Identidade do Eu e normatividade social em Habermas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93172 |
Resumo: | A pesquisa tem como propósito analisar a acepção habermasiana do eu como sujeito cognoscitivo, linguístico e intersubjetivo, parcialmente determinado pela objetividade do mundo, e também as possibilidades e características estabelecidas por Habermas no processo interativo constituinte desse eu, de modo a serem sustentadas relações recíprocas entre identidade do eu e sociedade. O sujeito epistêmico, ao se confrontar com o mundo, estabelece trocas intersubjetivas mediadas pela linguagem, características das relações sociais, as quais gradativamente constituem a normatividade social como identidade coletiva. O problema que se colocou teve como núcleo a relação entre sujeito, linguagem e intersubjetividade, derivando desse núcleo o questionamento básico em torno do qual a pesquisa foi desenvolvida: até que ponto o homem que conhece o mundo interpreta-o dentro de suas limitações, se relaciona com ele e julga seus fenômenos, tem sua identidade determinada pela comunidade, cuja identidade coletiva é mediatizada por convicções oriundas tanto de processos discursivos questionadores da objetividade constante no mundo da vida, quanto de tradições doutrinárias inquestionáveis também constituintes desse mundo? Se a identidade depende de um processo de aprendizagem e interação social, qual a possibilidade de relacioná-la ao conceito de autonomia em seus dois âmbitos (público e privado)? E em que medida se sustenta a razão comunicativa entre normatividade e identidade (do eu e coletiva)? |
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Identidade do Eu e normatividade social em HabermasHabermas, Jurgen, 1929-IntersubjetividadeSelf (Filosofia)A pesquisa tem como propósito analisar a acepção habermasiana do eu como sujeito cognoscitivo, linguístico e intersubjetivo, parcialmente determinado pela objetividade do mundo, e também as possibilidades e características estabelecidas por Habermas no processo interativo constituinte desse eu, de modo a serem sustentadas relações recíprocas entre identidade do eu e sociedade. O sujeito epistêmico, ao se confrontar com o mundo, estabelece trocas intersubjetivas mediadas pela linguagem, características das relações sociais, as quais gradativamente constituem a normatividade social como identidade coletiva. O problema que se colocou teve como núcleo a relação entre sujeito, linguagem e intersubjetividade, derivando desse núcleo o questionamento básico em torno do qual a pesquisa foi desenvolvida: até que ponto o homem que conhece o mundo interpreta-o dentro de suas limitações, se relaciona com ele e julga seus fenômenos, tem sua identidade determinada pela comunidade, cuja identidade coletiva é mediatizada por convicções oriundas tanto de processos discursivos questionadores da objetividade constante no mundo da vida, quanto de tradições doutrinárias inquestionáveis também constituintes desse mundo? Se a identidade depende de um processo de aprendizagem e interação social, qual a possibilidade de relacioná-la ao conceito de autonomia em seus dois âmbitos (público e privado)? E em que medida se sustenta a razão comunicativa entre normatividade e identidade (do eu e coletiva)?The research aims to analyze the Habermasian sense of self as subject cognitive, linguistic and intersubjective, partially determined by the objectivity of the world, and also the possibilities and characteristics established by Habermas in the interactive process of constituent self, in order to be sustained reciprocal relations between identity of self and society. The epistemic subject to confront the world establishing intersubjective exchanges mediated by language, characteristics of social relations, which are gradually normalizing social and collective identity. The problem to put together was a core about the relationship between subject, language and intersubjectivity, deriving this questioning basic core around which the research was developed: the extent to which the man that knows the world interprets it within its limitations, it relates to judges and its phenomena, has its identity determined by the community, whose collective identity is mediated by both convictions arising discursive processes of constant questioning of objectivity in the world of life and traditions of doctrinal unquestionable also constituents of this world? If the identity is a process of learning and social interaction, where the possibility of relating it to the concept of autonomy in their two areas (public and private)? And as time goes by is sustained communicative reason between normativity and identity (of self and collective)?Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Clélia Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moreira Filho, Luís César Alves [UNESP]2014-06-11T19:26:20Z2014-06-11T19:26:20Z2013-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.application/pdfMOREIRA FILHO, Luís César Alves. Identidade do Eu e normatividade social em Habermas. 2013. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/93172000736196000736196.pdf33004110041P16476649401093818Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T17:50:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:50:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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