A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009
http://hdl.handle.net/11449/6408
Resumo: Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.
id UNSP_5c1d8304e95efe3b73014749ff158743
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6408
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacionalBracketing as textual-interactive construction strategy of the educational chatPerspectiva textual-interativaestratégia de construção textualparentetizaçãochatconversação escrita em espanhol e mediada por computadorText-interactive perspectivestrategy of text constructionbracketingchatwritten Spanish conversation mediated by computerEste artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.This paper describes bracketing (JUBRAN, 1996, 2006b), based on the text-interactive perspective (JUBRAN, 2006a, 2007), in data from a written Spanish conversation mediated by computer in a learning virtual environment - the educational chat - for Brazilians. We observe that bracketing is one of the regularities in the text construction in the chat analyzed. We verifity that bracketing is, therefore, a strategy of text construction, and a very productive one.Universidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Estadual Paulista - UNESPUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]2014-05-20T13:22:01Z2014-05-20T13:22:01Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article773-798application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/640810.1590/S1984-63982011000300009S1984-63982011000300009S1984-63982011000300009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:29:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6408Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:32.265911Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
Bracketing as textual-interactive construction strategy of the educational chat
title A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
spellingShingle A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]
Perspectiva textual-interativa
estratégia de construção textual
parentetização
chat
conversação escrita em espanhol e mediada por computador
Text-interactive perspective
strategy of text construction
bracketing
chat
written Spanish conversation mediated by computer
title_short A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
title_full A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
title_fullStr A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
title_full_unstemmed A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
title_sort A parentetização: estratégia de construção textual-interativa do chat educacional
author Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]
author_facet Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Perspectiva textual-interativa
estratégia de construção textual
parentetização
chat
conversação escrita em espanhol e mediada por computador
Text-interactive perspective
strategy of text construction
bracketing
chat
written Spanish conversation mediated by computer
topic Perspectiva textual-interativa
estratégia de construção textual
parentetização
chat
conversação escrita em espanhol e mediada por computador
Text-interactive perspective
strategy of text construction
bracketing
chat
written Spanish conversation mediated by computer
description Este artigo descreve, sob a Perspectiva Textual-Interativa, tal como definida por Jubran (2006a), a parentetização (JUBRAN, 1996, 2006b) em uma conversação síncrona mediada por computador, voltada para a esfera educacional, escrita em espanhol por participantes brasileiros - o chat educacional. Observamos que a parentetização constitui-se como uma das regularidades dos processos de elaboração textual. Trata-se, portanto, de uma estratégia de construção textual do chat educacional bastante produtiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
2014-05-20T13:22:01Z
2014-05-20T13:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/6408
10.1590/S1984-63982011000300009
S1984-63982011000300009
S1984-63982011000300009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300009
http://hdl.handle.net/11449/6408
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 11, n. 3, p. 773-798, 2011.
1984-6398
10.1590/S1984-63982011000300009
S1984-63982011000300009
S1984-63982011000300009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 773-798
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129572114268160