Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damada, Gabrieli [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/115550
Resumo: Tradicionalmente, o aprendiz de uma língua estrangeira busca entender um texto nessa língua, palavra por palavra, para construir a interpretação de um texto. Essa postura dificulta o desenvolvimento da aprendizagem da língua estudada, pois todo o idioma tem colocações (collocations), combinações fixas mais usadas e preferidas em relação a outras construções. Embora essas colocações se acomodem na mente do falante nativo de maneira natural, acabam por dificultar a fluência por parte dos aprendizes de língua inglesa, como língua estrangeira. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo descrever algumas colocações da língua inglesa por meio da Teoria dos Esquemas de Imagem vinculada ao modelo da Linguística Cognitiva. Pretendemos mostrar por meio das análises das colocações que o conceito de linguagem corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e a Teoria da Simulação (BERGEN, 2012) contribuem de maneira efetiva para a concretização da aprendizagem do inglês. As colocações analisadas provêm de um corpus extraído de textos jornalísticos, anúncios publicitários (disponíveis na Internet) e situações de uso do inglês. Espera-se que este trabalho ofereça subsídios para que se possa considerar o aprendizado das collocations, como um elemento importante no ensino de inglês a falantes do português
id UNSP_5ee9d254f6f8a58967035eb47ad85d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115550
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunkingLinguísticaLinguagemLíngua inglesaLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguisticsTradicionalmente, o aprendiz de uma língua estrangeira busca entender um texto nessa língua, palavra por palavra, para construir a interpretação de um texto. Essa postura dificulta o desenvolvimento da aprendizagem da língua estudada, pois todo o idioma tem colocações (collocations), combinações fixas mais usadas e preferidas em relação a outras construções. Embora essas colocações se acomodem na mente do falante nativo de maneira natural, acabam por dificultar a fluência por parte dos aprendizes de língua inglesa, como língua estrangeira. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo descrever algumas colocações da língua inglesa por meio da Teoria dos Esquemas de Imagem vinculada ao modelo da Linguística Cognitiva. Pretendemos mostrar por meio das análises das colocações que o conceito de linguagem corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e a Teoria da Simulação (BERGEN, 2012) contribuem de maneira efetiva para a concretização da aprendizagem do inglês. As colocações analisadas provêm de um corpus extraído de textos jornalísticos, anúncios publicitários (disponíveis na Internet) e situações de uso do inglês. Espera-se que este trabalho ofereça subsídios para que se possa considerar o aprendizado das collocations, como um elemento importante no ensino de inglês a falantes do portuguêsTraditionally, a foreign language learner tries to understand a text in the target language taking into account the meaning of word by word in order to interpret the text. This kind of behavior makes the development of the learning process more difficult as all languages have collocations, fixed combinations that are more used and preferred than other kinds of structures. Even though these collocations settle in the native speaker’s mind in a natural way, they hinder the fluency in English of people who are learning it as a foreign language. Therefore, this research study aims to describe some English collocations through the Image Schema Theory linked to the model of Cognitive Linguistics. We also intend to demonstrate, through the analyses of collocations, that the concept of embodied language (LAKOFF; JOHNSON, 1980) and the Simulation Theory (BERGEN, 2012) effectively contribute to the learning of English. The collocations analyzed are taken from a corpus of newspaper texts, advertisements (available on the Internet), and examples of English usage. Moreover, this research study aims to contribute to the view of collocation learning as an important aspect of the English teaching process to Portuguese speakersUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Damada, Gabrieli [UNESP]2015-03-03T11:52:19Z2015-03-03T11:52:19Z2014-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f. : il. (algumas color.)application/pdfDAMADA, Gabrieli. Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115550000805835000805835.pdf33004030009P49757262963534648Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:16.594558Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
title Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
spellingShingle Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
Damada, Gabrieli [UNESP]
Linguística
Linguagem
Língua inglesa
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguistics
title_short Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
title_full Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
title_fullStr Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
title_full_unstemmed Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
title_sort Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking
author Damada, Gabrieli [UNESP]
author_facet Damada, Gabrieli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Antônio Suárez [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Damada, Gabrieli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Linguagem
Língua inglesa
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguistics
topic Linguística
Linguagem
Língua inglesa
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguistics
description Tradicionalmente, o aprendiz de uma língua estrangeira busca entender um texto nessa língua, palavra por palavra, para construir a interpretação de um texto. Essa postura dificulta o desenvolvimento da aprendizagem da língua estudada, pois todo o idioma tem colocações (collocations), combinações fixas mais usadas e preferidas em relação a outras construções. Embora essas colocações se acomodem na mente do falante nativo de maneira natural, acabam por dificultar a fluência por parte dos aprendizes de língua inglesa, como língua estrangeira. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo descrever algumas colocações da língua inglesa por meio da Teoria dos Esquemas de Imagem vinculada ao modelo da Linguística Cognitiva. Pretendemos mostrar por meio das análises das colocações que o conceito de linguagem corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e a Teoria da Simulação (BERGEN, 2012) contribuem de maneira efetiva para a concretização da aprendizagem do inglês. As colocações analisadas provêm de um corpus extraído de textos jornalísticos, anúncios publicitários (disponíveis na Internet) e situações de uso do inglês. Espera-se que este trabalho ofereça subsídios para que se possa considerar o aprendizado das collocations, como um elemento importante no ensino de inglês a falantes do português
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-23
2015-03-03T11:52:19Z
2015-03-03T11:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DAMADA, Gabrieli. Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115550
000805835
000805835.pdf
33004030009P4
9757262963534648
identifier_str_mv DAMADA, Gabrieli. Expressões formulaicas e collocations em inglês: uma proposta de descrição por meio de esquemas de imagem e chunking. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000805835
000805835.pdf
33004030009P4
9757262963534648
url http://hdl.handle.net/11449/115550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f. : il. (algumas color.)
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129240385716224