Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/ http://hdl.handle.net/11449/134693 |
Resumo: | In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual. |
id |
UNSP_5cea00d24dfcb157909b2ae96dee0fd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134693 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógicaExperimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposalChemistry educationCorrosionSocial interactionEnsino de químicaCorrosãoInteração socialIn this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual.Neste trabalho, propomos a utilização de uma atividade experimental de química, em que ocorre um processo de corrosão, com o objetivo de propiciar ao aluno a articulação entre os conceitos trabalhados e os fenômenos de corrosão que acontecem no seu cotidiano. Sugerimos que o desenvolvimento do experimento seja fundamentado na teoria de Vygotsky, de modo que os alunos trabalhem em grupos, o que pode viabilizar a interação social entre os estudantes e a discussão dos resultados entre os grupos sob a orientação do professor. Essa proposta pode propiciar a aprendizagem dos conceitos envolvidos, bem como a formação do aluno como indivíduo crítico e reflexivo.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vaz, Ednilson Luiz SilvaAssis, Alice [UNESP]Codaro, Eduardo Norberto [UNESP]2016-03-02T12:57:59Z2016-03-02T12:57:59Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article61-64application/pdfhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011.0104-8899http://hdl.handle.net/11449/134693ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf753909726048937576858603308612830000-0002-1648-2281Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporQuímica Nova na Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:51:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:02.036543Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica Experimental analysis of corrosion resistance and corrosion rate: a pedagogical proposal |
title |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica Vaz, Ednilson Luiz Silva Chemistry education Corrosion Social interaction Ensino de química Corrosão Interação social |
title_short |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
title_full |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
title_sort |
Análise experimental da resistência à corrosão e da velocidade de corrosão: uma proposta pedagógica |
author |
Vaz, Ednilson Luiz Silva |
author_facet |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Assis, Alice [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Alice [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Ednilson Luiz Silva Assis, Alice [UNESP] Codaro, Eduardo Norberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chemistry education Corrosion Social interaction Ensino de química Corrosão Interação social |
topic |
Chemistry education Corrosion Social interaction Ensino de química Corrosão Interação social |
description |
In this work it is proposed the use of a chemical activity, in which a corrosion process occurs, aiming to provide to the student relationship among the learning concepts and corrosion phenomena that occur everyday. It is suggested that the experiment development is based on Vygotsky theory, so that students work in groups, which may facilitate social interaction among students and results discussion among groups under professor guidance. This proposal can provide the involved concepts learning, as well as student training such as a critical and reflexive individual. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-03-02T12:57:59Z 2016-03-02T12:57:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/ Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011. 0104-8899 http://hdl.handle.net/11449/134693 ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf 7539097260489375 7685860330861283 0000-0002-1648-2281 |
url |
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_1/ http://hdl.handle.net/11449/134693 |
identifier_str_mv |
Química Nova na Escola, v. 33, n. n.1, p. 61-64, 2011. 0104-8899 ISSN0104-8899-2011-33-01-61-64.pdf 7539097260489375 7685860330861283 0000-0002-1648-2281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Química Nova na Escola |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61-64 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129511507623936 |