Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252806 |
Resumo: | Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas. |
id |
UNSP_5d58d798cd5b80c38097abd1e1a3185c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252806 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânicaUse of vegetable pigments for paint production as an alternative interdisciplinary methodology for teaching botanyCegueira botânicaEnsino de botânicaInterdisciplinaridadePigmentos vegetaisTintas naturaisPlant blindnessBotany teachingInterdisciplinarityPlant pigmentsNatural paintsCegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas.Plant blindness is a term that refers to people's inability to perceive the plants around them, directly affecting their understanding of the importance of plants for life on the planet. This consequently has repercussions on the teaching of botany, which often takes place in a way that is out of context with students' daily lives, focusing only on memorizing technical terms. In addition, the lack of practical lessons that promote the handling of plants is also a recurring problem. Therefore, this study aims to evaluate the effectiveness of an interdisciplinary methodology for teaching botany that involves the production of paints made from plant pigments. The interns first observed the classes in order to understand the dynamics of the classroom and aspects related to teaching practice. This was followed by a period of teaching, in which the subject of plastids and plant pigments was covered in an interdisciplinary way with History, Art, Physics and Chemistry. At the end of the work, it was found that interdisciplinarity can help learning and bring content closer to the reality of the students, who were interested in the lessons and took part in both theoretical and practical classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP]Leite, Alexia Correa PereiraSantana, Maria Paula Martins2024-01-17T17:55:05Z2024-01-17T17:55:05Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:19:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:57:38.980779Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica Use of vegetable pigments for paint production as an alternative interdisciplinary methodology for teaching botany |
title |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
spellingShingle |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica Leite, Alexia Correa Pereira Cegueira botânica Ensino de botânica Interdisciplinaridade Pigmentos vegetais Tintas naturais Plant blindness Botany teaching Interdisciplinarity Plant pigments Natural paints |
title_short |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
title_full |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
title_fullStr |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
title_full_unstemmed |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
title_sort |
Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica |
author |
Leite, Alexia Correa Pereira |
author_facet |
Leite, Alexia Correa Pereira Santana, Maria Paula Martins |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Maria Paula Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Luis Henrique Zanini [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Alexia Correa Pereira Santana, Maria Paula Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cegueira botânica Ensino de botânica Interdisciplinaridade Pigmentos vegetais Tintas naturais Plant blindness Botany teaching Interdisciplinarity Plant pigments Natural paints |
topic |
Cegueira botânica Ensino de botânica Interdisciplinaridade Pigmentos vegetais Tintas naturais Plant blindness Botany teaching Interdisciplinarity Plant pigments Natural paints |
description |
Cegueira botânica é um termo que se refere a incapacidade das pessoas de perceberem as plantas ao seu redor, o que afeta diretamente no entendimento da importância dos vegetais para a vida no planeta. Isso, consequentemente, repercute no ensino de Botânica, que muitas vezes ocorre de forma descontextualizada ao cotidiano dos alunos, focando somente na memorização de termos técnicos. Ainda, a falta de aulas práticas que promovam a manipulação das plantas é um problema recorrente. À vista disso, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia de uma metodologia interdisciplinar diferenciada para o ensino de Botânica, que envolveu a produção de tintas feitas a partir de pigmentos vegetais. Em um primeiro momento, as estagiárias passaram por um período de observação das aulas, com o intuito de compreenderem a dinâmica da sala de aula e aspectos relacionados com a prática docente. Posteriormente, ocorreu o período de regência, no qual abordou-se sobre os plastídios e pigmentos vegetais, de forma interdisciplinar com História, Arte, Física e Química. Ao final do trabalho, verificou-se que a interdisciplinaridade pode auxiliar na aprendizagem e na aproximação dos conteúdos com a realidade dos alunos, os quais se mostraram interessados pelas aulas, participando tanto das teóricas, como das práticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29 2024-01-17T17:55:05Z 2024-01-17T17:55:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252806 |
identifier_str_mv |
LEITE, Alexia Correa Pereira; SANTANA, Maria Paula Martins. Utilização de pigmentos vegetais para produção de tintas como metodologia interdisciplinar alternativa para o ensino de botânica. Orientador: Luis Henrique Zanini Branco. 2024. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129378157068288 |