O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Fabiana Gaspar
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Paleari, Lucia Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100003
http://hdl.handle.net/11449/17411
Resumo: Mudanças notáveis nos hábitos alimentares, acompanhadas de práticas fisioculturistas intensas, são a tônica dos dias atuais, com registros de carências nutricionais e de obesidade bastante preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, entre crianças, jovens e adultos. Mas o que conhecem as crianças e os adolescentes sobre o processo de digestão-nutrição, os conceitos básicos envolvidos e as condutas alimentares adequadas à boa saúde humana? Como é desenvolvido esse tema nas escolas públicas e particulares de ensino? Tais questionamentos desencadearam um estudo sobre a natureza das práticas desenvolvidas por professores de ciências e biologia e o conhecimento apresentado por alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram inadequação no tratamento metodológico de ensino do processo de digestão e conceitos envolvidos nesse tema, que levam os alunos ao desinteresse e a manterem praticamente inalterados os conhecimentos ordinários que possuem. O processo de digestão e nutrição, bem como suas implicações para a saúde, configuraram-se como fenômenos desvinculados do aluno, à semelhança do que observamos nos livros didáticos por eles utilizados. A dinâmica das inter-relações alimentares entre seres vivos são superficialmente consideradas em ecologia e passam ao largo das adaptações comportamentais, morfológicas e fisiológicas envolvidas. Considerando esses resultados, propõe-se conteúdo baseado em abordagem ecológica, voltado para determinadas atividades experimentais, jogos e interações coevolutivas de seres vivos - aspectos biológicos e sociais, para o despertar de posturas reflexivas e críticas diante das transformações sociais em curso e de nossas necessidades biológicas no que se refere à alimentação e saúde.
id UNSP_5d9f86c3257b04d86a343cce08d35a61
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/17411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpoDigestion-nutrition teaching in the fast food and body cult eraEnsino de ciênciasDigestãoNutriçãoEducação alimentarAbordagem sistêmicaScience teachingDigestionNutritionEating educationSystemic approachMudanças notáveis nos hábitos alimentares, acompanhadas de práticas fisioculturistas intensas, são a tônica dos dias atuais, com registros de carências nutricionais e de obesidade bastante preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, entre crianças, jovens e adultos. Mas o que conhecem as crianças e os adolescentes sobre o processo de digestão-nutrição, os conceitos básicos envolvidos e as condutas alimentares adequadas à boa saúde humana? Como é desenvolvido esse tema nas escolas públicas e particulares de ensino? Tais questionamentos desencadearam um estudo sobre a natureza das práticas desenvolvidas por professores de ciências e biologia e o conhecimento apresentado por alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram inadequação no tratamento metodológico de ensino do processo de digestão e conceitos envolvidos nesse tema, que levam os alunos ao desinteresse e a manterem praticamente inalterados os conhecimentos ordinários que possuem. O processo de digestão e nutrição, bem como suas implicações para a saúde, configuraram-se como fenômenos desvinculados do aluno, à semelhança do que observamos nos livros didáticos por eles utilizados. A dinâmica das inter-relações alimentares entre seres vivos são superficialmente consideradas em ecologia e passam ao largo das adaptações comportamentais, morfológicas e fisiológicas envolvidas. Considerando esses resultados, propõe-se conteúdo baseado em abordagem ecológica, voltado para determinadas atividades experimentais, jogos e interações coevolutivas de seres vivos - aspectos biológicos e sociais, para o despertar de posturas reflexivas e críticas diante das transformações sociais em curso e de nossas necessidades biológicas no que se refere à alimentação e saúde.There have been marked changes in eating habits perceptions of body image; these are currently very important with reports of nutritional deficiency and obesity, and are a large public health concern among children, adolescents, and adults. But what do children and adolescents know about the nutritiondigestion process and the basic concepts involved, and adequate eating behaviours for good health? How is this theme developed in state and private schools? These questions led to a study of the nature of practices developed by science and biology teachers and the knowledge shown by students in schools. Results revealed inadequate teaching methodology when dealing with the digestion process and the specific concepts involved in these themes, which leads to student disinterest and practically no change in their common understanding of the subject. Digestion and nutrition processes, as well as their health implications are seen as phenomena apart from student's life similar to how they are presented in the school text books. The dynamics of eating interrelations between living creatures are superficially covered in ecology and little attention is paid to the behavioural, morphological, and physiological changes involved. Considering these results we propose content based on an ecological approach directed towards specific experimental activities, games, and the co-evolutive interactions of living beings - social and biological aspects - to start students thinking about and criticising current social trends and our biological needs in relation to eating and health.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzalez, Fabiana GasparPaleari, Lucia Maria [UNESP]2014-05-20T13:48:56Z2014-05-20T13:48:56Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13-24application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 12, n. 1, p. 13-24, 2006.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/1741110.1590/S1516-73132006000100003S1516-73132006000100003S1516-73132006000100003.pdf4985745982310357SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-03T06:13:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/17411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-03T06:13:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
Digestion-nutrition teaching in the fast food and body cult era
title O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
spellingShingle O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
Gonzalez, Fabiana Gaspar
Ensino de ciências
Digestão
Nutrição
Educação alimentar
Abordagem sistêmica
Science teaching
Digestion
Nutrition
Eating education
Systemic approach
title_short O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
title_full O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
title_fullStr O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
title_full_unstemmed O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
title_sort O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo
author Gonzalez, Fabiana Gaspar
author_facet Gonzalez, Fabiana Gaspar
Paleari, Lucia Maria [UNESP]
author_role author
author2 Paleari, Lucia Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez, Fabiana Gaspar
Paleari, Lucia Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Digestão
Nutrição
Educação alimentar
Abordagem sistêmica
Science teaching
Digestion
Nutrition
Eating education
Systemic approach
topic Ensino de ciências
Digestão
Nutrição
Educação alimentar
Abordagem sistêmica
Science teaching
Digestion
Nutrition
Eating education
Systemic approach
description Mudanças notáveis nos hábitos alimentares, acompanhadas de práticas fisioculturistas intensas, são a tônica dos dias atuais, com registros de carências nutricionais e de obesidade bastante preocupantes, do ponto de vista da saúde pública, entre crianças, jovens e adultos. Mas o que conhecem as crianças e os adolescentes sobre o processo de digestão-nutrição, os conceitos básicos envolvidos e as condutas alimentares adequadas à boa saúde humana? Como é desenvolvido esse tema nas escolas públicas e particulares de ensino? Tais questionamentos desencadearam um estudo sobre a natureza das práticas desenvolvidas por professores de ciências e biologia e o conhecimento apresentado por alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram inadequação no tratamento metodológico de ensino do processo de digestão e conceitos envolvidos nesse tema, que levam os alunos ao desinteresse e a manterem praticamente inalterados os conhecimentos ordinários que possuem. O processo de digestão e nutrição, bem como suas implicações para a saúde, configuraram-se como fenômenos desvinculados do aluno, à semelhança do que observamos nos livros didáticos por eles utilizados. A dinâmica das inter-relações alimentares entre seres vivos são superficialmente consideradas em ecologia e passam ao largo das adaptações comportamentais, morfológicas e fisiológicas envolvidas. Considerando esses resultados, propõe-se conteúdo baseado em abordagem ecológica, voltado para determinadas atividades experimentais, jogos e interações coevolutivas de seres vivos - aspectos biológicos e sociais, para o despertar de posturas reflexivas e críticas diante das transformações sociais em curso e de nossas necessidades biológicas no que se refere à alimentação e saúde.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
2014-05-20T13:48:56Z
2014-05-20T13:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100003
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 12, n. 1, p. 13-24, 2006.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/17411
10.1590/S1516-73132006000100003
S1516-73132006000100003
S1516-73132006000100003.pdf
4985745982310357
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100003
http://hdl.handle.net/11449/17411
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 12, n. 1, p. 13-24, 2006.
1516-7313
10.1590/S1516-73132006000100003
S1516-73132006000100003
S1516-73132006000100003.pdf
4985745982310357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13-24
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046776584798208