Análise da influência termo-pluviométrica nos indicadores do comércio de Maringá (PR): um ensaio metodológico na perspectiva da valorização ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriucci, Lays Regina [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89781
Resumo: Esta dissertação analisa o grau da influência termo-pluviométrica em alguns indicadores do comércio de Maringá (PR). Para isso foram estudados os elementos climáticos, temperatura e precipitação, bem como os indicadores econômicos: ICMS, SCPC, Vídeo-Cheque, Consumo e Consumidores de Energia Elétrica. Realizaram-se análises gráficas, e aplicações estatísticas de correlação e regressão, bem como, o exame de um estudo de caso. Considera-se que os grupos investigados apresentaram variações nas formas de correlações. A variável temperatura influência tanto no período frio como no período quente. A precipitação apresenta praticamente um tipo de comportamento: o aumento das chuvas faz diminuir a movimentação do comércio. Os resultados das análises do estudo de caso, que investiga a correlação das vendas diárias de um supermercado, mostraram que: o aumento da temperatura correlaciona-se com o aumento nas vendas, bem como, queda na temperatura – queda nas vendas; e o aumento da precipitação correlaciona-se com a diminuição das vendas; e a queda na precipitação – aumento das vendas. Os resultados apresentados neste trabalho possuem o caráter de testes preliminares por ser uma primeira tentativa de aproximação real entre as variáveis do clima (temperatura e precipitação) com alguns indicadores do comportamento do comércio da cidade de Maringá.
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