Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90968
Resumo: A presente pesquisa foi empreendida a partir de um curso de Educação em Sexualidade, componentes da parte diversificada do currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Juiz de Fora - MG, Brasil. Sexualidade e gênero são tomados em seu conceito amplo, entendidos como construções históricas, sociais e culturais. Os objetivos específicos visaram identificar e analisar representações de sexualidade e gênero sustentados pelo/as alunos/as bem como analisar o conteúdo de sexualidade e gênero presente em pedagogias culturais e sua utilização em contextos de ensino. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi de natureza qualitativa, do tipo observação participante, em que a pesquisadora atuou também como professora do curso. A análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das manifestações dos/as alunos/as obtidas a partir das transições das aulas, que foram gravadas em áudio. Também foram analisadas produções escritas dos/as alunos/as e artefatos de mídia que abordam temas de sexuliadade e gênero. os resultados indicaram que os/as alunos/as sustentam representações de sexualidade associadas, sobretudo, às práticas sexuais. As relações de gênero foram reconhecidas como desiguais e naturalizadas, mesmo quando as diferenças e desigualdades foram atribuídas a fatores sociais. As discussões em classe, porém, oportunizaram a reflexão a respeito do conceito de sexualidade bem como sobre as relações de gênero, favorecendo a incorporação de novos elementos para sua consideração. As pedagogias culturais, de modo geral, veiculam noções essencialistas e biologizantes a respeito da sexualidade e do gênero, veiculando representações estereotipadas que merecem a problematização em contextos de ensino. As implicações da pesquisa referem-se...
id UNSP_5f6e6debcc8901f462b61b283fa23401
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90968
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolarSexoEducação sexualIdentidade sexualSexSex instructionGender identityA presente pesquisa foi empreendida a partir de um curso de Educação em Sexualidade, componentes da parte diversificada do currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Juiz de Fora - MG, Brasil. Sexualidade e gênero são tomados em seu conceito amplo, entendidos como construções históricas, sociais e culturais. Os objetivos específicos visaram identificar e analisar representações de sexualidade e gênero sustentados pelo/as alunos/as bem como analisar o conteúdo de sexualidade e gênero presente em pedagogias culturais e sua utilização em contextos de ensino. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi de natureza qualitativa, do tipo observação participante, em que a pesquisadora atuou também como professora do curso. A análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das manifestações dos/as alunos/as obtidas a partir das transições das aulas, que foram gravadas em áudio. Também foram analisadas produções escritas dos/as alunos/as e artefatos de mídia que abordam temas de sexuliadade e gênero. os resultados indicaram que os/as alunos/as sustentam representações de sexualidade associadas, sobretudo, às práticas sexuais. As relações de gênero foram reconhecidas como desiguais e naturalizadas, mesmo quando as diferenças e desigualdades foram atribuídas a fatores sociais. As discussões em classe, porém, oportunizaram a reflexão a respeito do conceito de sexualidade bem como sobre as relações de gênero, favorecendo a incorporação de novos elementos para sua consideração. As pedagogias culturais, de modo geral, veiculam noções essencialistas e biologizantes a respeito da sexualidade e do gênero, veiculando representações estereotipadas que merecem a problematização em contextos de ensino. As implicações da pesquisa referem-se...This research was undertaken from a course of Sexuality Education, part of the diversified component of the school curriculum in the 9th grade of elementary school at a public school in the city of Juiz de Fora - MG, Brazil. Sexuality and gender are taken in its broadest dimension, understood as historical, social and cultural constructions. The specific objectives aimed at identifying and analyzing sexuality and gender representations held by students as well as analyzing the content of sexuality and gender in this cultural pedagogies and their use in educational contexts. The qualitative methodology was taken for data collection, like participant observation, in which the researcher also served as a teacher of the course. Data analysis relied on content analysis of the students speech that were obtained from transcripts of classes activities, which were audio-recorded. Students written production and media artifacts were also analyzed. The results indicated that the students maintain representations of sexuality as sexual practices. Gender relations were recognized as unequal and naturalized, even when differences and inequalities were attributed to social factors. The class discussions, however, allowed the reflection about the concept of sexuality as well as gender relations, promoting the incorporation of new elements for consideration. The cultural pedagogies, in general, present biologizing and essentialist notions about sexuality and gender, conveying stereotypical representations that deserve questioning in teaching contexts. he implications of the research refer to the contribution to the knowledge in the area, favoring the planning of teaching strategies in order to broaden the notion of sexuality and gende... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2012-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis270 f. : il.application/pdfRABELLO, Sylvia Helena dos Santos. Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90968000705421rabello_shs_dr_bauru.pdf33004056079P09980971361333147Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:08:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90968Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:16:00.966781Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
title Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
spellingShingle Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]
Sexo
Educação sexual
Identidade sexual
Sex
Sex instruction
Gender identity
title_short Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
title_full Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
title_fullStr Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
title_full_unstemmed Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
title_sort Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar
author Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]
author_facet Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello, Sylvia Helena dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sexo
Educação sexual
Identidade sexual
Sex
Sex instruction
Gender identity
topic Sexo
Educação sexual
Identidade sexual
Sex
Sex instruction
Gender identity
description A presente pesquisa foi empreendida a partir de um curso de Educação em Sexualidade, componentes da parte diversificada do currículo escolar do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Juiz de Fora - MG, Brasil. Sexualidade e gênero são tomados em seu conceito amplo, entendidos como construções históricas, sociais e culturais. Os objetivos específicos visaram identificar e analisar representações de sexualidade e gênero sustentados pelo/as alunos/as bem como analisar o conteúdo de sexualidade e gênero presente em pedagogias culturais e sua utilização em contextos de ensino. A metodologia adotada para a coleta dos dados foi de natureza qualitativa, do tipo observação participante, em que a pesquisadora atuou também como professora do curso. A análise dos dados apoiou-se na análise de conteúdo das manifestações dos/as alunos/as obtidas a partir das transições das aulas, que foram gravadas em áudio. Também foram analisadas produções escritas dos/as alunos/as e artefatos de mídia que abordam temas de sexuliadade e gênero. os resultados indicaram que os/as alunos/as sustentam representações de sexualidade associadas, sobretudo, às práticas sexuais. As relações de gênero foram reconhecidas como desiguais e naturalizadas, mesmo quando as diferenças e desigualdades foram atribuídas a fatores sociais. As discussões em classe, porém, oportunizaram a reflexão a respeito do conceito de sexualidade bem como sobre as relações de gênero, favorecendo a incorporação de novos elementos para sua consideração. As pedagogias culturais, de modo geral, veiculam noções essencialistas e biologizantes a respeito da sexualidade e do gênero, veiculando representações estereotipadas que merecem a problematização em contextos de ensino. As implicações da pesquisa referem-se...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-26
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELLO, Sylvia Helena dos Santos. Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90968
000705421
rabello_shs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
identifier_str_mv RABELLO, Sylvia Helena dos Santos. Sexualidade, gênero e pedagogias culturais: representações e problematizações em contexto escolar. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000705421
rabello_shs_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9980971361333147
url http://hdl.handle.net/11449/90968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128626759041024