Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Aryane Flauzino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183061
Resumo: Estudos anteriores mostraram resultados positivos da fototerapia na melhora do desempenho e na aceleração da recuperação pós-exercício. No entanto, os efeitos da fototerapia a partir de diferentes tipos de exercícios e ajustados a um modelo de treinamento ainda não estão claros. A partir de revisão sistemática com meta-análise, concluiu-se que as evidências disponíveis sugerem que a fototerapia tem efeitos benéficos no controle da atividade da CK e demonstra uma possível relação baseada nos danos causados pelo exercício, proporcionando maior efeito nos estudos que utilizaram exercício localizado. O ensaio clínico randomizado revelou que doze semanas de treinamento combinado de sprints e agachamento foram capazes de melhorar alguns resultados funcionais e causar aumento da concentração do fator de crescimento endotelial vascular; no entanto, nenhuma evidência foi encontrada de que a fototerapia aplicada durante o treinamento promove efeitos adicionais.
id UNSP_5e52e07fb5a1fa47688a0840b3fcc488
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183061
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performanceEffects of phototherapy on post-exercise recovery and performanceFototerapiaRecuperação da funçãoDesempenho atléticoEstudos anteriores mostraram resultados positivos da fototerapia na melhora do desempenho e na aceleração da recuperação pós-exercício. No entanto, os efeitos da fototerapia a partir de diferentes tipos de exercícios e ajustados a um modelo de treinamento ainda não estão claros. A partir de revisão sistemática com meta-análise, concluiu-se que as evidências disponíveis sugerem que a fototerapia tem efeitos benéficos no controle da atividade da CK e demonstra uma possível relação baseada nos danos causados pelo exercício, proporcionando maior efeito nos estudos que utilizaram exercício localizado. O ensaio clínico randomizado revelou que doze semanas de treinamento combinado de sprints e agachamento foram capazes de melhorar alguns resultados funcionais e causar aumento da concentração do fator de crescimento endotelial vascular; no entanto, nenhuma evidência foi encontrada de que a fototerapia aplicada durante o treinamento promove efeitos adicionais.Previous studies have shown positive results of the phototherapy on the improvement of performance and post-exercise recovery acceleration. However, the effects of phototherapy from diferente types of exercise and adjusted to a model of training remain unclear. From systematic review with meta-analysis it was concluded that the available evidence suggest that phototherapy has beneficial effects on the management of CK activity and demonstrate a possible relationship based on damage caused by exercise, providing a greater effect in studies that used localized exercise. The randomized clinical trial revealed that twelve weeks of combined training of sprints and squat improve some functional outcomes and increase of vascular endothelial growth factor concentration; however, no evidence was found that phototherapy applied during training promotes additional effects.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/25219-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pastre, Carlos Marcelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Aryane Flauzino2019-07-26T19:46:16Z2019-07-26T19:46:16Z2019-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18306100091874433004129045P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-24T06:05:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183061Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:47:59.031593Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
Effects of phototherapy on post-exercise recovery and performance
title Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
spellingShingle Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
Machado, Aryane Flauzino
Fototerapia
Recuperação da função
Desempenho atlético
title_short Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
title_full Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
title_fullStr Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
title_full_unstemmed Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
title_sort Efeitos da fototerapia no processo de recuperação pós-exercício e performance
author Machado, Aryane Flauzino
author_facet Machado, Aryane Flauzino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pastre, Carlos Marcelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Aryane Flauzino
dc.subject.por.fl_str_mv Fototerapia
Recuperação da função
Desempenho atlético
topic Fototerapia
Recuperação da função
Desempenho atlético
description Estudos anteriores mostraram resultados positivos da fototerapia na melhora do desempenho e na aceleração da recuperação pós-exercício. No entanto, os efeitos da fototerapia a partir de diferentes tipos de exercícios e ajustados a um modelo de treinamento ainda não estão claros. A partir de revisão sistemática com meta-análise, concluiu-se que as evidências disponíveis sugerem que a fototerapia tem efeitos benéficos no controle da atividade da CK e demonstra uma possível relação baseada nos danos causados pelo exercício, proporcionando maior efeito nos estudos que utilizaram exercício localizado. O ensaio clínico randomizado revelou que doze semanas de treinamento combinado de sprints e agachamento foram capazes de melhorar alguns resultados funcionais e causar aumento da concentração do fator de crescimento endotelial vascular; no entanto, nenhuma evidência foi encontrada de que a fototerapia aplicada durante o treinamento promove efeitos adicionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T19:46:16Z
2019-07-26T19:46:16Z
2019-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183061
000918744
33004129045P2
url http://hdl.handle.net/11449/183061
identifier_str_mv 000918744
33004129045P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128564268105728