A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153695
Resumo: Em Do Belo Musical, Hanslick se detém em uma pormenorizada análise do que seja propriamente o belo na música. Para tanto, antes de enunciá-lo, o autor tece duras críticas à perda de autonomia da música que se verificava largamente em sua época. A referida perda de autonomia se evidenciava através da fruição estética predominante, a qual se traduzia como um mero voltar-se para o sentimentos e “imagens” supostamente suscitados e representados pela música. A essa particular espécie de fruição estética Hanslick denomina de fruição patológica, posto que tal espécie de fruição privilegia outra coisa que não exclusivamente a relação e concatenação entre os sons. Enquanto isso, em seus últimos anos de atividade filosófica e, particularmente, com O Caso Wagner, Nietzsche nos presenteia com uma análise excepcionalmente original e minuciosa do procedimento wagneriano na música, identificando-o com o que ele conceitua como décadence artística, sendo esta mero sintoma de uma outra espécie primordial de décadence, a saber, a fisiológica. O presente trabalho ambiciona estabelecer um ponto de contato firme entre o fruir patológico tal como Hanslick o compreende e o conceito de décadence em sua completude. Mais ainda, pretende-se, mediante a perspectiva da décadence, estabelecer a causa prima da fruição patológica diagnosticada por Eduard Hanslick.
id UNSP_5c489bf384e3e88493a488ef7e9213e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153695
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschianaHanslick's criticism to music as a expedient from the perspective of Nietzsche's décadenceHanslickNietzscheEstética do sentimentoBelo musicalDécadenceAesthetics of feelingBeautiful musicalEm Do Belo Musical, Hanslick se detém em uma pormenorizada análise do que seja propriamente o belo na música. Para tanto, antes de enunciá-lo, o autor tece duras críticas à perda de autonomia da música que se verificava largamente em sua época. A referida perda de autonomia se evidenciava através da fruição estética predominante, a qual se traduzia como um mero voltar-se para o sentimentos e “imagens” supostamente suscitados e representados pela música. A essa particular espécie de fruição estética Hanslick denomina de fruição patológica, posto que tal espécie de fruição privilegia outra coisa que não exclusivamente a relação e concatenação entre os sons. Enquanto isso, em seus últimos anos de atividade filosófica e, particularmente, com O Caso Wagner, Nietzsche nos presenteia com uma análise excepcionalmente original e minuciosa do procedimento wagneriano na música, identificando-o com o que ele conceitua como décadence artística, sendo esta mero sintoma de uma outra espécie primordial de décadence, a saber, a fisiológica. O presente trabalho ambiciona estabelecer um ponto de contato firme entre o fruir patológico tal como Hanslick o compreende e o conceito de décadence em sua completude. Mais ainda, pretende-se, mediante a perspectiva da décadence, estabelecer a causa prima da fruição patológica diagnosticada por Eduard Hanslick.In Vom Musikalisch-Schönen, Hanslick dwells on a detailed analysis of what is beautiful in music. To this end, before expressing it, the author criticizes the loss of autonomy of music that was widely verified in his time. The aforementioned loss of autonomy was evidenced by the prevailing aesthetic fruition, which was translated as a mere turning to the feelings and "images" supposedly aroused and represented by music. To this particular kind of aesthetic fruition Hanslick calls the pathological fruition, since such a kind of enjoyment privileges something other than exclusively the relation and concatenation between sounds. Meanwhile, in his later years of philosophical activity and particularly with Der Fall Wagner, Nietzsche presents us with an exceptionally original and thorough analysis of the Wagnerian procedure in music, identifying it with what he conceptualized as artistic décadence, being this mere symptom of another primordial species of décadence, namely, physiological. The present work aspires to establish a firm point of contact between the pathological fruition as Hanslick understands it and the concept of décadence in its completeness. Moreover, it is intended, through the perspective of décadence, to establish the primary cause of the pathological fruition diagnosed by Eduard Hanslick.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Márcio Benchimol [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]2018-04-24T14:22:51Z2018-04-24T14:22:51Z2016-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15369500090057233004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:09:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:09:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
Hanslick's criticism to music as a expedient from the perspective of Nietzsche's décadence
title A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
spellingShingle A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]
Hanslick
Nietzsche
Estética do sentimento
Belo musical
Décadence
Aesthetics of feeling
Beautiful musical
title_short A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
title_full A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
title_fullStr A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
title_full_unstemmed A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
title_sort A crítica de Hanslick à música enquanto meio a partir da perspectiva da décadence nietzschiana
author Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]
author_facet Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Márcio Benchimol [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar Filho, Fernando Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Hanslick
Nietzsche
Estética do sentimento
Belo musical
Décadence
Aesthetics of feeling
Beautiful musical
topic Hanslick
Nietzsche
Estética do sentimento
Belo musical
Décadence
Aesthetics of feeling
Beautiful musical
description Em Do Belo Musical, Hanslick se detém em uma pormenorizada análise do que seja propriamente o belo na música. Para tanto, antes de enunciá-lo, o autor tece duras críticas à perda de autonomia da música que se verificava largamente em sua época. A referida perda de autonomia se evidenciava através da fruição estética predominante, a qual se traduzia como um mero voltar-se para o sentimentos e “imagens” supostamente suscitados e representados pela música. A essa particular espécie de fruição estética Hanslick denomina de fruição patológica, posto que tal espécie de fruição privilegia outra coisa que não exclusivamente a relação e concatenação entre os sons. Enquanto isso, em seus últimos anos de atividade filosófica e, particularmente, com O Caso Wagner, Nietzsche nos presenteia com uma análise excepcionalmente original e minuciosa do procedimento wagneriano na música, identificando-o com o que ele conceitua como décadence artística, sendo esta mero sintoma de uma outra espécie primordial de décadence, a saber, a fisiológica. O presente trabalho ambiciona estabelecer um ponto de contato firme entre o fruir patológico tal como Hanslick o compreende e o conceito de décadence em sua completude. Mais ainda, pretende-se, mediante a perspectiva da décadence, estabelecer a causa prima da fruição patológica diagnosticada por Eduard Hanslick.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
2018-04-24T14:22:51Z
2018-04-24T14:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153695
000900572
33004110041P1
url http://hdl.handle.net/11449/153695
identifier_str_mv 000900572
33004110041P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046220246024192