O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92332
Resumo: A pesquisa O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China , de Hans Christian Andersen: a literatura infantil nas 4ª séries do ensino fundamental pautou-se na concepção de linguagem entendida como um processo de interação humana e o ato de ler, como uma atividade complexa, envolvendo aspectos não somente semânticos, mas culturais, ideológicos, filosóficos e fonéticos. Estas concepções teóricas foram adotadas por dois motivos: por estarem de acordo com o proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001) e com os objetivos desta investigação: 1) orientar os professores, sujeitos da pesquisa, sobre como trabalhar com contos clássicos, particularmente os escritos por H.C. Andersen, em sala de aula, em uma 4ª série do ensino fundamental; 2) verificar se o professor utiliza as obras O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China em sala de aula e como desenvolve atividades relacionadas a estes textos; 3) planejar e orientar um trabalho sistematizado junto aos professores com as referidas obras; 4) identificar as contribuições deste trabalho para o professor fazendo uso de um instrumento avaliativo questionário ao término das atividades desenvolvidas na escola. O foco do estudo foi se definindo em relação ao texto narrativo, aos clássicos da literatura infantil e Hans Christian Andersen. As atividades de pesquisa caracterizaram-se pela leitura bibliográfica e pela pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Presidente Prudente-SP. A opção pelos contos ocorreu por ser: O patinho feio uma das obras mais conhecidas pelas crianças brasileiras e O rouxinol e o imperador da China por ser obra constituinte da coleção Literatura em Minha Casa e menos conhecida pelas crianças brasileiras.
id UNSP_5fa234a2961ed579d0bf7dbea7561700
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92332
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente PrudenteAndersen, H. C (Hans Christian), 1805-1875EducaçãoProfessores - FormaçãoLiteratura infanto-juvenilLeituraChildren literatureTeacher's formationA pesquisa O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China , de Hans Christian Andersen: a literatura infantil nas 4ª séries do ensino fundamental pautou-se na concepção de linguagem entendida como um processo de interação humana e o ato de ler, como uma atividade complexa, envolvendo aspectos não somente semânticos, mas culturais, ideológicos, filosóficos e fonéticos. Estas concepções teóricas foram adotadas por dois motivos: por estarem de acordo com o proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001) e com os objetivos desta investigação: 1) orientar os professores, sujeitos da pesquisa, sobre como trabalhar com contos clássicos, particularmente os escritos por H.C. Andersen, em sala de aula, em uma 4ª série do ensino fundamental; 2) verificar se o professor utiliza as obras O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China em sala de aula e como desenvolve atividades relacionadas a estes textos; 3) planejar e orientar um trabalho sistematizado junto aos professores com as referidas obras; 4) identificar as contribuições deste trabalho para o professor fazendo uso de um instrumento avaliativo questionário ao término das atividades desenvolvidas na escola. O foco do estudo foi se definindo em relação ao texto narrativo, aos clássicos da literatura infantil e Hans Christian Andersen. As atividades de pesquisa caracterizaram-se pela leitura bibliográfica e pela pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Presidente Prudente-SP. A opção pelos contos ocorreu por ser: O patinho feio uma das obras mais conhecidas pelas crianças brasileiras e O rouxinol e o imperador da China por ser obra constituinte da coleção Literatura em Minha Casa e menos conhecida pelas crianças brasileiras.The research The ugly duckling ' and The nightingale and the emperor of China ', by Hans Christian Andersen: the children literature in the 4th class, elementary school is ruled in the conception of understanding language as a process of human interaction and the reading, as a complex activity, involving aspects not only semantic, but cultural, ideological, philosophical and phonetic. These theoretical conceptions were adopted by two reasons: for being in agreement with what is proposed in the Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001) and with the objectives of the investigation: 1) to guide the teachers, whom will participate of the research, how to work with the stories of H.C. Andersen in 4th grade the elementary school; 2) to notice if the teacher works with The ugly duckling and The nightingale and the emperor of China and how they develope activities with these fairy tales; 3) to plan and to guide a reading work and production of texts which refers to them and 4) to identify, through a questionnaire, the contributions of this work in related to changing in a pedagogic practice which includes the work with children literatur in classroom. The focus of the study was coming up in relation to: narrative text, classics of the children literature, Hans Christian Andersen and the stories: The ugly duckling and The nightingale and the emperor of China. The research activities were defined by the bibliographical reading and for the field research developed in a public school in Presidente Prudente-SP. The option for the stories happened mainly because: The ugly duckling is one of the most well-known stories by H. C. Andersen by Brazilian children and The nightingale and the emperor of China because takes part of the collection Literatura em minha Casa and it is not wellknown as The ugly duckling by the Brazilian children.Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2007-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis186 f. : il.application/pdfJURAZEKY, Rosana da Silva Santos. O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente. 2007. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/92332000506091jurazeky_rss_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:30.535530Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
title O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
spellingShingle O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
Andersen, H. C (Hans Christian), 1805-1875
Educação
Professores - Formação
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Children literature
Teacher's formation
title_short O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
title_full O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
title_fullStr O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
title_full_unstemmed O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
title_sort O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente
author Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
author_facet Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jurazeky, Rosana da Silva Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Andersen, H. C (Hans Christian), 1805-1875
Educação
Professores - Formação
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Children literature
Teacher's formation
topic Andersen, H. C (Hans Christian), 1805-1875
Educação
Professores - Formação
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Children literature
Teacher's formation
description A pesquisa O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China , de Hans Christian Andersen: a literatura infantil nas 4ª séries do ensino fundamental pautou-se na concepção de linguagem entendida como um processo de interação humana e o ato de ler, como uma atividade complexa, envolvendo aspectos não somente semânticos, mas culturais, ideológicos, filosóficos e fonéticos. Estas concepções teóricas foram adotadas por dois motivos: por estarem de acordo com o proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2001) e com os objetivos desta investigação: 1) orientar os professores, sujeitos da pesquisa, sobre como trabalhar com contos clássicos, particularmente os escritos por H.C. Andersen, em sala de aula, em uma 4ª série do ensino fundamental; 2) verificar se o professor utiliza as obras O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China em sala de aula e como desenvolve atividades relacionadas a estes textos; 3) planejar e orientar um trabalho sistematizado junto aos professores com as referidas obras; 4) identificar as contribuições deste trabalho para o professor fazendo uso de um instrumento avaliativo questionário ao término das atividades desenvolvidas na escola. O foco do estudo foi se definindo em relação ao texto narrativo, aos clássicos da literatura infantil e Hans Christian Andersen. As atividades de pesquisa caracterizaram-se pela leitura bibliográfica e pela pesquisa de campo realizada em uma escola pública de Presidente Prudente-SP. A opção pelos contos ocorreu por ser: O patinho feio uma das obras mais conhecidas pelas crianças brasileiras e O rouxinol e o imperador da China por ser obra constituinte da coleção Literatura em Minha Casa e menos conhecida pelas crianças brasileiras.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-23
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JURAZEKY, Rosana da Silva Santos. O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente. 2007. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/92332
000506091
jurazeky_rss_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv JURAZEKY, Rosana da Silva Santos. O patinho feio e O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen: a literatura infantil em uma 4ª série do ensino fundamental em Presidente Prudente. 2007. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000506091
jurazeky_rss_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129315951345664