Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251286 |
Resumo: | Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski. |
id |
UNSP_5f7a2b629acb191b2ef8685df1092c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251286 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museusEducation at parque zoológico municipal de Bauru: an approach to museumsEspaços educacionalEnsino de ciênciasEducação ambientalPrograma de Educação Ambiental no zoológicoOs jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.Zoos have undergone several transformations throughout their history. Today, zoos have evolved to become much more than just exhibition spaces, with animal welfare, conservation, research, education and educational leisure as their pillars. This transformation highlights an approach to museums and science centers. The sociocultural interactions that occur within these spaces enable experiences and the establishment of concepts that can be systematized by visitors in a formal class moment. In this work, we intend to understand the Bauru zoo as a non-formal educational space, relating it to Vygotsky's sociocultural theory. To achieve this objective, a semi-structured interview was carried out with the coordinators of the environmental education team at the Bauru Municipal Zoological Park. By analyzing the interviews about the environmental education projects “Holiday Course”, “Scheduled Visits”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” and “Informative Panels”, we concluded that the Bauru Municipal Zoological Park can benefit from present discussions museums and science centers and Vygotsky's theory as a theoretical framework to guide activities, allowing a dialogue between what is taught at the zoo with Vygotsky's socio-constructivist theoryUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro [UNESP]Zonaro, Leonardo Dota2023-11-09T13:20:16Z2023-11-09T13:20:16Z2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25128602269702838421840000-0002-4711-8191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:12:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:50.246281Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus Education at parque zoológico municipal de Bauru: an approach to museums |
title |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
spellingShingle |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus Zonaro, Leonardo Dota Espaços educacional Ensino de ciências Educação ambiental Programa de Educação Ambiental no zoológico |
title_short |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
title_full |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
title_fullStr |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
title_full_unstemmed |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
title_sort |
Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus |
author |
Zonaro, Leonardo Dota |
author_facet |
Zonaro, Leonardo Dota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zonaro, Leonardo Dota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços educacional Ensino de ciências Educação ambiental Programa de Educação Ambiental no zoológico |
topic |
Espaços educacional Ensino de ciências Educação ambiental Programa de Educação Ambiental no zoológico |
description |
Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-09T13:20:16Z 2023-11-09T13:20:16Z 2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251286 0226970283842184 0000-0002-4711-8191 |
identifier_str_mv |
ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023. 0226970283842184 0000-0002-4711-8191 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128927925796864 |