Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oriani, Valéria Pall
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.172.07
http://hdl.handle.net/11449/114970
Resumo: The text aims to refl ect about masculinity and femininity in children’s education, an almost entirely feminine environment, bringing fi ndings of a study that investigated the social relations of gender in this level of teaching in a school where a man worked as a teacher. Data was composed by observations of pedagogical practices of a woman teacher and a man teacher of Early Childhood Education. After that, those teachers, the pedagogical coordinator, the headmaster and a nursery worker were interviewed. Based on theoretical contributions about culture and gender, the paper shows that the masculine and the feminine identities and social roles for both sexes, historically, are human constructions that can be modifi ed, especially at school.
id UNSP_5e71dab6e8b7601d520ae071edd268d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114970
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação InfantilGender Relations in school: Femininity and masculinity in early childhood educationGênero na Educação InfantilMasculinidade e Feminilidade na docênciaCultura e educaçãoThe text aims to refl ect about masculinity and femininity in children’s education, an almost entirely feminine environment, bringing fi ndings of a study that investigated the social relations of gender in this level of teaching in a school where a man worked as a teacher. Data was composed by observations of pedagogical practices of a woman teacher and a man teacher of Early Childhood Education. After that, those teachers, the pedagogical coordinator, the headmaster and a nursery worker were interviewed. Based on theoretical contributions about culture and gender, the paper shows that the masculine and the feminine identities and social roles for both sexes, historically, are human constructions that can be modifi ed, especially at school.O texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadasas práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oriani, Valéria PallBrabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]2015-02-24T13:57:38Z2015-02-24T13:57:38Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article145-154application/pdfhttp://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.172.07Educacao Unisinos, v. 17, n. 2, p. 145-154, 2013.2177-6210http://hdl.handle.net/11449/11497010.4013/edu.2013.172.07ISSN21776210-2013-17-02-145-154.pdf2632812623662636Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducacao Unisinosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
Gender Relations in school: Femininity and masculinity in early childhood education
title Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
spellingShingle Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
Oriani, Valéria Pall
Gênero na Educação Infantil
Masculinidade e Feminilidade na docência
Cultura e educação
title_short Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
title_full Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
title_fullStr Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
title_full_unstemmed Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
title_sort Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil
author Oriani, Valéria Pall
author_facet Oriani, Valéria Pall
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
author_role author
author2 Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oriani, Valéria Pall
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero na Educação Infantil
Masculinidade e Feminilidade na docência
Cultura e educação
topic Gênero na Educação Infantil
Masculinidade e Feminilidade na docência
Cultura e educação
description The text aims to refl ect about masculinity and femininity in children’s education, an almost entirely feminine environment, bringing fi ndings of a study that investigated the social relations of gender in this level of teaching in a school where a man worked as a teacher. Data was composed by observations of pedagogical practices of a woman teacher and a man teacher of Early Childhood Education. After that, those teachers, the pedagogical coordinator, the headmaster and a nursery worker were interviewed. Based on theoretical contributions about culture and gender, the paper shows that the masculine and the feminine identities and social roles for both sexes, historically, are human constructions that can be modifi ed, especially at school.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:38Z
2015-02-24T13:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.172.07
Educacao Unisinos, v. 17, n. 2, p. 145-154, 2013.
2177-6210
http://hdl.handle.net/11449/114970
10.4013/edu.2013.172.07
ISSN21776210-2013-17-02-145-154.pdf
2632812623662636
url http://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.172.07
http://hdl.handle.net/11449/114970
identifier_str_mv Educacao Unisinos, v. 17, n. 2, p. 145-154, 2013.
2177-6210
10.4013/edu.2013.172.07
ISSN21776210-2013-17-02-145-154.pdf
2632812623662636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educacao Unisinos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145-154
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128162182201344