Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ednilson Luiz Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Assis, Alice [UNESP], Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/
http://hdl.handle.net/11449/134693
Resumo: In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.
id UNSP_5cea00d24dfcb157909b2ae96dee0fd1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134693
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógicaExperimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposalChemistry educationCorrosionSocial interactionEnsino de químicaCorrosãoInteração socialIn this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.Neste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vaz, Ednilson Luiz SilvaAssis, Alice [UNESP]Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]2016-03-02T12:57:59Z2016-03-02T12:57:59Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article61-64application/pdfhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.0104-8899http://hdl.handle.net/11449/134693ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf753909726048937576858603308612830000-0002-1648-2281Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporQuímica Nova na Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:02.036543Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
Experimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposal
title Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
spellingShingle Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
Vaz, Ednilson Luiz Silva
Chemistry education
Corrosion
Social interaction
Ensino de química
Corrosão
Interação social
title_short Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
title_full Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
title_fullStr Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
title_sort Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
author Vaz, Ednilson Luiz Silva
author_facet Vaz, Ednilson Luiz Silva
Assis, Alice [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
author_role author
author2 Assis, Alice [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ednilson Luiz Silva
Assis, Alice [UNESP]
Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry education
Corrosion
Social interaction
Ensino de química
Corrosão
Interação social
topic Chemistry education
Corrosion
Social interaction
Ensino de química
Corrosão
Interação social
description In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:57:59Z
2016-03-02T12:57:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/
Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.
0104-8899
http://hdl.handle.net/11449/134693
ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf
7539097260489375
7685860330861283
0000-0002-1648-2281
url http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/
http://hdl.handle.net/11449/134693
identifier_str_mv Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.
0104-8899
ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf
7539097260489375
7685860330861283
0000-0002-1648-2281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Química Nova na Escola
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61-64
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129511507623936