O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lucas Bombarda Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251355
Resumo: Esta pesquisa parte da necessidade de compreender quais são os conteúdos clássicos da Química, como eles se desenvolveram historicamente e qual a importância da Química para mudança de concepção de mundo dos alunos. O objetivo geral deste trabalho é explicitar os movimentos dialéticos presentes na tabela periódica, discutindo os aspectos ontológicos e epistemológicos do conteúdo e sua importância para a mudança de concepção de mundo dos alunos. Com esse propósito, nos apoiamos nas discussões realizadas pela área de História e Filosofia da Ciência e no referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma pesquisa teórico-conceitual acerca dos trabalhos que discutem os aspectos filosóficos da tabela periódica. Com esse intuito, realizamos um movimento de estudo acerca do desenvolvimento histórico e dos pressupostos filosóficos da lei periódica. Para isso, elaboramos duas pesquisas bibliográficas, uma para nos aprofundarmos no contexto histórico da elaboração da tabela periódica e identificar os principais marcos e embates da área, que culminou na escrita da história da elaboração da tabela periódica presentes neste trabalho. A segunda pesquisa bibliográfica é focada nos aspectos filosóficos da tabela periódica com o intuito de conhecer o que a área vem discutindo e obter os artigos da filosofia da tabela periódica para a análise. A partir das análises dos textos obtidos na pesquisa bibliográfica acerca da filosofia da tabela periódica, buscamos explicitar os movimentos dialéticos presentes na lei periódica, em específico aqueles relacionados às três principais leis da dialética: 1. lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa 2. lei da luta dos contrários; 3. lei da negação da negação. Dentre as principais contribuições deste trabalho para a área de Filosofia da Química, podemos apontar: a discussão de que a lei periódica é uma lei científica, pois reflete as relações necessárias e determinantes dos elementos químicos assim como possibilita a previsão das propriedades específicas dos elementos; a síntese de que a lei periódica reproduz o os movimentos dialéticos das três leis da dialética que são inerentes a qualquer formação material. Neste trabalho, destacamos também as implicações dos aspectos filosóficos para o ensino de química, apontando que a lei periódica é um conteúdo clássico para a PHC e, portanto, favorece a formação de uma concepção de mundo materialista histórica e dialética nos alunos. Buscamos explicitar a dinamicidade e o movimento presente no conteúdo da lei periódica, demonstrando que o conhecimento é fruto das necessidades e objetivações humanas e tentando propiciar uma compreensão da prática social e dos aspectos filosóficos-científicos do conteúdo. Além das implicações explicitadas, destacamos como limitação deste estudo seu aspecto internalista, uma vez que esta pesquisa visou o estudo da temática em relação ao materialismo histórico e dialético e a pedagogia histórico-crítica, em que não conseguimos ampliar o diálogo desta temática quanto à literatura da pesquisa em educação química de forma ampla, concentrando-nos nas discussões e perspectivas internas aos nossos referenciais.
id UNSP_5ecdbc00ab715dedf91567de5a2e7ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251355
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e DialéticaChemistry teaching and the periodic table: contributions to a Materialist, Historical and Dialectical Philosophy of ChemistryEnsino de químicaHistória e filosofia da ciênciaPedagogia histórico-críticaLei periódicaTabela periódicaEsta pesquisa parte da necessidade de compreender quais são os conteúdos clássicos da Química, como eles se desenvolveram historicamente e qual a importância da Química para mudança de concepção de mundo dos alunos. O objetivo geral deste trabalho é explicitar os movimentos dialéticos presentes na tabela periódica, discutindo os aspectos ontológicos e epistemológicos do conteúdo e sua importância para a mudança de concepção de mundo dos alunos. Com esse propósito, nos apoiamos nas discussões realizadas pela área de História e Filosofia da Ciência e no referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma pesquisa teórico-conceitual acerca dos trabalhos que discutem os aspectos filosóficos da tabela periódica. Com esse intuito, realizamos um movimento de estudo acerca do desenvolvimento histórico e dos pressupostos filosóficos da lei periódica. Para isso, elaboramos duas pesquisas bibliográficas, uma para nos aprofundarmos no contexto histórico da elaboração da tabela periódica e identificar os principais marcos e embates da área, que culminou na escrita da história da elaboração da tabela periódica presentes neste trabalho. A segunda pesquisa bibliográfica é focada nos aspectos filosóficos da tabela periódica com o intuito de conhecer o que a área vem discutindo e obter os artigos da filosofia da tabela periódica para a análise. A partir das análises dos textos obtidos na pesquisa bibliográfica acerca da filosofia da tabela periódica, buscamos explicitar os movimentos dialéticos presentes na lei periódica, em específico aqueles relacionados às três principais leis da dialética: 1. lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa 2. lei da luta dos contrários; 3. lei da negação da negação. Dentre as principais contribuições deste trabalho para a área de Filosofia da Química, podemos apontar: a discussão de que a lei periódica é uma lei científica, pois reflete as relações necessárias e determinantes dos elementos químicos assim como possibilita a previsão das propriedades específicas dos elementos; a síntese de que a lei periódica reproduz o os movimentos dialéticos das três leis da dialética que são inerentes a qualquer formação material. Neste trabalho, destacamos também as implicações dos aspectos filosóficos para o ensino de química, apontando que a lei periódica é um conteúdo clássico para a PHC e, portanto, favorece a formação de uma concepção de mundo materialista histórica e dialética nos alunos. Buscamos explicitar a dinamicidade e o movimento presente no conteúdo da lei periódica, demonstrando que o conhecimento é fruto das necessidades e objetivações humanas e tentando propiciar uma compreensão da prática social e dos aspectos filosóficos-científicos do conteúdo. Além das implicações explicitadas, destacamos como limitação deste estudo seu aspecto internalista, uma vez que esta pesquisa visou o estudo da temática em relação ao materialismo histórico e dialético e a pedagogia histórico-crítica, em que não conseguimos ampliar o diálogo desta temática quanto à literatura da pesquisa em educação química de forma ampla, concentrando-nos nas discussões e perspectivas internas aos nossos referenciais.This research stems from the need to understand the classical contents of Chemistry, how they have developed historically, and the importance of Chemistry in changing students' worldview. The overall objective of this work is to elucidate the dialectical movements present in the periodic table, discussing the ontological and epistemological aspects of the content and its significance for students' worldview transformation. With this purpose in mind, we draw upon discussions from the field of History and Philosophy of Science and the theoretical and methodological framework of Dialectical Historical Materialism and Historical-Critical Pedagogy. To achieve our goal, we conducted a theoretical-conceptual study of works discussing the philosophical aspects of the periodic table. With this intention, we engaged in a study of the historical development and philosophical assumptions of the periodic law. To do so, we conducted two literature searches: one to delve into the historical context of the formulation of the periodic table, identifying key milestones and debates within the field, culminating in the narrative of the periodic table's formulation history presented in this work. The second literature search focused on the philosophical aspects of the periodic table, aiming to understand the ongoing discussions within the field and gather articles related to the philosophy of the periodic table for analysis. Through the analysis of texts obtained from the literature search on the philosophy of the periodic table, we sought to elucidate the dialectical movements present in the periodic law, specifically those related to the three fundamental laws of dialectics: The law of transformation of quantity into quality; The law of the struggle of opposites; The law of the negation of the negation. Among the main contributions of this work to the field of Philosophy of Chemistry, we can point out: the discussion that the periodic law is a scientific law, as it reflects the necessary and determinant relationships of chemical elements and enables the prediction of specific properties of elements; the synthesis that the periodic law reproduces the dialectical movements of the three laws of dialectics inherent to any material formation. In this work, we also highlight the implications of philosophical aspects for chemistry education, indicating that the periodic law is a classical content for Historical-Critical Pedagogy and thus supports the formation of a historical and dialectical materialist worldview in students. We aim to highlight the dynamism and movement inherent in the content of the periodic law, demonstrating that knowledge is a result of human needs and objectifications, and striving to facilitate an understanding of the social practice and philosophical-scientific aspects of the content. In addition to the implications mentioned, we acknowledge the internalist limitation of this study. As this research focused on studying the theme in relation to historical materialism, dialectics, and historical-critical pedagogy, we were unable to expand the dialogue on this theme to the broader literature of chemical education research, concentrating on internal discussions and perspectives within our frameworks.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Massi, Luciana [UNESP]Faculdade de CiênciasGomes, Lucas Bombarda Marques2023-11-17T11:11:29Z2023-11-17T11:11:29Z2023-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGOMES, L. B. M. O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2513554533113754337955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T11:11:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-17T11:11:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
Chemistry teaching and the periodic table: contributions to a Materialist, Historical and Dialectical Philosophy of Chemistry
title O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
spellingShingle O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
Gomes, Lucas Bombarda Marques
Ensino de química
História e filosofia da ciência
Pedagogia histórico-crítica
Lei periódica
Tabela periódica
title_short O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
title_full O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
title_fullStr O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
title_full_unstemmed O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
title_sort O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
author Gomes, Lucas Bombarda Marques
author_facet Gomes, Lucas Bombarda Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massi, Luciana [UNESP]
Faculdade de Ciências
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lucas Bombarda Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
História e filosofia da ciência
Pedagogia histórico-crítica
Lei periódica
Tabela periódica
topic Ensino de química
História e filosofia da ciência
Pedagogia histórico-crítica
Lei periódica
Tabela periódica
description Esta pesquisa parte da necessidade de compreender quais são os conteúdos clássicos da Química, como eles se desenvolveram historicamente e qual a importância da Química para mudança de concepção de mundo dos alunos. O objetivo geral deste trabalho é explicitar os movimentos dialéticos presentes na tabela periódica, discutindo os aspectos ontológicos e epistemológicos do conteúdo e sua importância para a mudança de concepção de mundo dos alunos. Com esse propósito, nos apoiamos nas discussões realizadas pela área de História e Filosofia da Ciência e no referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma pesquisa teórico-conceitual acerca dos trabalhos que discutem os aspectos filosóficos da tabela periódica. Com esse intuito, realizamos um movimento de estudo acerca do desenvolvimento histórico e dos pressupostos filosóficos da lei periódica. Para isso, elaboramos duas pesquisas bibliográficas, uma para nos aprofundarmos no contexto histórico da elaboração da tabela periódica e identificar os principais marcos e embates da área, que culminou na escrita da história da elaboração da tabela periódica presentes neste trabalho. A segunda pesquisa bibliográfica é focada nos aspectos filosóficos da tabela periódica com o intuito de conhecer o que a área vem discutindo e obter os artigos da filosofia da tabela periódica para a análise. A partir das análises dos textos obtidos na pesquisa bibliográfica acerca da filosofia da tabela periódica, buscamos explicitar os movimentos dialéticos presentes na lei periódica, em específico aqueles relacionados às três principais leis da dialética: 1. lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa 2. lei da luta dos contrários; 3. lei da negação da negação. Dentre as principais contribuições deste trabalho para a área de Filosofia da Química, podemos apontar: a discussão de que a lei periódica é uma lei científica, pois reflete as relações necessárias e determinantes dos elementos químicos assim como possibilita a previsão das propriedades específicas dos elementos; a síntese de que a lei periódica reproduz o os movimentos dialéticos das três leis da dialética que são inerentes a qualquer formação material. Neste trabalho, destacamos também as implicações dos aspectos filosóficos para o ensino de química, apontando que a lei periódica é um conteúdo clássico para a PHC e, portanto, favorece a formação de uma concepção de mundo materialista histórica e dialética nos alunos. Buscamos explicitar a dinamicidade e o movimento presente no conteúdo da lei periódica, demonstrando que o conhecimento é fruto das necessidades e objetivações humanas e tentando propiciar uma compreensão da prática social e dos aspectos filosóficos-científicos do conteúdo. Além das implicações explicitadas, destacamos como limitação deste estudo seu aspecto internalista, uma vez que esta pesquisa visou o estudo da temática em relação ao materialismo histórico e dialético e a pedagogia histórico-crítica, em que não conseguimos ampliar o diálogo desta temática quanto à literatura da pesquisa em educação química de forma ampla, concentrando-nos nas discussões e perspectivas internas aos nossos referenciais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-17T11:11:29Z
2023-11-17T11:11:29Z
2023-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, L. B. M. O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251355
4533113754337955
identifier_str_mv GOMES, L. B. M. O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
4533113754337955
url https://hdl.handle.net/11449/251355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650296106188800