A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009 http://hdl.handle.net/11449/6408 |
Resumo: | Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva. |
id |
UNSP_5c1d8304e95efe3b73014749ff158743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6408 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacionalBracketing as textual-interactive construction strategy of the educational chatPerspectiva textual-interativaestratégia de construção textualparentetizaçãochatconversação escrita em espanhol e mediada por computadorText-interactive perspectivestrategy of text constructionbracketingchatwritten Spanish conversation mediated by computerEste artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.This paper describes bracketing (JUBRAN, 1996, 2006b), based on the text-interactive perspective (JUBRAN, 2006a, 2007), in data from a written Spanish conversation mediated by computer in a learning virtual environment - the educational chat - for Brazilians. We observe that bracketing is one of the regularities in the text construction in the chat analyzed. We verifity that bracketing is, therefore, a strategy of text construction, and a very productive one.Universidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]2014-05-20T13:22:01Z2014-05-20T13:22:01Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article773-798application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/640810.1590/S1984-63982011000300009S1984-63982011000300009S1984-63982011000300009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:29:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:32.265911Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional Bracketing as textual-interactive construction strategy of the educational chat |
title |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
spellingShingle |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] Perspectiva textual-interativa estratégia de construção textual parentetização chat conversação escrita em espanhol e mediada por computador Text-interactive perspective strategy of text construction bracketing chat written Spanish conversation mediated by computer |
title_short |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
title_full |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
title_fullStr |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
title_full_unstemmed |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
title_sort |
A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional |
author |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
author_facet |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectiva textual-interativa estratégia de construção textual parentetização chat conversação escrita em espanhol e mediada por computador Text-interactive perspective strategy of text construction bracketing chat written Spanish conversation mediated by computer |
topic |
Perspectiva textual-interativa estratégia de construção textual parentetização chat conversação escrita em espanhol e mediada por computador Text-interactive perspective strategy of text construction bracketing chat written Spanish conversation mediated by computer |
description |
Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 2014-05-20T13:22:01Z 2014-05-20T13:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/6408 10.1590/S1984-63982011000300009 S1984-63982011000300009 S1984-63982011000300009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009 http://hdl.handle.net/11449/6408 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011. 1984-6398 10.1590/S1984-63982011000300009 S1984-63982011000300009 S1984-63982011000300009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
773-798 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129572114268160 |