atores envolvidos. Reflexões acerca dos contatos possíveis entre compositores e intérpretes são conduzidas, a fim de determinar os diferentes graus de criação artística possíveis. Nesse sentido, estabelece-se a escritura musical como processo criativo, podendo, inclusive, ser aplicada aos processos das escolhas interpretativas. Auxiliando no aprofundamento do tema, que coaduna elementos semióticos da linguagem musical a elementos técnicos da produção eletroacústica, analisam-se os percursos eletrônicos possíveis do sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação. Concluindo a reflexão sobre a práxis da música eletroacústica mista, o presente trabalho conta, ainda, com uma composição musical que dialoga com os temas propostos.This thesis aims to discuss the role of the interpreter of electroacoustic music in the assembly of mixed works. In addition to the technical point of view (through which the necessary instruments for the capture, treatment and diffusion of sound objects are listed and qualified), semiotic elements of musical performance are addressed, in order to delimit the circuit of musical communication and emancipate the musician responsible for electroacoustic diffusion to the level of the traditional performer. For this, the mapping of the path taken by musical information in the circuit of musical communication was used, reflecting on the potential semantic load of their signs by the different agents involved. Reflections on the possible contacts between composers and performers are conducted in order to determine possible different degrees of artistic creation. In this sense, musical scripture is established as a creative process, which can even be applied to the interpretative choices. Aiding in deepening the theme, which combines semiotic elements of musical language with technical elements of electroacoustic production, the possible electronic pathways of the audio signal (which may be of an acoustic, electrical, electronic or digital nature) are analyzed during a situation of mixed music concert, and there is also a discussion about hypothetical situations and the choices involved in the interpretation. Concluding the reflection on the praxis of mixed electroacoustic music, the present work also includes a musical composition that dialogues with the proposed themes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)00.889.834/0001-08Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonis, Maurício Funcia De [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scucuglia, Fábio [UNESP]2021-06-11T22:13:38Z2021-06-11T22:13:38Z2021-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20493633004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:21:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:25.003398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
L'Interprétation électroacoustique: réflexions sur le rôle de l'interprète de diffusion dans les musiques mixtes
The electroacoustic interpretation: reflections on the role of the diffusion interpreter on mixed music
title A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
spellingShingle A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
Scucuglia, Fábio [UNESP]
Composição eletroacústica
Semiótica musical
Interpretação musical
Instrumentação musical
title_short A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
title_full A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
title_fullStr A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
title_full_unstemmed A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
title_sort A interpretação eletroacústica: reflexões sobre o papel do intérprete de difusão na música mista
author Scucuglia, Fábio [UNESP]
author_facet Scucuglia, Fábio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonis, Maurício Funcia De [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Scucuglia, Fábio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Composição eletroacústica
Semiótica musical
Interpretação musical
Instrumentação musical
topic Composição eletroacústica
Semiótica musical
Interpretação musical
Instrumentação musical
description A presente tese tem por objetivo discutir o papel do intérprete de música eletroacústica na montagem de obras mistas. Além do ponto de vista técnico (através do qual elencam-se e qualificam-se os instrumentos necessários para a captação, o tratamento e a difusão de objetos sonoros), são abordados elementos semióticos da performance musical, a fim de delimitar o circuito da comunicação musical e emancipar o responsável pela difusão eletroacústica ao patamar do intérprete tradicional. Para isso, recorreu-se ao mapeamento do caminho percorrido pela informação musical no circuito da fala musical, refletindo sobre a potencial carga semântica de seus signos pelos diferentes atores envolvidos. Reflexões acerca dos contatos possíveis entre compositores e intérpretes são conduzidas, a fim de determinar os diferentes graus de criação artística possíveis. Nesse sentido, estabelece-se a escritura musical como processo criativo, podendo, inclusive, ser aplicada aos processos das escolhas interpretativas. Auxiliando no aprofundamento do tema, que coaduna elementos semióticos da linguagem musical a elementos técnicos da produção eletroacústica, analisam-se os percursos eletrônicos possíveis do sinal de áudio (que pode ser de natureza acústica, elétrica, eletrônica ou digital) durante uma situação de concerto de música mista, realizando-se também uma discussão sobre situações hipotéticas e as escolhas envolvidas na interpretação. Concluindo a reflexão sobre a práxis da música eletroacústica mista, o presente trabalho conta, ainda, com uma composição musical que dialoga com os temas propostos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11T22:13:38Z
2021-06-11T22:13:38Z
2021-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204936
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/204936
identifier_str_mv 33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129476492525568