A rede social Facebook como espaço educativo para o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual matriculados nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carla Beatriz Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237457
Resumo: A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva do Programa de Mestrado Profissional em Inclusão em Rede Nacional PROFEI da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP. Inovações tecnológicas possibilitadas pelo digital em rede caracterizam a sociedade contemporânea, apresentam-se como um grande desafio e, ao mesmo tempo, são recursos necessários para a prática pedagógica na atualidade. O estudo realizado teve como objetivo geral analisar o uso da rede social Facebook, na Sala de Recursos Multifuncionais, como espaço educativo para o desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental-EF. A análise foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, investigando os aspectos qualitativos presentes no cotidiano dos participantes: três (3) estudantes que se enquadram entre os níveis leve (F70) e moderado (F7i), matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no contraturno da escola na SRM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de elaboração própria: sondagem inicial (entrevista) sobre as TDIC’s, em duas etapas, sendo a primeira realizada com os responsáveis e a segunda, com os estudantes; atividade diagnóstica avaliação das múltiplas linguagens (AML) impressa e avaliação das múltiplas linguagens AML 2, no grupo secreto no Facebook. O material bibliográfico pesquisado contribuiu para se ter conhecimento do estado da arte, para a elaboração dos instrumentos utilizados na coleta de dados e também para registro e análise dos resultados. De acordo com os dados analisados, percebeu-se que é possível utilizar a rede social Facebook como espaço educativo, desde que sejam observadas as normas para o seu uso como, por exemplo, estabelecer a idade mínima dos usuários, além de exigir documentos que autorizem a presença dos estudantes nesse espaço, realizando um planejamento de acordo com a realidade das pessoas envolvidas, principalmente no que tange à disponibilidade dos suportes tecnológicos. A pesquisa culminou com a elaboração de uma sequência didática a ser aplicada principalmente na Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Informática ou ainda em sala de aula regular com as devidas adaptações.
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Inovações tecnológicas possibilitadas pelo digital em rede caracterizam a sociedade contemporânea, apresentam-se como um grande desafio e, ao mesmo tempo, são recursos necessários para a prática pedagógica na atualidade. O estudo realizado teve como objetivo geral analisar o uso da rede social Facebook, na Sala de Recursos Multifuncionais, como espaço educativo para o desenvolvimento de alunos com Deficiência Intelectual matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental-EF. A análise foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, investigando os aspectos qualitativos presentes no cotidiano dos participantes: três (3) estudantes que se enquadram entre os níveis leve (F70) e moderado (F7i), matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e no contraturno da escola na SRM. Foram utilizados os seguintes instrumentos de elaboração própria: sondagem inicial (entrevista) sobre as TDIC’s, em duas etapas, sendo a primeira realizada com os responsáveis e a segunda, com os estudantes; atividade diagnóstica avaliação das múltiplas linguagens (AML) impressa e avaliação das múltiplas linguagens AML 2, no grupo secreto no Facebook. O material bibliográfico pesquisado contribuiu para se ter conhecimento do estado da arte, para a elaboração dos instrumentos utilizados na coleta de dados e também para registro e análise dos resultados. De acordo com os dados analisados, percebeu-se que é possível utilizar a rede social Facebook como espaço educativo, desde que sejam observadas as normas para o seu uso como, por exemplo, estabelecer a idade mínima dos usuários, além de exigir documentos que autorizem a presença dos estudantes nesse espaço, realizando um planejamento de acordo com a realidade das pessoas envolvidas, principalmente no que tange à disponibilidade dos suportes tecnológicos. A pesquisa culminou com a elaboração de uma sequência didática a ser aplicada principalmente na Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Informática ou ainda em sala de aula regular com as devidas adaptações.The present research is part of the line of research “Technological Innovation and Assistive Technology” of the Professional Master's Degree Program in Inclusion in National Network PROFEI of the Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" UNESP. Technological innovations made possible by the digital network characterize contemporary society, present themselves as a great challenge and at the same time are necessary resources for the pedagogical practice nowadays. The general objective was to analyze the use of the social network Facebook, in the Multifunctional Resource Room as an educational space for the development of students with Intellectual Disabilities enrolled in the final years of elementary school. The analyses were developed through a qualitative research approach, investigating qualitative aspects in the daily life of the participants. The researched bibliographic material contributed to the elaboration of the state of the art, the instruments for data collection, and the recording and analysis of the results. According to the data analyzed, it is possible to use the social network Facebook as an educational space, as long as the rules for its use are observed, such as minimum age, and documents authorizing the presence of students in this space, requiring planning according to the reality of the people involved, especially regarding the availability of technological support. The research culminated with the elaboration of a didactic sequence to be applied mainly in the Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Informática or even in the regular classroom with the proper adaptations.Esta investigación forma parte de la línea de investigación Innovación Tecnológica y Tecnología Asistencial del Programa de Maestría Profesional en Inclusión en la Red Nacional PROFEI de la Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP. Las innovaciones tecnológicas posibilitadas por la red digital caracterizan a la sociedad contemporánea, presentándose como un gran reto y, al mismo tiempo, como recursos necesarios para la práctica pedagógica actual. Tuvo como objetivo general analizar el uso de la red social Facebook, en el Aula de Recursos Multifuncionales, como espacio educativo para el desarrollo de los alumnos con Discapacidad Intelectual matriculados en los últimos cursos de primaria. El análisis se desarrolló a través de una investigación de enfoque cualitativo, investigando los aspectos cualitativos presentes en la vida cotidiana de los participantes. El material bibliográfico investigado contribuyó a la elaboración del estado del arte, de los instrumentos de recogida de datos, del registro y del análisis de los resultados. Según los datos analizados es posible utilizar la red social Facebook como espacio educativo, siempre y cuando se cumplan las normas para su uso, como la edad mínima, además de los documentos que autorizan la presencia de los alumnos en este espacio, requiriendo una planificación acorde a la realidad de las personas involucradas, especialmente en lo que respecta a la disponibilidad de soportes tecnológicos. La investigación culminó con la elaboración de una secuencia didáctica para ser aplicada principalmente en el Aula de Recursos Multifuncionales, en el Aula de Informática o incluso en el aula ordinaria con las debidas adaptaciones.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melques, Paula MesquitaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Carla Beatriz Carvalho2022-11-22T13:20:03Z2022-11-22T13:20:03Z2022-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23745733004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:13:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:07:03.183565Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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