Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silmara Rodrigues dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239053
Resumo: O complexo gengivite-estomatite-faringite felina, também chamado de estomatite plasmocítica, consiste em uma doença inflamatória de caráter crônico que acomete a cavidade oral dos gatos, causando lesões na mucosa oral. As lesões podem ser locais ou difusas, ulcerativas ou úlcero-proliferativas. É uma afecção frequente na clínica médica felina e o prognóstico é reservado. A etiologia ainda é desconhecida, porém sugere-se que seja multifatorial, relacionada com manejo, fatores genéticos, bactérias e certos vírus, como o calicivírus e retrovírus felinos, como FIV e FeLV. O tratamento é desafiador para os médicos veterinários devido ao desconhecimento da causa, além do fato de que os animais costumam ser refratários à terapia e com resultados variáveis. As abordagens terapêuticas propostas são baseadas em procedimentos clínicos, cirúrgicos ou a combinação de ambos. Contudo, é possível recidivas da doença e o tratamento visa manter a qualidade de vida do felino. O presente estudo revisou os principais aspectos do complexo gengivite-estomatite-faringite em felinos, com ênfase nos aspectos da etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnósticos e abordagens terapêuticas.
id UNSP_5b957c0a35dc9e8841af96bd7c96135c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239053
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográficaFeline gingivitis-stomatitis-pharyngitis complex: literature revisionInfecção oralGatosEstomatiteGengiviteO complexo gengivite-estomatite-faringite felina, também chamado de estomatite plasmocítica, consiste em uma doença inflamatória de caráter crônico que acomete a cavidade oral dos gatos, causando lesões na mucosa oral. As lesões podem ser locais ou difusas, ulcerativas ou úlcero-proliferativas. É uma afecção frequente na clínica médica felina e o prognóstico é reservado. A etiologia ainda é desconhecida, porém sugere-se que seja multifatorial, relacionada com manejo, fatores genéticos, bactérias e certos vírus, como o calicivírus e retrovírus felinos, como FIV e FeLV. O tratamento é desafiador para os médicos veterinários devido ao desconhecimento da causa, além do fato de que os animais costumam ser refratários à terapia e com resultados variáveis. As abordagens terapêuticas propostas são baseadas em procedimentos clínicos, cirúrgicos ou a combinação de ambos. Contudo, é possível recidivas da doença e o tratamento visa manter a qualidade de vida do felino. O presente estudo revisou os principais aspectos do complexo gengivite-estomatite-faringite em felinos, com ênfase nos aspectos da etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnósticos e abordagens terapêuticas.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Márcio, Garcia Ribeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Silmara Rodrigues dos2023-01-27T13:29:27Z2023-01-27T13:29:27Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:18:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239053Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:24:48.350014Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
Feline gingivitis-stomatitis-pharyngitis complex: literature revision
title Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
spellingShingle Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
Santos, Silmara Rodrigues dos
Infecção oral
Gatos
Estomatite
Gengivite
title_short Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
title_full Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
title_fullStr Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
title_sort Complexo gengivite-estomatite-faringite felina: revisão bibliográfica
author Santos, Silmara Rodrigues dos
author_facet Santos, Silmara Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Márcio, Garcia Ribeiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silmara Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infecção oral
Gatos
Estomatite
Gengivite
topic Infecção oral
Gatos
Estomatite
Gengivite
description O complexo gengivite-estomatite-faringite felina, também chamado de estomatite plasmocítica, consiste em uma doença inflamatória de caráter crônico que acomete a cavidade oral dos gatos, causando lesões na mucosa oral. As lesões podem ser locais ou difusas, ulcerativas ou úlcero-proliferativas. É uma afecção frequente na clínica médica felina e o prognóstico é reservado. A etiologia ainda é desconhecida, porém sugere-se que seja multifatorial, relacionada com manejo, fatores genéticos, bactérias e certos vírus, como o calicivírus e retrovírus felinos, como FIV e FeLV. O tratamento é desafiador para os médicos veterinários devido ao desconhecimento da causa, além do fato de que os animais costumam ser refratários à terapia e com resultados variáveis. As abordagens terapêuticas propostas são baseadas em procedimentos clínicos, cirúrgicos ou a combinação de ambos. Contudo, é possível recidivas da doença e o tratamento visa manter a qualidade de vida do felino. O presente estudo revisou os principais aspectos do complexo gengivite-estomatite-faringite em felinos, com ênfase nos aspectos da etiologia, patogenia, sinais clínicos, diagnósticos e abordagens terapêuticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-27T13:29:27Z
2023-01-27T13:29:27Z
2023-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239053
url http://hdl.handle.net/11449/239053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129198468890624