Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144247 |
Resumo: | O presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como espaço de muitos e diversos, refletindo formas de pensar o que é comum nesse lugar, com envolvimentos e escutas que favorecessem caminhos para tais encontros. Com apoio da linguagem cênica e diálogo base em Paulo Freire, Jorge Larrosa e Jacques Rancière foram realizados encontros com os participantes e analisado de forma qualitativa se esses momentos e movimentos geram potência de mudança no espaço escolar, evidenciando a criação não apenas com mérito ou responsabilidade do professor ou da aula de arte. Dessa forma, esta pesquisa sugere pistas de como encontros e conversas mobilizam o espaço da escola na busca por um ambiente que esteja atento às suas demandas e fortalecido para desenvolver potencialidades em suas ações educativas. |
id |
UNSP_5c8ad2b3b08d77095870f60495114b24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144247 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavraExperiences of the body in common: education, art, encounter and wordArteEnsinoEscolaEncontroNarrativaArtTeachingSchoolEncounterNarrativeO presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como espaço de muitos e diversos, refletindo formas de pensar o que é comum nesse lugar, com envolvimentos e escutas que favorecessem caminhos para tais encontros. Com apoio da linguagem cênica e diálogo base em Paulo Freire, Jorge Larrosa e Jacques Rancière foram realizados encontros com os participantes e analisado de forma qualitativa se esses momentos e movimentos geram potência de mudança no espaço escolar, evidenciando a criação não apenas com mérito ou responsabilidade do professor ou da aula de arte. Dessa forma, esta pesquisa sugere pistas de como encontros e conversas mobilizam o espaço da escola na busca por um ambiente que esteja atento às suas demandas e fortalecido para desenvolver potencialidades em suas ações educativas.The present study proposes a reflection on the presence status and the meeting in a public school at the countryside of São Paulo, considering art as affection. For that, we suggest an analysis of the school through the narrative research, as being the space for many and diverse, reflecting on ways of thinking what is common in this space with involvements who will favor the pathways for the meetings. With the support of the performing arts and in dialogue with the work of Paulo Freire, Jorge Larossa and Jaques Rancière, meetings have been organized with participants and an qualitatively analysis has been made to evaluate if these moments and movements were able to generate power of change in the school environment. Evidencing the creation not only as a responsibility of the teacher or of the art's class and suggesting a few clues on how the meetings and conversations mobilize the school's space on the search for an environment that is attentive for its demands and empowered to develop potentialities in educative actions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Gustavo Henrique de Faria [UNESP]2016-09-30T13:36:18Z2016-09-30T13:36:18Z2016-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14424700087337641002016026P167593574289196520881287710938442porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:06:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144247Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:25.642442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra Experiences of the body in common: education, art, encounter and word |
title |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
spellingShingle |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra Fernandes, Gustavo Henrique de Faria [UNESP] Arte Ensino Escola Encontro Narrativa Art Teaching School Encounter Narrative |
title_short |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
title_full |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
title_fullStr |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
title_full_unstemmed |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
title_sort |
Experiências do corpo em comum: ensino, arte, encontro e palavra |
author |
Fernandes, Gustavo Henrique de Faria [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Gustavo Henrique de Faria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Gustavo Henrique de Faria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Ensino Escola Encontro Narrativa Art Teaching School Encounter Narrative |
topic |
Arte Ensino Escola Encontro Narrativa Art Teaching School Encounter Narrative |
description |
O presente trabalho reflete sobre estados de presença e encontro numa escola estadual do interior de São Paulo tendo a arte como afeto. Para tanto, a proposta, a partir de pesquisa narrativa, foi analisar a escola como espaço de muitos e diversos, refletindo formas de pensar o que é comum nesse lugar, com envolvimentos e escutas que favorecessem caminhos para tais encontros. Com apoio da linguagem cênica e diálogo base em Paulo Freire, Jorge Larrosa e Jacques Rancière foram realizados encontros com os participantes e analisado de forma qualitativa se esses momentos e movimentos geram potência de mudança no espaço escolar, evidenciando a criação não apenas com mérito ou responsabilidade do professor ou da aula de arte. Dessa forma, esta pesquisa sugere pistas de como encontros e conversas mobilizam o espaço da escola na busca por um ambiente que esteja atento às suas demandas e fortalecido para desenvolver potencialidades em suas ações educativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30T13:36:18Z 2016-09-30T13:36:18Z 2016-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144247 000873376 41002016026P1 6759357428919652 0881287710938442 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144247 |
identifier_str_mv |
000873376 41002016026P1 6759357428919652 0881287710938442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128592628940800 |