O arranjo de fotografias em unidades de informação: fundamentos teóricos e aplicações práticas a partir do Fundo José Pedro Miranda do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93712 |
Resumo: | The present research is a theoretical questioning given form from practical problems resulted from the accreation, organization and availability of photographs by José Pedro Miranda at the Ribeirão Preto Public and Historic Archive. Concerning the role of photography as a historical and archivistic document, this work promotes discussion upon specific problems on archival science, aiming at the arrangement of photographic documents. Its conclusion was the need of comprehensive approach able to consider fonds and photographic collections as objects that, during the processing period, require the subtlety of dialoguing and incorporating processing principles coming from different practices and reflections by professionals in the area of Information Science. |
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O arranjo de fotografias em unidades de informação: fundamentos teóricos e aplicações práticas a partir do Fundo José Pedro Miranda do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão PretoCatalogação - Imagens, ilustrações, etcFotografias - OrganizaçãoColeções de fotografias - Arquivos públicosPhotographyPhotograph arrangementThe present research is a theoretical questioning given form from practical problems resulted from the accreation, organization and availability of photographs by José Pedro Miranda at the Ribeirão Preto Public and Historic Archive. Concerning the role of photography as a historical and archivistic document, this work promotes discussion upon specific problems on archival science, aiming at the arrangement of photographic documents. Its conclusion was the need of comprehensive approach able to consider fonds and photographic collections as objects that, during the processing period, require the subtlety of dialoguing and incorporating processing principles coming from different practices and reflections by professionals in the area of Information Science.O presente trabalho é uma indagação teórica formulada a partir de problemas de ordem prática advindos do recolhimento, organização e disponibilização das fotografias de José Pedro Miranda no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Relativizando o papel da fotografia como documento histórico e arquivístico, promove uma discussão sobre os problemas específicos da arquivística para o arranjo de documentos fotográficos. Conclui-se sobre a necessidade de uma abordagem abrangente, que considere os fundos e as coleções fotográficas como objetos que, no momento do tratamento documental, requerem a sutileza de saber dialogar e incorporar princípios de tratamento vindos de diferentes práticas e reflexões dos profissionais da área da Ciência da Informação.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marañon, Eduardo Ismael Murguia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Registro, Tânia Cristina [UNESP]2014-06-11T19:26:45Z2014-06-11T19:26:45Z2005-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis187 f.application/pdfREGISTRO, Tânia Cristina. O arranjo de fotografias em unidades de informação: fundamentos teóricos e aplicações práticas a partir do Fundo José Pedro Miranda do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. 2005. 187 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/93712000291351registro_tc_me_mar.pdf33004110043P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:09:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93712Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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