A literatura no livro didático Español !Entérate! (2009)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/149812 |
Resumo: | Esta dissertação investigou como os textos literários foram explorados na coleção didática Español ¡Entérate! (2009), a primeira coleção destinada ao EF II para o ensino da Língua Espanhola, juntamente com a Saludos (2009). As duas edições foram aprovadas pelo primeiro exame do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Língua Estrangeira (LE), ocorrido em 2011, o qual avaliou várias coleções de língua inglesa e espanhola para distribuição nas redes públicas de ensino. A coleção Español ¡Entérate! foi eleita em nosso estudo, por ter sido adotada nas escolas públicas e Centro de Estudos de Línguas (CEL) do estado de São Paulo. Em nossa análise utilizamos como abordagem teórico-metodológica os conceitos de alteridade e dialogia, oriundos do Círculo de Bakhtin. Por meio deles, analisamos se a forma de edição dos textos literários, nos quatro livros dessa coleção didática, preserva a estrutura do discurso literário e se os exercícios formulados a partir de tais textos privilegiam também esta característica, bem como se a configuração deles permite uma relação de diálogo entre o aluno e os textos. Essas indagações foram feitas por acreditarmos que o dialogismo e a alteridade, presentes no discurso literário, são aspectos fundamentais para o enriquecimento cultural do discente que está aprendendo uma nova língua. Dessa forma, o processo histórico sobre a constituição de programas educacionais, como o PNLD, sobre a elaboração de diretrizes, como aquelas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Currículo do estado de São Paulo, assim como a tentativa de inserção da língua espanhola em nosso país, foram fatores que incorporamos às discussões, para que, sob a perspectiva dos mecanismos macros da área da educação, pudéssemos compreender os desdobramentos dos mecanismos micros, como o livro didático, que é, de alguma forma, um produto da inter-relação desses mecanismos. Portanto, a literatura, tida como um bem indispensável e patrimônio cultural de qualquer nacionalidade, precisa e deve ter a sua configuração estudada nos livros didáticos, pois ela faz parte dos conteúdos editados nesses materiais. |
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A literatura no livro didático Español !Entérate! (2009)Literature in the textbook Español !Entérate! (2009)LiteraturaLivro didáticoELEAlteridadeDialogiaLiteratureTextbookOthernessDialogicalEsta dissertação investigou como os textos literários foram explorados na coleção didática Español ¡Entérate! (2009), a primeira coleção destinada ao EF II para o ensino da Língua Espanhola, juntamente com a Saludos (2009). As duas edições foram aprovadas pelo primeiro exame do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Língua Estrangeira (LE), ocorrido em 2011, o qual avaliou várias coleções de língua inglesa e espanhola para distribuição nas redes públicas de ensino. A coleção Español ¡Entérate! foi eleita em nosso estudo, por ter sido adotada nas escolas públicas e Centro de Estudos de Línguas (CEL) do estado de São Paulo. Em nossa análise utilizamos como abordagem teórico-metodológica os conceitos de alteridade e dialogia, oriundos do Círculo de Bakhtin. Por meio deles, analisamos se a forma de edição dos textos literários, nos quatro livros dessa coleção didática, preserva a estrutura do discurso literário e se os exercícios formulados a partir de tais textos privilegiam também esta característica, bem como se a configuração deles permite uma relação de diálogo entre o aluno e os textos. Essas indagações foram feitas por acreditarmos que o dialogismo e a alteridade, presentes no discurso literário, são aspectos fundamentais para o enriquecimento cultural do discente que está aprendendo uma nova língua. Dessa forma, o processo histórico sobre a constituição de programas educacionais, como o PNLD, sobre a elaboração de diretrizes, como aquelas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e do Currículo do estado de São Paulo, assim como a tentativa de inserção da língua espanhola em nosso país, foram fatores que incorporamos às discussões, para que, sob a perspectiva dos mecanismos macros da área da educação, pudéssemos compreender os desdobramentos dos mecanismos micros, como o livro didático, que é, de alguma forma, um produto da inter-relação desses mecanismos. Portanto, a literatura, tida como um bem indispensável e patrimônio cultural de qualquer nacionalidade, precisa e deve ter a sua configuração estudada nos livros didáticos, pois ela faz parte dos conteúdos editados nesses materiais.This thesis was carried out to analyze how the literary texts were explored in the didactic collection Español ¡Entérate! (2009), the first collection used in Middle School for the teaching of Spanish, together with the collection Saludos (2009). The two collections was approved by the first exam of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) of Spanish, which took place in 2011, which evaluated several collections of English and Spanish languages for distribution in public schools. The collection Español ¡Entérate! was chosen in our study for it was adopted in the public schools and language studies centers (Centro de Estudos de Línguas, CEL) of the state of São Paulo. The methodological approach are the concepts of alterity and dialogism proposed by the Bakhtin Circle. By means of them we analyze whether the form of editing the literary texts in all the four books of this didactic collection preserves the structure of the literary discourse, and if the worksheets proposed for such texts also privileges this characteristic, as well, if the configuration of these exercises allows a dialogue between the student and the texts. These questions were asked because we believe that the concepts of dialogism and alterity present in the literary discourse are fundamental for the student to broaden his horizons while learning a new language. The historical process on the constitution of educational programs, such as those PNLD, the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) and the Curriculum of the state of São Paulo, as well as the attempt to insert the teaching of Spanish language in this curriculum were factors that we incorporate in this study, so that, from the perspective of the macro mechanisms of the education area, we could understand the unfolding of the micro mechanisms, such as the configuration of the textbook (LD), which is in some way a product of the interrelationship of this structure. Therefore, literature, considered as precious, and a cultural patrimony of any nationality, needs and must be studied in textbooks, as it is part of the contents edited in them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Osorio, Ester Myriam Rojas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viana, Vanessa Pansani [UNESP]2017-03-21T14:45:01Z2017-03-21T14:45:01Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14981200088238033004048019P12592726944295745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:58:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149812Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:46:43.787327Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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