Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Stefanie Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238193
Resumo: As mídias sociais demonstraram ser de grande influência e importância ao longo da corrida eleitoral para presidente em 2018. As pesquisas realizadas sobre a utilização das mídias sociais acabaram por evidenciar a tendência cada vez maior da utilização destas para as atividades políticas, principalmente nos períodos eleitorais. Especificamente sobre a utilização das mídias sociais por Jair Bolsonaro, é demonstrado novas perspectivas sobre como essas plataformas agem e impactam a política nacional. Para além disso, o surgimento de uma nova vertente política ao redor do mundo, denominada direita alternativa ou nova direita traz à tona novas abordagens políticas e institucionais que questionam as instituições democráticas. Representado no Brasil por Jair Bolsonaro, a direita alternativa faz uso das mídias sociais para se autopromover. Visto isso, essa pesquisa de mestrado propõe analisar as publicações realizadas pelo então candidato Jair Bolsonaro durante o período eleitoral de 2018, relacionando as características da nova direita, juntamente com a imagem construída e o resultado do pleito, assim como compreender as funcionalidades e os impactos gerados pela utilização de mídias sociais nas eleições no Brasil.
id UNSP_5b9ce69600eb642287afa40c0c6e0c6d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238193
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018Use of the internet and social networks in presidential elections: analysis of the brazilian case in 2018eleiçõesredes sociaisnova direitapolíticademocraciaelectionssocial mediaalt-rightpolicydemocracyAs mídias sociais demonstraram ser de grande influência e importância ao longo da corrida eleitoral para presidente em 2018. As pesquisas realizadas sobre a utilização das mídias sociais acabaram por evidenciar a tendência cada vez maior da utilização destas para as atividades políticas, principalmente nos períodos eleitorais. Especificamente sobre a utilização das mídias sociais por Jair Bolsonaro, é demonstrado novas perspectivas sobre como essas plataformas agem e impactam a política nacional. Para além disso, o surgimento de uma nova vertente política ao redor do mundo, denominada direita alternativa ou nova direita traz à tona novas abordagens políticas e institucionais que questionam as instituições democráticas. Representado no Brasil por Jair Bolsonaro, a direita alternativa faz uso das mídias sociais para se autopromover. Visto isso, essa pesquisa de mestrado propõe analisar as publicações realizadas pelo então candidato Jair Bolsonaro durante o período eleitoral de 2018, relacionando as características da nova direita, juntamente com a imagem construída e o resultado do pleito, assim como compreender as funcionalidades e os impactos gerados pela utilização de mídias sociais nas eleições no Brasil.Social Media shows us that it has been a big influence and importance during the Brazil elections in 2018. Researches have done about how the politicians used Social Medias in elections periods indicate a new trend in our democracy. Specifically, how Jair Bolsonaro has used social media in Brazil, shows that we have news perspectives about how these platforms act and impact national policy. Additionally, the emergence of new policy aspects around the world, called neo-right or alt-right, bring news policies and institutional approaches that question the democratic institutions. Represented about Jair Bolsonaro, the alt-right in Brazil, has used social media with allies. As such, this master research has the objective to analyse the Jair Bolsonaro posts on Facebook, during the Brazil elections in 2018, relating with the image built and the elections result, as well as, understand the function and the impact produced by social media in Brazil elections.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freire, Stefanie Matos2022-12-14T18:17:12Z2022-12-14T18:17:12Z2022-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23819333004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T18:48:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:46.022194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
Use of the internet and social networks in presidential elections: analysis of the brazilian case in 2018
title Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
spellingShingle Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
Freire, Stefanie Matos
eleições
redes sociais
nova direita
política
democracia
elections
social media
alt-right
policy
democracy
title_short Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
title_full Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
title_fullStr Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
title_full_unstemmed Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
title_sort Utilização da internet e redes sociais nas eleições presidenciais: análise do caso brasileiro em 2018
author Freire, Stefanie Matos
author_facet Freire, Stefanie Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Stefanie Matos
dc.subject.por.fl_str_mv eleições
redes sociais
nova direita
política
democracia
elections
social media
alt-right
policy
democracy
topic eleições
redes sociais
nova direita
política
democracia
elections
social media
alt-right
policy
democracy
description As mídias sociais demonstraram ser de grande influência e importância ao longo da corrida eleitoral para presidente em 2018. As pesquisas realizadas sobre a utilização das mídias sociais acabaram por evidenciar a tendência cada vez maior da utilização destas para as atividades políticas, principalmente nos períodos eleitorais. Especificamente sobre a utilização das mídias sociais por Jair Bolsonaro, é demonstrado novas perspectivas sobre como essas plataformas agem e impactam a política nacional. Para além disso, o surgimento de uma nova vertente política ao redor do mundo, denominada direita alternativa ou nova direita traz à tona novas abordagens políticas e institucionais que questionam as instituições democráticas. Representado no Brasil por Jair Bolsonaro, a direita alternativa faz uso das mídias sociais para se autopromover. Visto isso, essa pesquisa de mestrado propõe analisar as publicações realizadas pelo então candidato Jair Bolsonaro durante o período eleitoral de 2018, relacionando as características da nova direita, juntamente com a imagem construída e o resultado do pleito, assim como compreender as funcionalidades e os impactos gerados pela utilização de mídias sociais nas eleições no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T18:17:12Z
2022-12-14T18:17:12Z
2022-10-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238193
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/238193
identifier_str_mv 33004030017P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129394721423360