Ciência na boca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sergio Sualdini [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Basso, Michael Frederico Manzolli [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mg==
http://hdl.handle.net/11449/146817
Resumo: Projeto de Extensão da Faculdade de Odontologia de Araraquara/Proex/Unesp destinado a todas as faixas etárias. Iniciou-se em 2006 com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e há alguns anos conta com forte parceria do SESC Araraquara. Visa uma ação educativa para a população no que diz respeito aos procedimentos realizados nos tratamentos odontológicos, à tecnologia envolvida nos mesmos e à importância da ciência na evolução do conhecimento da área. Paralelamente o projeto trabalha a educação da população quanto à importância da prevenção em saúde bucal. Adicionalmente objetiva que os acadêmicos envolvidos passem pela experiência de assumir a posição de difusor de informações, e assim colaborar na construção do caráter dos mesmos, conscientizando-os de suas responsabilidades enquanto cidadãos e profissionais da saúde. Seja na sala de espera do Setor de Triagem da Faculdade de Odontologia de Araraquara, no SESC, em praças ou escolas públicas de Araraquara e região, o projeto adota como metodologia a realização de atividades diversificadas tais como palestras de curta duração com apoio multimídia, em que os problemas de saúde bucal mais comuns são apresentados, e suas fases de tratamento demonstradas. Causas e prevenção destas enfermidades são discutidas, sendo estas palestras seguidas, ou não, por oficinas em que as pessoas têm a oportunidade de entrar em contato com materiais e técnicas odontológicas e/ou experimentos científicos que possam ilustrar o tema abordado. Resultados. 1. População. Este projeto tem beneficiado milhares de pessoas a cada ano, conscientizando-as sobre saúde bucal e facilitando o entendimento das mesmas de como são realizados os tratamentos odontológicos e sua inter-relação com a ciência e tecnologia. Espera-se que estes conhecimentos induzam a tomada de responsabilidade de cada um para com a sua saúde bucal e desmistifiquem procedimentos odontológicos, colaborando para uma atitude pró-ativa das pessoas durante os tratamentos. É esperado ainda que a compreensão da importância da ciência e tecnologia neste processo colabore para a formação de uma sociedade madura, que exija de seus governantes investimentos na evolução do saber. 2. Acadêmicos. Com relação aos acadêmicos a vivência no projeto colabora de maneira efetiva para com a sua formação profissional e de caráter, conscientizando-os sobre a necessidade da busca de conhecimentos para uma formação contínua e diferenciada, bem como de suas responsabilidades enquanto cidadãos detentores do conhecimento alcançado.
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