Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90885
Resumo: O trabalho corresponde um estudo de caso (Bogdan & Biklen,1994)em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2 º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos,clonagem,experiências com células tronco,projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores,tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular,quanto em nível de decisões sobre como organizar abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes.O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön &Costa,2000; Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez,1995; entre outros).
id UNSP_5c5a803b293494efa3b844bf4fe4dd2b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90885
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de casoBiologia molecularBiologia - Estudo e ensinoEnsino de GenéticaAvanços Recentes em Biologia MolecularRecent advances in Molecular BiologyEducation of GeneticsO trabalho corresponde um estudo de caso (Bogdan & Biklen,1994)em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2 º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos,clonagem,experiências com células tronco,projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores,tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular,quanto em nível de decisões sobre como organizar abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes.O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön &Costa,2000; Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez,1995; entre outros).The work corresponds to study of case (Bogdan &Biklen,1994)in which biology classes in group o students from second year in high school were systematically observed on propose to verify how the questions relating to the recent advances in molecular and cellular biology (transgenic organisms,clonating,experiments with stem- cells,genome project,etc.)appear and worked.A special attention was given formative demands that this spect of the teaching in biology rouse among the teachers,both making deeper in the knowledge in molecular and cellular biology and the decisions about how organize the approach and discussion relating to the polemic subjects and ethic implications underlying.The theoretic reference to the development of the research and data analysis was based on specialized literature about teachers graduation (Schön &Costa,2000;Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998;Carvalho e Gil-Pérez,1995; et al.).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2005-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 p. : il. + anexosapplication/pdfBONZANINI, Taitiâny Kárita. Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso. 2005. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/90885000321609bonzanini_tk_me_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:18:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90885Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:18:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
title Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
spellingShingle Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
Biologia molecular
Biologia - Estudo e ensino
Ensino de Genética
Avanços Recentes em Biologia Molecular
Recent advances in Molecular Biology
Education of Genetics
title_short Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
title_full Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
title_fullStr Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
title_sort Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
author Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
author_facet Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia molecular
Biologia - Estudo e ensino
Ensino de Genética
Avanços Recentes em Biologia Molecular
Recent advances in Molecular Biology
Education of Genetics
topic Biologia molecular
Biologia - Estudo e ensino
Ensino de Genética
Avanços Recentes em Biologia Molecular
Recent advances in Molecular Biology
Education of Genetics
description O trabalho corresponde um estudo de caso (Bogdan & Biklen,1994)em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2 º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos,clonagem,experiências com células tronco,projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores,tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular,quanto em nível de decisões sobre como organizar abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes.O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön &Costa,2000; Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez,1995; entre outros).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-17
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BONZANINI, Taitiâny Kárita. Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso. 2005. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/90885
000321609
bonzanini_tk_me_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv BONZANINI, Taitiâny Kárita. Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso. 2005. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
000321609
bonzanini_tk_me_bauru.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/90885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 p. : il. + anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047077539741696