Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Camargo [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144267
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR), cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente nesta pesquisa está dividida em duas etapas que se completam em seu fechamento: a primeira etapa – volta-se para o exercício de coleta e pesquisa de campo, o processo de catalogação, orientação e seleção temática a partir da persistência do tema como algo externo a rotina cotidiana, mas permanente no acervo como uma tradição religiosa destes núcleos familiais. A segunda etapa do estudo, estabelece a construção das relações produtoras do tema “Fotografias de Aparecida”. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP). A pesquisa é balizada em sua temporalidade a partir da concepção das fotografias enquanto uma mercadoria de lembrança ou ex-voto explorada economicamente pelos fotógrafos ambulantes nos marcos de concentração de romeiros, especificamente as poses produzidas na Praça Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, propomos um recorte temporal que abarque os períodos áureos desta prática entre as décadas de 1940 a 1980. Logo, a pesquisa se volta para compor através da análise das entrevistas com os fotógrafos da Praça, proprietários das imagens e as fotografias, uma rede produtora de uma memória sobre o espaço sagrado presente no imaginário religioso popular.
id UNSP_5b11e437ad94cd845ff9ece8033be15d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980Square images: The production and use of certification photographs as souvenir and votive offerings by devotee travelers in Aparecida, São Paulo between the years of 1940 and 1980FotografiaFotógrafosDevoçãoNossa Senhora AparecidaPhotographyPhotographersDevotionOur Lady of AparecidaEste trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR), cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente nesta pesquisa está dividida em duas etapas que se completam em seu fechamento: a primeira etapa – volta-se para o exercício de coleta e pesquisa de campo, o processo de catalogação, orientação e seleção temática a partir da persistência do tema como algo externo a rotina cotidiana, mas permanente no acervo como uma tradição religiosa destes núcleos familiais. A segunda etapa do estudo, estabelece a construção das relações produtoras do tema “Fotografias de Aparecida”. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP). A pesquisa é balizada em sua temporalidade a partir da concepção das fotografias enquanto uma mercadoria de lembrança ou ex-voto explorada economicamente pelos fotógrafos ambulantes nos marcos de concentração de romeiros, especificamente as poses produzidas na Praça Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, propomos um recorte temporal que abarque os períodos áureos desta prática entre as décadas de 1940 a 1980. Logo, a pesquisa se volta para compor através da análise das entrevistas com os fotógrafos da Praça, proprietários das imagens e as fotografias, uma rede produtora de uma memória sobre o espaço sagrado presente no imaginário religioso popular.This study aims to analyze a set of photographs collected from the collections of families who are residents in the northern region in the city of Londrina, in Paraná; which theme refers to poses depicted at the “Santuário Nacional de Aparecida” in the city of São Paulo (National Sanctuary of Aparecida) between the years of 1940 and 1980. The analysis presented in this research is divided into two stages that complete each other in their closure: in the first stage the research turns to the collection and field search, the cataloging process, orientation and thematic selection from the persistence of the theme as something outside the everyday routine, however, permanent to the collection as a religious tradition of these family groups. In the second stage of the research establishes the development of producing relationships in regards of “Fotografias de Aparecida” (Photografs from Aparecida). Bounded by a historical approach that aims to examine both the networks and the individuals responsible for the construction, and maintenance of the photographic look over the faith space at the Sanctuary of Aparecida in the city of São Paulo. The research is highlighted in its temporality from the concept of photographs as souvenir merchandise or votive economically exploited by itinerant photographers in devotees travelers landmark concentrations, specifically the poses produced at “Praça Nossa Senhora Aparecida” (Our Lady of Aparecida Square). Therefore, we propose a time frame encompassing the golden periods from this practice between the 1940s and the 1980s. Thus, the search turns to compose through the analysis of interviews with Square photographers, owners of images and photographs, and a network which produces memory of the sacred space in this popular religious imagery.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Carlos Alberto Sampaio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, André Camargo [UNESP]2016-10-03T12:39:51Z2016-10-03T12:39:51Z2016-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14426700087345033004048018P55158189443784737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:20:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:00:35.643607Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
Square images: The production and use of certification photographs as souvenir and votive offerings by devotee travelers in Aparecida, São Paulo between the years of 1940 and 1980
title Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
spellingShingle Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
Lopes, André Camargo [UNESP]
Fotografia
Fotógrafos
Devoção
Nossa Senhora Aparecida
Photography
Photographers
Devotion
Our Lady of Aparecida
title_short Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
title_full Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
title_fullStr Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
title_full_unstemmed Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
title_sort Imagens da praça: a produção e os usos das fotografias de atestação como souvenir e ex-votos por romeiros em Aparecida - SP entre os anos de 1940 a 1980
author Lopes, André Camargo [UNESP]
author_facet Lopes, André Camargo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Carlos Alberto Sampaio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, André Camargo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fotógrafos
Devoção
Nossa Senhora Aparecida
Photography
Photographers
Devotion
Our Lady of Aparecida
topic Fotografia
Fotógrafos
Devoção
Nossa Senhora Aparecida
Photography
Photographers
Devotion
Our Lady of Aparecida
description Este trabalho se propõe a analisar um conjunto de imagens fotográficas coletadas em acervos de famílias de moradores da região norte do Município de Londrina (PR), cujo tema remete as poses retratadas no Santuário Nacional de Aparecida (SP) entre os anos de 1940 e 1980. A análise presente nesta pesquisa está dividida em duas etapas que se completam em seu fechamento: a primeira etapa – volta-se para o exercício de coleta e pesquisa de campo, o processo de catalogação, orientação e seleção temática a partir da persistência do tema como algo externo a rotina cotidiana, mas permanente no acervo como uma tradição religiosa destes núcleos familiais. A segunda etapa do estudo, estabelece a construção das relações produtoras do tema “Fotografias de Aparecida”. Delimitada em um recorte histórico que objetiva examinar tanto as redes como os indivíduos responsáveis pela construção e manutenção do olhar fotográfico sobre os espaços de fé no Santuário de Aparecida (SP). A pesquisa é balizada em sua temporalidade a partir da concepção das fotografias enquanto uma mercadoria de lembrança ou ex-voto explorada economicamente pelos fotógrafos ambulantes nos marcos de concentração de romeiros, especificamente as poses produzidas na Praça Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, propomos um recorte temporal que abarque os períodos áureos desta prática entre as décadas de 1940 a 1980. Logo, a pesquisa se volta para compor através da análise das entrevistas com os fotógrafos da Praça, proprietários das imagens e as fotografias, uma rede produtora de uma memória sobre o espaço sagrado presente no imaginário religioso popular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-03T12:39:51Z
2016-10-03T12:39:51Z
2016-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144267
000873450
33004048018P5
5158189443784737
url http://hdl.handle.net/11449/144267
identifier_str_mv 000873450
33004048018P5
5158189443784737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128303786098688