As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Fernandes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144303
Resumo: Com a popularização da internet, a maneira que a sociedade se organiza foi alterada, incluindo a facilidade – e a velocidade – com que acessam informações, a possibilidade de se relacionar com outros membros do público e a oportunidade de criar releituras dos textos originais. Com o objetivo de identificar como os fãs constituem uma esfera de consumo de mídia ativo, foi escolhido como objeto o fansite brasileiro Potterish dedicado a Harry Potter. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, este trabalho considera sua estrutura e os trabalhos de fãs apresentados no fansite, as publicações da seção de notícias no último trimestre de 2015, os textos da seção de colunas com interpretações sobre a obra publicados em 2014 e 2015 e a cobertura realizada nos perfis do Potterish no Twitter e no Facebook sobre o anúncio do lançamento em livro do roteiro da peça Harry Potter and the Cursed Child. Este trabalho se apoia no referencial teórico produzido pelos estudos de fãs, com destaque aos autores Booth, Duffett, Fiske, Jenkins e Hills, além de autores que colaboram para a compreensão da sociedade contemporânea, como Thompson e Canclini. Os resultados da pesquisa mostraram que a estrutura do fansite representa principalmente os prazeres de performance de Duffett (2013), relacionados às atividades cuja proposta é experienciar o fandom, a seleção de notícia reúne informações em português sobre as novidades relacionadas à franquia, as colunas do Potterish se destacam pelas interpretações da história não explícitas nos livros e a atividade do Potterish nas redes sociais apresenta coerência de linguagem e maior interação com os fãs do que o próprio site. O fansite se apresenta como um facilitador do acesso à informação para os fãs ao traduzir o que é publicado em outro idioma, compartilhar com os outros fãs e organizar de maneira que os usuários do site sejam capazes de se atualizar sobre o objeto de seu fandom.
id UNSP_5f143eedec46a1e12fd61267d27332ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e FacebookThe participatory practices of media consumption: the fan culture on the fan site Potterish and on its profiles on Twitter and FacebookEstudos de fãsFandomCultura participativaFansitesHarry PotterFan studiesParticipatory cultureFan sitesCom a popularização da internet, a maneira que a sociedade se organiza foi alterada, incluindo a facilidade – e a velocidade – com que acessam informações, a possibilidade de se relacionar com outros membros do público e a oportunidade de criar releituras dos textos originais. Com o objetivo de identificar como os fãs constituem uma esfera de consumo de mídia ativo, foi escolhido como objeto o fansite brasileiro Potterish dedicado a Harry Potter. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, este trabalho considera sua estrutura e os trabalhos de fãs apresentados no fansite, as publicações da seção de notícias no último trimestre de 2015, os textos da seção de colunas com interpretações sobre a obra publicados em 2014 e 2015 e a cobertura realizada nos perfis do Potterish no Twitter e no Facebook sobre o anúncio do lançamento em livro do roteiro da peça Harry Potter and the Cursed Child. Este trabalho se apoia no referencial teórico produzido pelos estudos de fãs, com destaque aos autores Booth, Duffett, Fiske, Jenkins e Hills, além de autores que colaboram para a compreensão da sociedade contemporânea, como Thompson e Canclini. Os resultados da pesquisa mostraram que a estrutura do fansite representa principalmente os prazeres de performance de Duffett (2013), relacionados às atividades cuja proposta é experienciar o fandom, a seleção de notícia reúne informações em português sobre as novidades relacionadas à franquia, as colunas do Potterish se destacam pelas interpretações da história não explícitas nos livros e a atividade do Potterish nas redes sociais apresenta coerência de linguagem e maior interação com os fãs do que o próprio site. O fansite se apresenta como um facilitador do acesso à informação para os fãs ao traduzir o que é publicado em outro idioma, compartilhar com os outros fãs e organizar de maneira que os usuários do site sejam capazes de se atualizar sobre o objeto de seu fandom.The popularization of the Internet changed the way society is organized, including the ease - and speed – to access information, the ability to relate to other members of the public and the opportunity to create new readings of the original texts. In order to identify how the fans are an active media consumption sphere, the Brazilian fan site Potterish dedicated to Harry Potter was chosen as the object of this research. Using the content analysis as a methodology, this paper considers the structure of Potterish and the fanworks presented on the fan site, the news section publications in the last quarter of 2015, the texts of the columns section with interpretations of the story published in 2014 and 2015 and coverage held on Potterish profiles on Twitter and Facebook about the announcement of the publishing of the play Harry Potter and the Cursed Child. This work is based on the theoretical framework produced by fans studies, especially the authors Booth, Duffett, Fiske, Hills and Jenkins, and the authors that contribute to the understanding of contemporary society, as Thompson and Canclini. Research results showed that the fan site structure mainly represents the pleasures of performance of Duffett (2013), related to the activities whose purpose is to experience the fandom, the news selection gathers information in Portuguese about what is new related to the franchise, the columns of the Potterish are highlighted by interpretations of the story that is not explicit in the books and the activity of Potterish on social networks websites shows language consistency and greater interaction with the fans than the site itself.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ventura, Mauro de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Camila Fernandes de2016-10-05T14:35:56Z2016-10-05T14:35:56Z2016-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14430300087363633004056081P439801121017708863980112101770886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
The participatory practices of media consumption: the fan culture on the fan site Potterish and on its profiles on Twitter and Facebook
title As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
spellingShingle As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
Oliveira, Camila Fernandes de
Estudos de fãs
Fandom
Cultura participativa
Fansites
Harry Potter
Fan studies
Participatory culture
Fan sites
title_short As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
title_full As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
title_fullStr As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
title_full_unstemmed As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
title_sort As práticas participativas de consumo de mídia: a cultura de fãs no fansite Potterish e em seus perfis no Twitter e Facebook
author Oliveira, Camila Fernandes de
author_facet Oliveira, Camila Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Mauro de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de fãs
Fandom
Cultura participativa
Fansites
Harry Potter
Fan studies
Participatory culture
Fan sites
topic Estudos de fãs
Fandom
Cultura participativa
Fansites
Harry Potter
Fan studies
Participatory culture
Fan sites
description Com a popularização da internet, a maneira que a sociedade se organiza foi alterada, incluindo a facilidade – e a velocidade – com que acessam informações, a possibilidade de se relacionar com outros membros do público e a oportunidade de criar releituras dos textos originais. Com o objetivo de identificar como os fãs constituem uma esfera de consumo de mídia ativo, foi escolhido como objeto o fansite brasileiro Potterish dedicado a Harry Potter. Utilizando a análise de conteúdo como metodologia, este trabalho considera sua estrutura e os trabalhos de fãs apresentados no fansite, as publicações da seção de notícias no último trimestre de 2015, os textos da seção de colunas com interpretações sobre a obra publicados em 2014 e 2015 e a cobertura realizada nos perfis do Potterish no Twitter e no Facebook sobre o anúncio do lançamento em livro do roteiro da peça Harry Potter and the Cursed Child. Este trabalho se apoia no referencial teórico produzido pelos estudos de fãs, com destaque aos autores Booth, Duffett, Fiske, Jenkins e Hills, além de autores que colaboram para a compreensão da sociedade contemporânea, como Thompson e Canclini. Os resultados da pesquisa mostraram que a estrutura do fansite representa principalmente os prazeres de performance de Duffett (2013), relacionados às atividades cuja proposta é experienciar o fandom, a seleção de notícia reúne informações em português sobre as novidades relacionadas à franquia, as colunas do Potterish se destacam pelas interpretações da história não explícitas nos livros e a atividade do Potterish nas redes sociais apresenta coerência de linguagem e maior interação com os fãs do que o próprio site. O fansite se apresenta como um facilitador do acesso à informação para os fãs ao traduzir o que é publicado em outro idioma, compartilhar com os outros fãs e organizar de maneira que os usuários do site sejam capazes de se atualizar sobre o objeto de seu fandom.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-05T14:35:56Z
2016-10-05T14:35:56Z
2016-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144303
000873636
33004056081P4
3980112101770886
3980112101770886
url http://hdl.handle.net/11449/144303
identifier_str_mv 000873636
33004056081P4
3980112101770886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965310273454080