(Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreu, Thiago Miguel [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99173
Resumo: O discurso realista maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, tornase um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. O único enfrentamento seria com a própria história tida, até o momento, como hegemônica, característica que encontra na diegese, condições para proliferar a ideologia americanista, relacionada à formação da identidade no discurso literário hispano-americano, que está no cerne das discussões a respeito do subgênero. A partir da constatação de tais mecanismos narrativos típicos do realismo maravilhoso, propomos avançar para o campo analítico pragmático e fenomenológico, tendo como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1949), William Spindler (1993) e David Roas (2001), aplicados na estrutura da narrativa do romance carpentieriano Concierto barroco, de 1974. Para nossa pesquisa, temos como objetivo analisar quais seriam os mecanismos textuais que instauram o subgênero realismo maravilhoso na narrativa do romance supracitado os quais, possivelmente, se articulam, em um segundo momento, com conceitos como a história e a ideologia. Estruturamos o primeiro capítulo da dissertação, como uma averiguação teórica do subgênero, perpassando questões como o realismo maravilhoso e a mimese literária, suas correlações com o surrealismo, e com o mágico sui generis, como também suas feições linguística, pragmática e ideológica. Isto feito, avançamos para a análise do romance, detendo-nos em cinco aspectos básicos de estruturação – fabricação de efeito de encantamento na narrativa (CHIAMPI), ausência de hesitação, cronologia e espaço diegéticos não-lineares, expressão linguística do subgênero e história como articulador textual
id UNSP_5ab5f9512f7cba0018bde5c87793be91
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99173
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto BarrocoCarpentier, Alejo, 1904-1980. Concierto barroco - Crítica e interpretaçãoLiteratura fantasticaLiteratura hispánicaO discurso realista maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, tornase um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. O único enfrentamento seria com a própria história tida, até o momento, como hegemônica, característica que encontra na diegese, condições para proliferar a ideologia americanista, relacionada à formação da identidade no discurso literário hispano-americano, que está no cerne das discussões a respeito do subgênero. A partir da constatação de tais mecanismos narrativos típicos do realismo maravilhoso, propomos avançar para o campo analítico pragmático e fenomenológico, tendo como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1949), William Spindler (1993) e David Roas (2001), aplicados na estrutura da narrativa do romance carpentieriano Concierto barroco, de 1974. Para nossa pesquisa, temos como objetivo analisar quais seriam os mecanismos textuais que instauram o subgênero realismo maravilhoso na narrativa do romance supracitado os quais, possivelmente, se articulam, em um segundo momento, com conceitos como a história e a ideologia. Estruturamos o primeiro capítulo da dissertação, como uma averiguação teórica do subgênero, perpassando questões como o realismo maravilhoso e a mimese literária, suas correlações com o surrealismo, e com o mágico sui generis, como também suas feições linguística, pragmática e ideológica. Isto feito, avançamos para a análise do romance, detendo-nos em cinco aspectos básicos de estruturação – fabricação de efeito de encantamento na narrativa (CHIAMPI), ausência de hesitação, cronologia e espaço diegéticos não-lineares, expressão linguística do subgênero e história como articulador textualEl discurso realista maravilloso, por no presentar la disyunción entre lo natural y lo sobrenatural, se convierte en un espacio de convergencia y discusión de los hechos que conocemos sobre América, dando lugar a la transgresión de lo real, sin irrupción. La confrontación sólo se hace con la historia hegemónica: una característica que encuentra en la diégesis, condiciones para proliferar la ideología americana, relacionada con la formación de la identidad en el discurso literario hispanoamericano, que está en el centro de los debates sobre el subgénero. Basados en la observación de estos mecanismos, típicos del realismo maravilloso, nos proponemos a avanzar al campo analítico, pragmático y fenomenológico, en particular, con los estudios de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1949), William Spindler (1993) y David Roas (2001), aplicándolos en la narrativa de la novela carpentieriana Concierto barroco, de 1974. Para nuestra investigación, proponemos como objetivo analizar cuáles son los mecanismos textuales que establecen el subgénero realismo maravilloso en la narrativa de dicha novela que, posiblemente se relacionan a los conceptos de historia e ideología americana. Estructuramos el primer capítulo de la disertación, como una investigación teórica sobre el subgénero, los temas que abarca, como el realismo y la mimesis literaria, su correlación con el surrealismo y lo mágico sui generis, así como sus características lingüísticas e ideológicas. Pasamos, en seguida, al análisis de Concierto barroco, centralizado en cinco aspectos básicos de la estructura: el efecto de encantamiento narrativo (CHIAMPI), la ausencia de hesitación por parte del narrador y de los personajes, la cronología y el espacio diegéticos no lineales, la expresión lingüística del subgénero y la historia como articulador textualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camarani, Ana Luiza Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andreu, Thiago Miguel [UNESP]2014-06-11T19:29:50Z2014-06-11T19:29:50Z2012-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 f. : il.application/pdfANDREU, Thiago Miguel. (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco. 2012. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/99173000684256andreu_tm_me_arafcl.pdf33004030016P02894307430408853Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:27:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99173Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:58:55.747065Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
title (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
spellingShingle (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
Andreu, Thiago Miguel [UNESP]
Carpentier, Alejo, 1904-1980. Concierto barroco - Crítica e interpretação
Literatura fantastica
Literatura hispánica
title_short (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
title_full (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
title_fullStr (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
title_full_unstemmed (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
title_sort (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco
author Andreu, Thiago Miguel [UNESP]
author_facet Andreu, Thiago Miguel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camarani, Ana Luiza Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreu, Thiago Miguel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Carpentier, Alejo, 1904-1980. Concierto barroco - Crítica e interpretação
Literatura fantastica
Literatura hispánica
topic Carpentier, Alejo, 1904-1980. Concierto barroco - Crítica e interpretação
Literatura fantastica
Literatura hispánica
description O discurso realista maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, tornase um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. O único enfrentamento seria com a própria história tida, até o momento, como hegemônica, característica que encontra na diegese, condições para proliferar a ideologia americanista, relacionada à formação da identidade no discurso literário hispano-americano, que está no cerne das discussões a respeito do subgênero. A partir da constatação de tais mecanismos narrativos típicos do realismo maravilhoso, propomos avançar para o campo analítico pragmático e fenomenológico, tendo como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1949), William Spindler (1993) e David Roas (2001), aplicados na estrutura da narrativa do romance carpentieriano Concierto barroco, de 1974. Para nossa pesquisa, temos como objetivo analisar quais seriam os mecanismos textuais que instauram o subgênero realismo maravilhoso na narrativa do romance supracitado os quais, possivelmente, se articulam, em um segundo momento, com conceitos como a história e a ideologia. Estruturamos o primeiro capítulo da dissertação, como uma averiguação teórica do subgênero, perpassando questões como o realismo maravilhoso e a mimese literária, suas correlações com o surrealismo, e com o mágico sui generis, como também suas feições linguística, pragmática e ideológica. Isto feito, avançamos para a análise do romance, detendo-nos em cinco aspectos básicos de estruturação – fabricação de efeito de encantamento na narrativa (CHIAMPI), ausência de hesitação, cronologia e espaço diegéticos não-lineares, expressão linguística do subgênero e história como articulador textual
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-10
2014-06-11T19:29:50Z
2014-06-11T19:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDREU, Thiago Miguel. (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco. 2012. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/99173
000684256
andreu_tm_me_arafcl.pdf
33004030016P0
2894307430408853
identifier_str_mv ANDREU, Thiago Miguel. (Des)concerto: o realismo maravilhoso em Concierto Barroco. 2012. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000684256
andreu_tm_me_arafcl.pdf
33004030016P0
2894307430408853
url http://hdl.handle.net/11449/99173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129270773448704