Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Alexia Correa Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santana, Maria Paula Martins
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252806
Resumo: Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas.
id UNSP_5d58d798cd5b80c38097abd1e1a3185c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252806
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânicaUse of vegetable pigments for paint production as an alternative interdisciplinary methodology for teaching botanyCegueira botânicaEnsino de botânicaInterdisciplinaridadePigmentos vegetaisTintas naturaisPlant blindnessBotany teachingInterdisciplinarityPlant pigmentsNatural paintsCegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas.Plant blindness is a term that refers to people's inability to perceive the plants around them, directly affecting their understanding of the importance of plants for life on the planet. This consequently has repercussions on the teaching of botany, which often takes place in a way that is out of context with students' daily lives, focusing only on memorizing technical terms. In addition, the lack of practical lessons that promote the handling of plants is also a recurring problem. Therefore, this study aims to evaluate the effectiveness of an interdisciplinary methodology for teaching botany that involves the production of paints made from plant pigments. The interns first observed the classes in order to understand the dynamics of the classroom and aspects related to teaching practice. This was followed by a period of teaching, in which the subject of plastids and plant pigments was covered in an interdisciplinary way with History, Art, Physics and Chemistry. At the end of the work, it was found that interdisciplinarity can help learning and bring content closer to the reality of the students, who were interested in the lessons and took part in both theoretical and practical classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]Leite, Alexia Correa PereiraSantana, Maria Paula Martins2024-01-17T17:55:05Z2024-01-17T17:55:05Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:19:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:38.980779Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
Use of vegetable pigments for paint production as an alternative interdisciplinary methodology for teaching botany
title Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
spellingShingle Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
Leite, Alexia Correa Pereira
Cegueira botânica
Ensino de botânica
Interdisciplinaridade
Pigmentos vegetais
Tintas naturais
Plant blindness
Botany teaching
Interdisciplinarity
Plant pigments
Natural paints
title_short Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
title_full Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
title_fullStr Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
title_full_unstemmed Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
title_sort Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
author Leite, Alexia Correa Pereira
author_facet Leite, Alexia Correa Pereira
Santana, Maria Paula Martins
author_role author
author2 Santana, Maria Paula Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Alexia Correa Pereira
Santana, Maria Paula Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Cegueira botânica
Ensino de botânica
Interdisciplinaridade
Pigmentos vegetais
Tintas naturais
Plant blindness
Botany teaching
Interdisciplinarity
Plant pigments
Natural paints
topic Cegueira botânica
Ensino de botânica
Interdisciplinaridade
Pigmentos vegetais
Tintas naturais
Plant blindness
Botany teaching
Interdisciplinarity
Plant pigments
Natural paints
description Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2024-01-17T17:55:05Z
2024-01-17T17:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252806
identifier_str_mv LEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129378157068288