Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zonaro, Leonardo Dota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251286
Resumo: Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.
id UNSP_5f7a2b629acb191b2ef8685df1092c10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251286
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museusEducation at parque zoológico municipal de Bauru: an approach to museumsEspaços educacionalEnsino de ciênciasEducação ambientalPrograma de Educação Ambiental no zoológicoOs jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.Zoos have undergone several transformations throughout their history. Today, zoos have evolved to become much more than just exhibition spaces, with animal welfare, conservation, research, education and educational leisure as their pillars. This transformation highlights an approach to museums and science centers. The sociocultural interactions that occur within these spaces enable experiences and the establishment of concepts that can be systematized by visitors in a formal class moment. In this work, we intend to understand the Bauru zoo as a non-formal educational space, relating it to Vygotsky's sociocultural theory. To achieve this objective, a semi-structured interview was carried out with the coordinators of the environmental education team at the Bauru Municipal Zoological Park. By analyzing the interviews about the environmental education projects “Holiday Course”, “Scheduled Visits”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” and “Informative Panels”, we concluded that the Bauru Municipal Zoological Park can benefit from present discussions museums and science centers and Vygotsky's theory as a theoretical framework to guide activities, allowing a dialogue between what is taught at the zoo with Vygotsky's socio-constructivist theoryUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro [UNESP]Zonaro, Leonardo Dota2023-11-09T13:20:16Z2023-11-09T13:20:16Z2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25128602269702838421840000-0002-4711-8191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:12:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:23:50.246281Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
Education at parque zoológico municipal de Bauru: an approach to museums
title Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
spellingShingle Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
Zonaro, Leonardo Dota
Espaços educacional
Ensino de ciências
Educação ambiental
Programa de Educação Ambiental no zoológico
title_short Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
title_full Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
title_fullStr Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
title_full_unstemmed Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
title_sort Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus
author Zonaro, Leonardo Dota
author_facet Zonaro, Leonardo Dota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kondarzewski, Isabel Cristina De Castro [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Zonaro, Leonardo Dota
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços educacional
Ensino de ciências
Educação ambiental
Programa de Educação Ambiental no zoológico
topic Espaços educacional
Ensino de ciências
Educação ambiental
Programa de Educação Ambiental no zoológico
description Os jardins zoológicos passaram por diversas transformações ao longo de sua história. Hoje os zoológicos evoluíram para se tornarem muito mais do que apenas espaços de exibição, tendo como pilares o bem-estar animal, a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer educacional. Essa transformação evidencia uma aproximação aos museus e centros de ciência. As interações socioculturais que ocorrem dentro desses espaços possibilitam vivências e o estabelecimento de conceitos que podem ser sistematizados pelos visitantes em um momento de aula formal. Neste trabalho, pretendemos compreender o zoológico de Bauru como um espaço não formal de educação, relacionando-o com a teoria Sociocultural de Vigotski. Para alcançar este objetivo, foi efetuada uma entrevista semiestruturada com as coordenadoras da equipe de educação ambiental do Parque Zoológico Municipal de Bauru. Ao analisar as entrevistas sobre os projetos de educação ambiental “Curso de Férias”, “Visitas Agendadas”, “Bicho do Mês, “Clubinho Zoo” e “Painéis Informativos”, concluímos que o Parque Zoológico Municipal de Bauru pode se beneficiar de discussões presentes museus e centros de ciências e da teoria de Vigotski como referencial teórico balizador das atividades, permitindo um diálogo entre o que é ensinado no zoológico com a teoria socioconstrutivista de Vigotski.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T13:20:16Z
2023-11-09T13:20:16Z
2023-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251286
0226970283842184
0000-0002-4711-8191
identifier_str_mv ZONARO, Leonardo Dota. Educação no parque zoológico municipal de Bauru: uma aproximação aos museus. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
0226970283842184
0000-0002-4711-8191
url https://hdl.handle.net/11449/251286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128927925796864