O protagonismo infantil no foco das práticas formativas da professora coordenadora na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanfelice, Natalí Angela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214513
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender a prática pedagógica da professora coordenadora atenta ao protagonismo infantil e ao protagonismo das professoras na escola. Trata-se de uma pesquisa narrativa, com base em Lima, Geraldi e Geraldi (2015), a partir da qual trago como objeto de estudo minha própria experiência como professora coordenadora e minha prática formativa na relação com quatro professoras de uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro. Nesse sentido, resgato os acontecimentos vividos com as professoras no contexto da Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) e com os respectivos alunos das turmas selecionadas no espaço de sala de aula e/ou outros espaços da escola. A produção de dados se deu através de: a) meu diário de campo contendo narrativas sobre os encontros com as professoras nas HTPI, b) gravação dos referidos encontros que foram transcritos; c) meu diário de campo contendo observações e intervenções em sala de aula e nos demais espaços da escola durante interações com as crianças; d) diários de bordo das professoras. Além desses materiais, considerei como materiais complementares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano de Trabalho da escola e as produções escritas na Avaliação Final do ano letivo de 2019. Os dados produzidos foram analisados a partir do paradigma indiciário, evidenciado por Ginzburg (1989), que mostra a importância da captação de indícios, detalhes, que muitas vezes passam despercebidos estando na concretude do cotidiano da escola e que só podem ser notados no próprio movimento de escrita da pesquisa. Desta forma, tais indícios e detalhes referem-se, neste caso, aos olhares das professoras e da professora coordenadora sobre como se configuram os diferentes espaços e ambientes com práticas significativas de modo que se afirme o protagonismo das crianças na escola de educação infantil; os indícios referem-se também ao olhar em relação ao protagonismo das professoras na escola. As discussões acerca do protagonismo infantil se dão através do levantamento das pesquisas recentes sobre este tema, selecionadas na base de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) considerando o período de 2015 a 2019; através do diálogo com os documentos que normatizam a educação infantil no Brasil e em Rio Claro/SP e com a Pedagogia-em-Participação e a abordagem de Reggio Emilia. A partir dos indícios, as lições apresentadas dizem sobre as crianças protagonistas durante as brincadeiras, durante a produção e desenvolvimento de projetos, nas discussões sobre as práticas documentadas, em situações nas quais legitimam a circulação de suas vozes e quando são chamadas a participarem das avaliações. Dizem respeito também à importância das práticas formativas atentas ao protagonismo das professoras no contexto escolar e que possibilitem reflexões sobre as práticas que oportunizem o protagonismo infantil, o que reflete também a necessidade de olhar para o estabelecimento de um ambiente dialógico na escola, onde as práticas pedagógicas sejam colocadas em reflexão (não em comparação) para que se possa avançar nas discussões acerca dos objetivos relacionados à educação infantil e suas especificidades.
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Nesse sentido, resgato os acontecimentos vividos com as professoras no contexto da Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI) e com os respectivos alunos das turmas selecionadas no espaço de sala de aula e/ou outros espaços da escola. A produção de dados se deu através de: a) meu diário de campo contendo narrativas sobre os encontros com as professoras nas HTPI, b) gravação dos referidos encontros que foram transcritos; c) meu diário de campo contendo observações e intervenções em sala de aula e nos demais espaços da escola durante interações com as crianças; d) diários de bordo das professoras. Além desses materiais, considerei como materiais complementares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Plano de Trabalho da escola e as produções escritas na Avaliação Final do ano letivo de 2019. Os dados produzidos foram analisados a partir do paradigma indiciário, evidenciado por Ginzburg (1989), que mostra a importância da captação de indícios, detalhes, que muitas vezes passam despercebidos estando na concretude do cotidiano da escola e que só podem ser notados no próprio movimento de escrita da pesquisa. Desta forma, tais indícios e detalhes referem-se, neste caso, aos olhares das professoras e da professora coordenadora sobre como se configuram os diferentes espaços e ambientes com práticas significativas de modo que se afirme o protagonismo das crianças na escola de educação infantil; os indícios referem-se também ao olhar em relação ao protagonismo das professoras na escola. As discussões acerca do protagonismo infantil se dão através do levantamento das pesquisas recentes sobre este tema, selecionadas na base de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) considerando o período de 2015 a 2019; através do diálogo com os documentos que normatizam a educação infantil no Brasil e em Rio Claro/SP e com a Pedagogia-em-Participação e a abordagem de Reggio Emilia. A partir dos indícios, as lições apresentadas dizem sobre as crianças protagonistas durante as brincadeiras, durante a produção e desenvolvimento de projetos, nas discussões sobre as práticas documentadas, em situações nas quais legitimam a circulação de suas vozes e quando são chamadas a participarem das avaliações. Dizem respeito também à importância das práticas formativas atentas ao protagonismo das professoras no contexto escolar e que possibilitem reflexões sobre as práticas que oportunizem o protagonismo infantil, o que reflete também a necessidade de olhar para o estabelecimento de um ambiente dialógico na escola, onde as práticas pedagógicas sejam colocadas em reflexão (não em comparação) para que se possa avançar nas discussões acerca dos objetivos relacionados à educação infantil e suas especificidades.The present study is aimed at understanding the pedagogical practice of the pedagogical coordinator regarding the protagonism of students and teachers. It is a narrative research based on Lima, Geraldi and Geraldi (2015), through which I present my own experience as a coordinator and my formative experience with four preschool education teachers in a municipal school located in the city of Rio Claro, SP, Brazil. In this sense, I gathered my experiences with the teachers during the Individual Pedagogical Planning Time (HTPI) as well as with their respective students in the classroom and/or other spaces within the school. The data were produced through: a) my field diary containing narratives of the HTPI meetings with the teachers, b) the transcription of the recorded meetings; c) notes of my field diary regarding my interventions in the classroom and other spaces while interacting with the children; d) the teachers’ log book. The Political Pedagogical Project (PPP), the Teaching Plan and the written productions of the Final Evaluation of the school year 2019 were used as complementary material. The data were analyzed under the evidential paradigm stablished by Ginzburg (1989), which demonstrates the importance of collecting evidences and details that might be overlooked in our daily school routine and can only be noticed through the development of a research. Such evidences and details refer to the teachers’ and coordinator’s views on how the different space and environments are articulated in order to affirm the children’s protagonism in preschool education, also considering the protagonism of the teachers. The discussions on the children’s protagonism are based on recent research on the theme selected from Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database considering the period between 2015 and 2019; the documents that regulate preschool education in Brazil and specifically in Rio Claro/SP; the principles of Participatory Pedagogy and Reggio Emilia approach. The collected evidence unveils the protagonism of the children while playing, during the production and development of projects, in the discussions about the documented practice and situations that legitimated the circulation of their voices and when they were asked to participate in evaluations. Furthermore, the evidences demonstrate the importance of teacher formation practices associated with the teachers’ protagonism and allow reflections on the practices aimed at promoting the children’s protagonism, reflecting the need to create a dialogic environment at school, where all the pedagogic practices are reflected upon (not compared), broadening the discussion on the objectives and particularities of preschool education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanfelice, Natalí Angela2021-09-22T17:33:31Z2021-09-22T17:33:31Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21451333004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:45:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:35.107223Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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