Aprendendo com o corpo deficiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/264 http://hdl.handle.net/11449/143376 |
Resumo: | Introdução: A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Contudo, atualmente pessoas com deficiência vêm buscando seu espaço dentre os diferentes ambientes da sociedade a fim de se tornarem participativos diretos em atividades diversas no meio em que se encontram. Com base nisso, a Unesp de Bauru através do curso de Educação Física surge como um facilitador da inclusão dessas pessoas em atividades tais como a dança, práticas esportivas, exercícios resistidos e atividades corporais diversas. Para tanto, estando em seu segundo ano de atividades destinadas a esta população, o projeto de extensão “Aprendendo com o corpo D’eficiente” atende uma média de 12 pessoas de diferentes patologias, tais como: paraplegia, mielomeningocele, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, deficiência visual e auditiva. Objetivos: O objetivo inicial do programa se baseia primeiramente no desenvolvimento motor dos participantes, assim como contribuir para uma melhora significativa tanto emocional quanto cognitivo dos adultos e crianças inseridos no programa em questão. Métodos: Para tanto, nos dispomos de conhecimentos embasados no desenvolvimento motor do ser humano, sem contar ainda a utilização do esporte adaptado em seus inúmeros segmentos, o qual necessita de um número mais abrangente de praticantes a fim de possibilitar a sua prática. Apesar de todos os esforços, ainda encontramos muitas dificuldades em manter a freqüência semanal de todos os participantes, pois além de nos preocuparmos com as atividades a serem aplicadas, temos o problema da acessibilidade da grande maioria dos participantes, que por esse motivo muitas vezes acabam por não comparecerem ao local destinado as atividades. Mesmo com o surgimento de várias resistências principalmente relacionado à acessibilidade, a manutenção de um programa desse gênero dentro da Universidade, contribui para a formação dos estudantes da graduação e possibilitam ainda à apresentação de atividades pertinentes a deficiência, promovendo praticas saudáveis e mudanças no estilo de vida dessas pessoas que tanto carecem da atenção de outras áreas acadêmicas. Resultados: Esperamos obter resultados significativos para os participantes quanto ao seu desenvolvimento motor, estilo e qualidade de vida, além de esperarmos uma mobilização em prol de sanar a principal carência do programa que diz respeito à acessibilidade. |
id |
UNSP_5cf3cba65ead06f0d73780ce0b7e43a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143376 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aprendendo com o corpo deficienteHumanasEducaçãoIntrodução: A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Contudo, atualmente pessoas com deficiência vêm buscando seu espaço dentre os diferentes ambientes da sociedade a fim de se tornarem participativos diretos em atividades diversas no meio em que se encontram. Com base nisso, a Unesp de Bauru através do curso de Educação Física surge como um facilitador da inclusão dessas pessoas em atividades tais como a dança, práticas esportivas, exercícios resistidos e atividades corporais diversas. Para tanto, estando em seu segundo ano de atividades destinadas a esta população, o projeto de extensão “Aprendendo com o corpo D’eficiente” atende uma média de 12 pessoas de diferentes patologias, tais como: paraplegia, mielomeningocele, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, deficiência visual e auditiva. Objetivos: O objetivo inicial do programa se baseia primeiramente no desenvolvimento motor dos participantes, assim como contribuir para uma melhora significativa tanto emocional quanto cognitivo dos adultos e crianças inseridos no programa em questão. Métodos: Para tanto, nos dispomos de conhecimentos embasados no desenvolvimento motor do ser humano, sem contar ainda a utilização do esporte adaptado em seus inúmeros segmentos, o qual necessita de um número mais abrangente de praticantes a fim de possibilitar a sua prática. Apesar de todos os esforços, ainda encontramos muitas dificuldades em manter a freqüência semanal de todos os participantes, pois além de nos preocuparmos com as atividades a serem aplicadas, temos o problema da acessibilidade da grande maioria dos participantes, que por esse motivo muitas vezes acabam por não comparecerem ao local destinado as atividades. Mesmo com o surgimento de várias resistências principalmente relacionado à acessibilidade, a manutenção de um programa desse gênero dentro da Universidade, contribui para a formação dos estudantes da graduação e possibilitam ainda à apresentação de atividades pertinentes a deficiência, promovendo praticas saudáveis e mudanças no estilo de vida dessas pessoas que tanto carecem da atenção de outras áreas acadêmicas. Resultados: Esperamos obter resultados significativos para os participantes quanto ao seu desenvolvimento motor, estilo e qualidade de vida, além de esperarmos uma mobilização em prol de sanar a principal carência do programa que diz respeito à acessibilidade.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pires Júnior, Luiz [UNESP]Vitório, Ricardo [UNESP]Garcia, Valéria Duarte [UNESP]Bichusky, Rachel [UNESP]Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP]Garavello, Priscila Julia [UNESP]Orlando, Patricia D'Azeredo [UNESP]Nascimento, Francina Manson do [UNESP]Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP]Nabeiro, Marli [UNESP]Zonta, Ana Flora Zaniratto [UNESP]2016-08-24T12:44:21Z2016-08-24T12:44:21Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject51-52application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/264Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 51-52, 2006.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143376ISSN1679-4605-2006-02-51-52.pdf3970905716128417PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143376Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:28.042779Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com o corpo deficiente |
title |
Aprendendo com o corpo deficiente |
spellingShingle |
Aprendendo com o corpo deficiente Pires Júnior, Luiz [UNESP] Humanas Educação |
title_short |
Aprendendo com o corpo deficiente |
title_full |
Aprendendo com o corpo deficiente |
title_fullStr |
Aprendendo com o corpo deficiente |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com o corpo deficiente |
title_sort |
Aprendendo com o corpo deficiente |
author |
Pires Júnior, Luiz [UNESP] |
author_facet |
Pires Júnior, Luiz [UNESP] Vitório, Ricardo [UNESP] Garcia, Valéria Duarte [UNESP] Bichusky, Rachel [UNESP] Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP] Garavello, Priscila Julia [UNESP] Orlando, Patricia D'Azeredo [UNESP] Nascimento, Francina Manson do [UNESP] Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] Nabeiro, Marli [UNESP] Zonta, Ana Flora Zaniratto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Vitório, Ricardo [UNESP] Garcia, Valéria Duarte [UNESP] Bichusky, Rachel [UNESP] Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP] Garavello, Priscila Julia [UNESP] Orlando, Patricia D'Azeredo [UNESP] Nascimento, Francina Manson do [UNESP] Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] Nabeiro, Marli [UNESP] Zonta, Ana Flora Zaniratto [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires Júnior, Luiz [UNESP] Vitório, Ricardo [UNESP] Garcia, Valéria Duarte [UNESP] Bichusky, Rachel [UNESP] Lucchesi, Felipe Del Mando [UNESP] Garavello, Priscila Julia [UNESP] Orlando, Patricia D'Azeredo [UNESP] Nascimento, Francina Manson do [UNESP] Lopes, Andréia de Carvalho [UNESP] Nabeiro, Marli [UNESP] Zonta, Ana Flora Zaniratto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanas Educação |
topic |
Humanas Educação |
description |
Introdução: A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Contudo, atualmente pessoas com deficiência vêm buscando seu espaço dentre os diferentes ambientes da sociedade a fim de se tornarem participativos diretos em atividades diversas no meio em que se encontram. Com base nisso, a Unesp de Bauru através do curso de Educação Física surge como um facilitador da inclusão dessas pessoas em atividades tais como a dança, práticas esportivas, exercícios resistidos e atividades corporais diversas. Para tanto, estando em seu segundo ano de atividades destinadas a esta população, o projeto de extensão “Aprendendo com o corpo D’eficiente” atende uma média de 12 pessoas de diferentes patologias, tais como: paraplegia, mielomeningocele, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, deficiência visual e auditiva. Objetivos: O objetivo inicial do programa se baseia primeiramente no desenvolvimento motor dos participantes, assim como contribuir para uma melhora significativa tanto emocional quanto cognitivo dos adultos e crianças inseridos no programa em questão. Métodos: Para tanto, nos dispomos de conhecimentos embasados no desenvolvimento motor do ser humano, sem contar ainda a utilização do esporte adaptado em seus inúmeros segmentos, o qual necessita de um número mais abrangente de praticantes a fim de possibilitar a sua prática. Apesar de todos os esforços, ainda encontramos muitas dificuldades em manter a freqüência semanal de todos os participantes, pois além de nos preocuparmos com as atividades a serem aplicadas, temos o problema da acessibilidade da grande maioria dos participantes, que por esse motivo muitas vezes acabam por não comparecerem ao local destinado as atividades. Mesmo com o surgimento de várias resistências principalmente relacionado à acessibilidade, a manutenção de um programa desse gênero dentro da Universidade, contribui para a formação dos estudantes da graduação e possibilitam ainda à apresentação de atividades pertinentes a deficiência, promovendo praticas saudáveis e mudanças no estilo de vida dessas pessoas que tanto carecem da atenção de outras áreas acadêmicas. Resultados: Esperamos obter resultados significativos para os participantes quanto ao seu desenvolvimento motor, estilo e qualidade de vida, além de esperarmos uma mobilização em prol de sanar a principal carência do programa que diz respeito à acessibilidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2016-08-24T12:44:21Z 2016-08-24T12:44:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/264 Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 51-52, 2006. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143376 ISSN1679-4605-2006-02-51-52.pdf 3970905716128417 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/264 http://hdl.handle.net/11449/143376 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 51-52, 2006. 1679-4605 ISSN1679-4605-2006-02-51-52.pdf 3970905716128417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51-52 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129439492472832 |