A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86834
Resumo: A dança a dois, que pode ser enlaçada, de contato, popular, clássica, moderna ou contemporânea, aparece nesta pesquisa sob vários aspectos e assumindo o papel de fio condutor de um processo de criação em dança contemporêna. Esta mesma dança a dois, que inspirou coreógrafos, mestres e professores em diversos períodos da história da dança, modificou passos, influenciou metodologistas e criou novas possibilidades de movimentação. A partir dela, também surgiu a possibilidade de utilizar situações de contato em que um corpo se inter-relaciona com outros corpos, ultrapassando a fronteira de gênero e trazendo possibilidades para o desenvolvimento de um processo coreográfico. Este processo de criação coreográfica foi fundamental na preparação corporal vivenciada por meio de aulas de dança contemporânea, onde foram estudados alguns princípios do Contato Improvisação, da Técnica Release e da Educação Somática. Como foi possível, com a dança a dois, promover transformações, desenvolver processos de criação junto a um grupo de pessoas com diferentes histórias corporais? Que modificações ocorreram no fazer/pensar dança no coreógrafo e nosdançarilnos/participantes? Esta pesquisa objetivou a descrição e a reflexão sobre um processo de criação em dança contemporânea com a dança a dois aplicada junto a um grupo de extensão. Também visou a difusão da dança contemporânea universitária no cenário cultural da cidade de São Paulo. Para a realização desta pesquisa, houve a opção pelo estudo de caso como abordagem que possibilitou uma investigação do processo de criação artística desenvolvida junto ao IAdança, tendo como resultados o diálogo entre o ensino de dança, a produção artística e projetos de extensão universitária. Assim, neste trabalho, pode-se encontrar subsídios...
id UNSP_5f305f08127b3c2282396d88fc48ebb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86834
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A dança a dois: processos de criação em dança contemporâneaCriação (Literária, artística, etc.)Arte e educaçãoDançaDança modernaCreation processContemporary danceA dança a dois, que pode ser enlaçada, de contato, popular, clássica, moderna ou contemporânea, aparece nesta pesquisa sob vários aspectos e assumindo o papel de fio condutor de um processo de criação em dança contemporêna. Esta mesma dança a dois, que inspirou coreógrafos, mestres e professores em diversos períodos da história da dança, modificou passos, influenciou metodologistas e criou novas possibilidades de movimentação. A partir dela, também surgiu a possibilidade de utilizar situações de contato em que um corpo se inter-relaciona com outros corpos, ultrapassando a fronteira de gênero e trazendo possibilidades para o desenvolvimento de um processo coreográfico. Este processo de criação coreográfica foi fundamental na preparação corporal vivenciada por meio de aulas de dança contemporânea, onde foram estudados alguns princípios do Contato Improvisação, da Técnica Release e da Educação Somática. Como foi possível, com a dança a dois, promover transformações, desenvolver processos de criação junto a um grupo de pessoas com diferentes histórias corporais? Que modificações ocorreram no fazer/pensar dança no coreógrafo e nosdançarilnos/participantes? Esta pesquisa objetivou a descrição e a reflexão sobre um processo de criação em dança contemporânea com a dança a dois aplicada junto a um grupo de extensão. Também visou a difusão da dança contemporânea universitária no cenário cultural da cidade de São Paulo. Para a realização desta pesquisa, houve a opção pelo estudo de caso como abordagem que possibilitou uma investigação do processo de criação artística desenvolvida junto ao IAdança, tendo como resultados o diálogo entre o ensino de dança, a produção artística e projetos de extensão universitária. Assim, neste trabalho, pode-se encontrar subsídios...The dance of two, that can be laced, with contact, popular, classical, modern or contemporary, appeared in this research in many aspctgs and circumstances, as the thread of creation process in contemporary dance. This very same dance of two, wich had inspired choreographers, tutors abd teacgers ub several periods of he History of dance, has modified steps, influenced methodologies and created new motion possibilities. From there it, whereof the possibitity of generating contact stuations where the body can interrelate with others surpassing gender barriers as allowing opportunities developing choreographic process. It was sukpported the process choreographic creaatin was underlined in body preparation through dance classes, which have been previously studied in some principles of Contact Improvisation, Release Techique and Somatic Education. How was it possible, for danc of two, to promote change, develop creative processes with a people with different body history? Wichc changes occurred in the doing/thinking of dance choreographer and dancers/participants. The study animed a desciption and reflection to describe and reflect on a process of creaation in contemporary dance with danc of two aplied in a extension group. It also aims to seek the dissemination of contemporary danc culture wtihin post graduetes students of São Paulo. For this research, we chose to focus approaching a study case whic allowed us to investigate the artistic creaation proccess developed alongside the grouop IAdanç, resulting on a lialogue between danc teaching, scientific and artistic production and unilversity extension programs. Thus, in this work, uouo can find grants means, ways, studies that offeer possibilities for the development of a creation process lin contemporary danc with to the theme dance of two, alongside processional dancers, amateurs, students and experimental groupsUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:22:26Z2014-06-11T19:22:26Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis175 f. : il. + acompanha 1 DVDapplication/pdfFARIA, Ítalo Rodrigues. A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea. 2011. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/86834000676604faria_ir_me_ia.pdf33004013063P43508130169268695Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
title A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
spellingShingle A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]
Criação (Literária, artística, etc.)
Arte e educação
Dança
Dança moderna
Creation process
Contemporary dance
title_short A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
title_full A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
title_fullStr A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
title_full_unstemmed A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
title_sort A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea
author Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]
author_facet Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Criação (Literária, artística, etc.)
Arte e educação
Dança
Dança moderna
Creation process
Contemporary dance
topic Criação (Literária, artística, etc.)
Arte e educação
Dança
Dança moderna
Creation process
Contemporary dance
description A dança a dois, que pode ser enlaçada, de contato, popular, clássica, moderna ou contemporânea, aparece nesta pesquisa sob vários aspectos e assumindo o papel de fio condutor de um processo de criação em dança contemporêna. Esta mesma dança a dois, que inspirou coreógrafos, mestres e professores em diversos períodos da história da dança, modificou passos, influenciou metodologistas e criou novas possibilidades de movimentação. A partir dela, também surgiu a possibilidade de utilizar situações de contato em que um corpo se inter-relaciona com outros corpos, ultrapassando a fronteira de gênero e trazendo possibilidades para o desenvolvimento de um processo coreográfico. Este processo de criação coreográfica foi fundamental na preparação corporal vivenciada por meio de aulas de dança contemporânea, onde foram estudados alguns princípios do Contato Improvisação, da Técnica Release e da Educação Somática. Como foi possível, com a dança a dois, promover transformações, desenvolver processos de criação junto a um grupo de pessoas com diferentes histórias corporais? Que modificações ocorreram no fazer/pensar dança no coreógrafo e nosdançarilnos/participantes? Esta pesquisa objetivou a descrição e a reflexão sobre um processo de criação em dança contemporânea com a dança a dois aplicada junto a um grupo de extensão. Também visou a difusão da dança contemporânea universitária no cenário cultural da cidade de São Paulo. Para a realização desta pesquisa, houve a opção pelo estudo de caso como abordagem que possibilitou uma investigação do processo de criação artística desenvolvida junto ao IAdança, tendo como resultados o diálogo entre o ensino de dança, a produção artística e projetos de extensão universitária. Assim, neste trabalho, pode-se encontrar subsídios...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-06-11T19:22:26Z
2014-06-11T19:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Ítalo Rodrigues. A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea. 2011. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/86834
000676604
faria_ir_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
identifier_str_mv FARIA, Ítalo Rodrigues. A dança a dois: processos de criação em dança contemporânea. 2011. 175 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000676604
faria_ir_me_ia.pdf
33004013063P4
3508130169268695
url http://hdl.handle.net/11449/86834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 175 f. : il. + acompanha 1 DVD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045962130653184