Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93254
Resumo: O presente trabalho se dedica a analisar a maneira pela qual Víctor Jara, Quilapayún e Inti- Illimani – músicos ligados ao movimento da Nova Canção Chilena – procuraram “tomar a história em suas mãos”, colocando-se ao lado do “povo” na realização do que consideravam ser o seu devir. Reivindicando protagonismo na transformação da ordem social vigente e elaborando discursos sobre o papel social da arte, tais músicos buscaram filiar seu repertório a determinada tradição musical, reinventando-a. Em contraposição ao que consideravam uma visão estática do folclore, defenderam seu caráter dinâmico, que permitiria sua transformação e atualização de acordo com as demandas políticas do presente. Filiados ao Partido Comunista, ofereceram apoio a Salvador Allende durante a campanha eleitoral de 1970 e, posteriormente, passaram a integrar seu governo, contribuindo para a identificação da Nova Canção Chilena – termo cunhado no festival homônimo realizado em 1969 – como um movimento politicamente engajado. A fim de compreender como esse movimento participou do processo intenso de transformações sociais ocorrido no Chile entre a segunda metade dos anos 1960 e o início dos 1970, examinamos o universo de referências estéticas, políticas e históricas presentes nos LPs dos artistas selecionados – abarcando desde suas primeiras gravações (1966) até o golpe militar (1973) –, tendo como foco as relações estabelecidas entre música popular e ideais revolucionários
id UNSP_5de0687b967ff36b8acce6205c647d28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93254
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)HistóriaMusica popular - História - ChileMusica popular - Aspectos sociaisMusicos - ChileChile - Política e governoHistoryO presente trabalho se dedica a analisar a maneira pela qual Víctor Jara, Quilapayún e Inti- Illimani – músicos ligados ao movimento da Nova Canção Chilena – procuraram “tomar a história em suas mãos”, colocando-se ao lado do “povo” na realização do que consideravam ser o seu devir. Reivindicando protagonismo na transformação da ordem social vigente e elaborando discursos sobre o papel social da arte, tais músicos buscaram filiar seu repertório a determinada tradição musical, reinventando-a. Em contraposição ao que consideravam uma visão estática do folclore, defenderam seu caráter dinâmico, que permitiria sua transformação e atualização de acordo com as demandas políticas do presente. Filiados ao Partido Comunista, ofereceram apoio a Salvador Allende durante a campanha eleitoral de 1970 e, posteriormente, passaram a integrar seu governo, contribuindo para a identificação da Nova Canção Chilena – termo cunhado no festival homônimo realizado em 1969 – como um movimento politicamente engajado. A fim de compreender como esse movimento participou do processo intenso de transformações sociais ocorrido no Chile entre a segunda metade dos anos 1960 e o início dos 1970, examinamos o universo de referências estéticas, políticas e históricas presentes nos LPs dos artistas selecionados – abarcando desde suas primeiras gravações (1966) até o golpe militar (1973) –, tendo como foco as relações estabelecidas entre música popular e ideais revolucionáriosThe present work is dedicated to analyze the way in which Víctor Jara, Quilapayún and Inti- Illimani - musicians linked to the Chilean New Song Movement - sought to take history into their hands, putting themselves next to the people in achieving what they considered to be their becoming. Claiming protagonism in the transformation of the social order and elaborating speeches on the social role of art, such musicians sought to affiliate their repertoire to a particular musical tradition, reinventing it. In opposition to what they considered a static view of folklore, they defended its dynamic character, which would allow its transformation and update according to the political demands of the present. Affiliated to the Communist Party, they offered support to Salvador Allende during the electoral campaign of 1970, and later became part of his government, contributing to the identification of Chilean New Song - a term coined in the homonymous festival held in 1969 - as a movement politically engaged. In order to understand how this movement participated in the intense process of social transformations that occurred in Chile between the second half of the 1960s and early 1970s, we examinated the universe of aesthetic, political and historical references present in the selected artists' LPs - spanning from their first recordings (1966) to the military coup (1973) -, focusing on the relationship between popular music and revolutionary idealsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Tania da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]2014-06-11T19:26:22Z2014-06-11T19:26:22Z2013-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis297 f. : il. color., fotos, tabs.application/pdfSCHMIEDECKE, Natália Ayo. Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973). 2013. 297 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.http://hdl.handle.net/11449/93254000726181schmiedecke_na_me_fran.pdf33004072013P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T18:37:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93254Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:32.668063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
title Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
spellingShingle Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]
História
Musica popular - História - Chile
Musica popular - Aspectos sociais
Musicos - Chile
Chile - Política e governo
History
title_short Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
title_full Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
title_fullStr Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
title_full_unstemmed Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
title_sort Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973)
author Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]
author_facet Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Tania da Costa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmiedecke, Natália Ayo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História
Musica popular - História - Chile
Musica popular - Aspectos sociais
Musicos - Chile
Chile - Política e governo
History
topic História
Musica popular - História - Chile
Musica popular - Aspectos sociais
Musicos - Chile
Chile - Política e governo
History
description O presente trabalho se dedica a analisar a maneira pela qual Víctor Jara, Quilapayún e Inti- Illimani – músicos ligados ao movimento da Nova Canção Chilena – procuraram “tomar a história em suas mãos”, colocando-se ao lado do “povo” na realização do que consideravam ser o seu devir. Reivindicando protagonismo na transformação da ordem social vigente e elaborando discursos sobre o papel social da arte, tais músicos buscaram filiar seu repertório a determinada tradição musical, reinventando-a. Em contraposição ao que consideravam uma visão estática do folclore, defenderam seu caráter dinâmico, que permitiria sua transformação e atualização de acordo com as demandas políticas do presente. Filiados ao Partido Comunista, ofereceram apoio a Salvador Allende durante a campanha eleitoral de 1970 e, posteriormente, passaram a integrar seu governo, contribuindo para a identificação da Nova Canção Chilena – termo cunhado no festival homônimo realizado em 1969 – como um movimento politicamente engajado. A fim de compreender como esse movimento participou do processo intenso de transformações sociais ocorrido no Chile entre a segunda metade dos anos 1960 e o início dos 1970, examinamos o universo de referências estéticas, políticas e históricas presentes nos LPs dos artistas selecionados – abarcando desde suas primeiras gravações (1966) até o golpe militar (1973) –, tendo como foco as relações estabelecidas entre música popular e ideais revolucionários
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-11
2014-06-11T19:26:22Z
2014-06-11T19:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHMIEDECKE, Natália Ayo. Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973). 2013. 297 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/93254
000726181
schmiedecke_na_me_fran.pdf
33004072013P0
identifier_str_mv SCHMIEDECKE, Natália Ayo. Tomemos la historia en nuestras manos: utopia revolucionária e música popular no Chile (1966-1973). 2013. 297 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.
000726181
schmiedecke_na_me_fran.pdf
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/93254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 297 f. : il. color., fotos, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129513387720704