Positividade em série: a plataforma de streaming no combate à discriminação ao PVHIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Carvalho da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255428
https://lattes.cnpq.br/7039952089287166
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar a representatividade positiva da pessoa vivendo com HIV (PVHIV) nas séries distribuídas pela plataforma de streaming Netflix, a partir de uma elaboração de uma matriz de positividade. Estabeleceu-se como problemática central o emprego de séries como instrumento de representatividade, uma vez que impacta o espectador e gera sentimento de pertencimento à sociedade nas PVHIV, compartilhando conhecimento acerca do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), difundindo os Direitos Humanos (DH) e humanizando as pessoas soropositivas a partir da representação da condição de vida destes indivíduos no cenário contemporâneo. A construção das categorias de análise das séries fundamenta-se nos autores Marconi José Pimentel Pequeno (2016), Patrick Charaudeau (2014), Jean-Claude Abric (2000), Roland Barthes (2008), Bordwell e Thompson (2013). A metodologia utilizada prioriza a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016), avaliando-se como corpus do estudo, aspectos de duas séries distribuídas pela plataforma Netflix, a saber: 1- Elite, 2018 a 2022, criada por Carlos Montero e Darío Madrona, idioma original espanhol. 2- Sex Education, 2019 a 2022, criada por Laurie Nunn. A escolha destas considerou, principalmente, o caráter tecnológico (LATOUR, 2012) de distribuição das plataformas e a ambientação destas no contexto temporal posterior a 2016, ano em que se consolidou o conhecimento acerca do Indetectável = Intransmissível (I=I), (UNAIDS, 2018), com personagem de PVHIV que não é representada como pessoa doente. Todas as produções relacionadas acima apresentam contexto em que é debatida a temática HIV e/ou introduzem personagens na condição de PVHIV. A pesquisa foi desenvolvida com foco em atender uma das demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o qual visa enfrentar os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes no mundo, como acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade (ONU, 2021). Dentre os ODS, relacionam-se diretamente com o tema proposto deste projeto: saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades, fundamentais para mitigar a dificuldade enfrentada pela PVHIV, que é expurgada, tanto do convívio social, como afetivo e profissional por ausência de informação e preconceito.
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A construção das categorias de análise das séries fundamenta-se nos autores Marconi José Pimentel Pequeno (2016), Patrick Charaudeau (2014), Jean-Claude Abric (2000), Roland Barthes (2008), Bordwell e Thompson (2013). A metodologia utilizada prioriza a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016), avaliando-se como corpus do estudo, aspectos de duas séries distribuídas pela plataforma Netflix, a saber: 1- Elite, 2018 a 2022, criada por Carlos Montero e Darío Madrona, idioma original espanhol. 2- Sex Education, 2019 a 2022, criada por Laurie Nunn. A escolha destas considerou, principalmente, o caráter tecnológico (LATOUR, 2012) de distribuição das plataformas e a ambientação destas no contexto temporal posterior a 2016, ano em que se consolidou o conhecimento acerca do Indetectável = Intransmissível (I=I), (UNAIDS, 2018), com personagem de PVHIV que não é representada como pessoa doente. Todas as produções relacionadas acima apresentam contexto em que é debatida a temática HIV e/ou introduzem personagens na condição de PVHIV. A pesquisa foi desenvolvida com foco em atender uma das demandas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o qual visa enfrentar os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes no mundo, como acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade (ONU, 2021). Dentre os ODS, relacionam-se diretamente com o tema proposto deste projeto: saúde e bem-estar, educação de qualidade e redução das desigualdades, fundamentais para mitigar a dificuldade enfrentada pela PVHIV, que é expurgada, tanto do convívio social, como afetivo e profissional por ausência de informação e preconceito.The study aims to analyze the positive representation of people living with HIV (PLHIV) in series distributed by the Netflix streaming platform, based on the development of a positivity matrix. The central problem established is the use of series as a tool for representation, as it impacts viewers and generates a sense of belonging to society for PLHIV, sharing knowledge about the Human Immunodeficiency Virus (HIV), disseminating Human Rights (HR), and humanizing seropositive individuals through the representation of their life conditions in the contemporary scenario. The construction of the series analysis categories is based on the works of authors Marconi José Pimentel Pequeno (2016), Patrick Charaudeau (2014), Jean-Claude Abric (2000), Roland Barthes (2008), Bordwell, and Thompson (2013). The methodology prioritizes Laurence Bardin's Content Analysis (2016), evaluating aspects of two series distributed by the Netflix platform as the study's corpus, namely: 1- Elite, 2018 to 2022, created by Carlos Montero and Darío Madrona, original language Spanish. 2- Sex Education, 2019 to 2022, created by Laurie Nunn. The selection of these series mainly considered the technological nature (LATOUR, 2012) of platform distribution and their setting in the temporal context post-2016, the year when knowledge about Undetectable = Untransmittable (U=U) was consolidated (UNAIDS, 2018), with PLHIV characters not portrayed as sick individuals. All the mentioned productions present contexts where the HIV theme is discussed and/or introduce characters in the PLHIV condition. The research was developed to meet one of the demands of the Sustainable Development Goals (SDGs), which aims to address urgent environmental, political, and economic challenges worldwide, such as ending poverty, protecting the planet, and ensuring that all people have peace and prosperity (ONU, 2021). Among the SDGs, those directly related to the proposed theme of this project are health and well-being, quality education, and reducing inequalities, essential to mitigate the difficulties faced by PLHIV, who are marginalized from social, emotional, and professional interaction due to lack of information and prejudice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]Silva, Thiago Carvalho da2024-05-02T13:33:51Z2024-05-02T13:33:51Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thiago Carvalho da. Positividade em série: a plataforma de streaming no combate à discriminação ao PVHIV . Orientadora: Célia Maria Retz Godoy dos Santos. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255428https://lattes.cnpq.br/7039952089287166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-03T19:38:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255428Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:45.030435Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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