A história da disciplina de didática no Curso Normal do Instituto Superior de Educação da cidade de Garça-SP (2003-2006)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/137907 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa de mestrado, com o objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da disciplina de Didática no Curso Normal do Instituto Superior de Educação da cidade de Garça-SP (2003-2006). Tal formulação se originou da crença de que, as disciplinas escolares constituem corpos de saberes que elaborados, se tornam próprios para o estudo, a aprendizagem, e por meio da história das disciplinas escolares poderemos perceber a materialização da produção do conhecimento nas instituições escolares. Assim, se justifica a pesquisa cujos resultados ora apresento, centrado na história da disciplina Didática, no extinto Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação de Garça-SP (2003-2006), o qual faz parte de uma política de formação de professores pós LDB 9394/96. O método de análise e de interpretação dos dados e informações privilegiado é o dos “aspectos da configuração textual”, segundo Magnani (1993; 1997) /Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, ordenação, sistematização e análise do corpus documental. O referencial teórico que subsidiou a análise dos dados e informações obtidos foi constituído pelas formulações de Chervel (1990) sobre o que esse pesquisador denomina de finalidades de objetivo e de finalidades reais, as quais fundamentam os saberes e permitem que eles se materializem nas instituições, por meio de todos os seus processos, dentre os quais, as disciplinas escolares e ou acadêmicas. Dentre as considerações finais tem-se que a as disciplinas de Didática deveria ter assumido no Curso Normal Superior de Garça, segundo o documento da instituição, papel relevante, ao lado da Pesquisa e Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado como elementos integradores dos eixos curriculares. Entretanto, a pesquisa desenvolvida evidenciou que isso ficou apenas nas tentativas. |
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A história da disciplina de didática no Curso Normal do Instituto Superior de Educação da cidade de Garça-SP (2003-2006)The history of teaching Discipline in Normal Course of the School of Education of the city of Garça SP (2003-2006)EducaçãoHistória da educaçãoHistória da disciplina de DidáticaInstitutos superiores de educaçãoCurso normal superior de Garça-SPNormal degree in Garça SPEducationHistory of educationHistory didactics of disciplineHigher Institutes of educationTrata-se de pesquisa de mestrado, com o objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da disciplina de Didática no Curso Normal do Instituto Superior de Educação da cidade de Garça-SP (2003-2006). Tal formulação se originou da crença de que, as disciplinas escolares constituem corpos de saberes que elaborados, se tornam próprios para o estudo, a aprendizagem, e por meio da história das disciplinas escolares poderemos perceber a materialização da produção do conhecimento nas instituições escolares. Assim, se justifica a pesquisa cujos resultados ora apresento, centrado na história da disciplina Didática, no extinto Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação de Garça-SP (2003-2006), o qual faz parte de uma política de formação de professores pós LDB 9394/96. O método de análise e de interpretação dos dados e informações privilegiado é o dos “aspectos da configuração textual”, segundo Magnani (1993; 1997) /Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, seleção, ordenação, sistematização e análise do corpus documental. O referencial teórico que subsidiou a análise dos dados e informações obtidos foi constituído pelas formulações de Chervel (1990) sobre o que esse pesquisador denomina de finalidades de objetivo e de finalidades reais, as quais fundamentam os saberes e permitem que eles se materializem nas instituições, por meio de todos os seus processos, dentre os quais, as disciplinas escolares e ou acadêmicas. Dentre as considerações finais tem-se que a as disciplinas de Didática deveria ter assumido no Curso Normal Superior de Garça, segundo o documento da instituição, papel relevante, ao lado da Pesquisa e Prática de Ensino e do Estágio Curricular Supervisionado como elementos integradores dos eixos curriculares. Entretanto, a pesquisa desenvolvida evidenciou que isso ficou apenas nas tentativas.It is master's research, with the overall objective to locate, identify, gather, select, organize, analyze and interpret aspects of didactics of discipline in the Ordinary Course of the School of Education of the city of Garça SP (2003-2006). Such a formulation stemmed from the belief that school subjects are of knowledge that developed bodies become fit for study, learning, and through the history of school subjects can perceive the materialization of knowledge production in schools. Thus, it justifies the research whose results now present, centered in the history of Teaching discipline, extinct Training Course at the Higher Institute of Garça SP of Education (2003-2006), which is part of a post teacher training policy LDB 9394/96. The method of analysis and interpretation of data and privileged information is the "aspects of textual configuration," said Magnani (1993; 1997) / Mortatti (2000), based on the location of procedures, identification, recovery, meeting, selection, ordering , systematization and analysis of the documentary corpus. The theoretical framework that supported the analysis of the data and information obtained was constituted by Chervel formulations (1990) about what the researcher calls the objective purposes and real purposes, which underpin the knowledge and allow them to materialize in the institutions, through all its processes, among which the school and or academic disciplines. Among the final considerations it has been that the didactics of disciplines should have taken the Superior Normal Course of Garça, the report of the institution, role, next to the Research and Teaching Practice and Curriculum Supervised as the integrating elements of the axes curriculum. However, research carried out showed that it was only in attempts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Rosane Michelli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mariani, Mirtes Rose Andrade de Moura [UNESP]2016-04-13T12:25:42Z2016-04-13T12:25:42Z2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13790700086960733004110040P58973177509376264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/137907Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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