Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Isabel [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/116051
Resumo: Este trabalho teve a intensão de identificar e refletir sobre os processos de desterritorialização e territorialização da Educação do Campo e das Escolas no/do Campo no contexto da luta pelo direito de uma educação pensada para e com os sujeitos do campo. A partir de um estudo detalhado do conflito entre estes dois processos na região sudoeste do Estado do Paraná. A presente obra utiliza os conceitos geográficos de territorialização e desterritorialização do lugar da educação básica no campo para marcar a ascensão de uma forma enquanto outra está em declínio, mostrando as contradições vividas pelas Escolas do Campo e da Educação do Campo enquanto movimentos. A dissertação também emprega os conceitos de território, espacialização, Estado e Políticas Públicas para examinar os processos. A década de 1990 foi marcada pelo grande número de escolas cessadas no Brasil, no Estado do Paraná, e também na região Sudoeste. É neste contexto, que nasce no seio dos movimentos sociais o Movimento por Uma Educação do Campo, justamente para desafiar a realidade posta pelo fechamento das escolas...
id UNSP_5bdb345b9498927ec14e4627040a157a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/116051
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do ParanáGeografiaEducação do campoGeografia políticaGeografia ruralGeographyEste trabalho teve a intensão de identificar e refletir sobre os processos de desterritorialização e territorialização da Educação do Campo e das Escolas no/do Campo no contexto da luta pelo direito de uma educação pensada para e com os sujeitos do campo. A partir de um estudo detalhado do conflito entre estes dois processos na região sudoeste do Estado do Paraná. A presente obra utiliza os conceitos geográficos de territorialização e desterritorialização do lugar da educação básica no campo para marcar a ascensão de uma forma enquanto outra está em declínio, mostrando as contradições vividas pelas Escolas do Campo e da Educação do Campo enquanto movimentos. A dissertação também emprega os conceitos de território, espacialização, Estado e Políticas Públicas para examinar os processos. A década de 1990 foi marcada pelo grande número de escolas cessadas no Brasil, no Estado do Paraná, e também na região Sudoeste. É neste contexto, que nasce no seio dos movimentos sociais o Movimento por Uma Educação do Campo, justamente para desafiar a realidade posta pelo fechamento das escolas...This thesis intends to identify and reflect on the processes of closing schools in the countryside at the same time that a struggle was underway to expand and revitalize the rural school system. This new system is known in Brazil as Educação do Campo, which roughly translates as Education for the Countryside, representing an innovative approach to revitalizing both the rural school system and rural life itself. Initiated by the MST as a strategy for mobilizing landless rural workers, it was incorporated as part of national agrarian reform policy in the late 1990s. From a detailed study of the conflict between these two processes in the southwestern region of the state of Paraná, the present work analyzes the territorialization and de-territorialization of the place of basic education in rural areas. Concepts identified with the discipline of geography, they are used here to map the rise of one form of rural education while another is in decline, demonstrating the contradictions experienced by schools as spaces of dispute in agricultural communities. The study highlights the main categories and concepts investigated: territory, de-territorialization, spatialization, rural education, state, public policy, and rural schools...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Welch, Clifford Andrew [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Farias, Maria Isabel [UNESP]2015-03-03T11:52:58Z2015-03-03T11:52:58Z2013-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f. : il.application/pdfFARIAS, Maria Isabel. Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/116051000804678000804678.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:43.193508Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
title Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
spellingShingle Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
Farias, Maria Isabel [UNESP]
Geografia
Educação do campo
Geografia política
Geografia rural
Geography
title_short Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
title_full Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
title_fullStr Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
title_full_unstemmed Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
title_sort Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná
author Farias, Maria Isabel [UNESP]
author_facet Farias, Maria Isabel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Welch, Clifford Andrew [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Isabel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação do campo
Geografia política
Geografia rural
Geography
topic Geografia
Educação do campo
Geografia política
Geografia rural
Geography
description Este trabalho teve a intensão de identificar e refletir sobre os processos de desterritorialização e territorialização da Educação do Campo e das Escolas no/do Campo no contexto da luta pelo direito de uma educação pensada para e com os sujeitos do campo. A partir de um estudo detalhado do conflito entre estes dois processos na região sudoeste do Estado do Paraná. A presente obra utiliza os conceitos geográficos de territorialização e desterritorialização do lugar da educação básica no campo para marcar a ascensão de uma forma enquanto outra está em declínio, mostrando as contradições vividas pelas Escolas do Campo e da Educação do Campo enquanto movimentos. A dissertação também emprega os conceitos de território, espacialização, Estado e Políticas Públicas para examinar os processos. A década de 1990 foi marcada pelo grande número de escolas cessadas no Brasil, no Estado do Paraná, e também na região Sudoeste. É neste contexto, que nasce no seio dos movimentos sociais o Movimento por Uma Educação do Campo, justamente para desafiar a realidade posta pelo fechamento das escolas...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12
2015-03-03T11:52:58Z
2015-03-03T11:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Maria Isabel. Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/116051
000804678
000804678.pdf
33004129042P3
identifier_str_mv FARIAS, Maria Isabel. Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000804678
000804678.pdf
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/116051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128922740588544