Capoeira em jogo: possibilidades para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bufalo, Rafael Soares [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204097
Resumo: Assim como as características do jogo na roda, o processo de ensino e aprendizagem da capoeira também sofreu mudanças ao longo dos anos, e o conhecimento que antigamente era passado por meio da oralidade e valorizava a imprevisibilidade e a liberdade das ações, na contemporaneidade é transmitido de forma padronizada e sistematizada. Ao considerar os problemas que a padronização excessiva pode representar para a descaracterização da prática, é que a presente pesquisa buscou refletir e discutir, a partir de conhecimentos pedagógicos e de tecnologias produzidas pelo ser humano, como diferentes metodologias de ensino e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como ferramenta pedagógica, podem contribuir para valorizar e preservar as características da manifestação. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar uma proposta para o ensino da capoeira, elaborada a partir da lógica interna do jogo na roda e do uso das TIC com a finalidade de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Participaram do trabalho 25 pessoas, sendo 23 iniciantes com mais de 18 anos de idade e no máximo um ano de experiência com capoeira, e dois mestres de capoeira angola. Para alcançar o objetivo proposto, a dissertação foi desenvolvida por meio de três estudos: 1) no primeiro foi feita uma revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como as pesquisas acadêmicas têm colaborado para o desenvolvimento da prática pedagógica e do processo de ensino e aprendizagem dessa manifestação cultural. 2) no segundo estudo buscou-se implementar duas propostas para o ensino da capoeira com o uso das TIC, uma tradicional e outra a partir da lógica do jogo na roda e verificar a avaliação dos mestres de capoeira sobre a qualidade do jogo nas diferentes propostas. 3) o terceiro estudo foi desenvolvido para verificar a opinião de alunos que participaram de propostas distintas de ensino de capoeira, uma tradicional e outra baseada na lógica do jogo na roda, sobre a experiência de aprendizagem e o uso das TIC no processo de ensino. Os principais resultados apontaram a capoeira como a temática mais pesquisada nos estudos sobre lutas, sendo a subárea pedagógica a segunda com mais publicações das áreas de concentração dos programas de pós-graduação da Educação Física no Brasil. Foi constatada a preocupação dos pesquisadores em valorizar as características de imprevisibilidade, ludicidade e liberdade de movimento constituintes do jogo de capoeira. Porém, foram poucos os estudos que apresentaram alguma proposta de ensino que fosse adequada à essa compreensão, o que evidenciou a necessidade de novas discussões que avancem para esse caminho. Pela análise dos mestres, as duas propostas implementadas pela pesquisa conseguiram promover a iniciação em capoeira, ao considerar principalmente, o curto período de prática (15 semanas). Diferenças nos resultados evidenciaram um processo de ensino e aprendizagem mais completo e consistente proporcionado pela proposta de ensino por meio de jogos. Enquanto a metodologia tradicional favoreceu basicamente a aprendizagem técnica dos movimentos, a proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para a compreensão da lógica interna do jogo de capoeira, da movimentação mais próxima ao chão e da preocupação em se defender. De acordo com a visão dos alunos, a proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para uma aprendizagem consciente, ao promover a ludicidade durante as atividades, a realização de discussões sobre os conteúdos e a valorização de elementos característicos do jogo de capoeira, como a liberdade de movimento, a criatividade e a imprevisibilidade das ações. Favoreceu ainda o envolvimento nas aulas, a criação de vínculo afetivo e o sentimento de identificação com o grupo. A proposta tradicional também promoveu a iniciação em capoeira, que de acordo com os participantes, foi marcada pela aprendizagem técnica dos movimentos, mas apresentou algumas limitações, como as dificuldades relatadas para a compreensão do jogo e utilização do movimento no espaço da roda, além de não contribuir efetivamente para a criação de vínculo afetivo entre os alunos. O uso das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem da capoeira, por sua vez, foi avaliado como potencializador do ensino, que permitiu uma construção do conhecimento mais dinâmica e contribuiu para a aceleração do progresso dos alunos, com a possibilidade da autoanálise prática e da constante conectividade dos participantes para a troca de informação, sobretudo na turma 2 (proposta de ensino por meio de jogos). Conclui-se que o uso das TIC, assim como o da proposta de ensino por meio de jogos, contribuiu positivamente para o processo de ensino da capoeira, se apresentando como alternativas relevantes à disposição dos professores/mestres.
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Deste modo, o objetivo geral da pesquisa foi analisar uma proposta para o ensino da capoeira, elaborada a partir da lógica interna do jogo na roda e do uso das TIC com a finalidade de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Participaram do trabalho 25 pessoas, sendo 23 iniciantes com mais de 18 anos de idade e no máximo um ano de experiência com capoeira, e dois mestres de capoeira angola. Para alcançar o objetivo proposto, a dissertação foi desenvolvida por meio de três estudos: 1) no primeiro foi feita uma revisão bibliográfica, com o intuito de compreender como as pesquisas acadêmicas têm colaborado para o desenvolvimento da prática pedagógica e do processo de ensino e aprendizagem dessa manifestação cultural. 2) no segundo estudo buscou-se implementar duas propostas para o ensino da capoeira com o uso das TIC, uma tradicional e outra a partir da lógica do jogo na roda e verificar a avaliação dos mestres de capoeira sobre a qualidade do jogo nas diferentes propostas. 3) o terceiro estudo foi desenvolvido para verificar a opinião de alunos que participaram de propostas distintas de ensino de capoeira, uma tradicional e outra baseada na lógica do jogo na roda, sobre a experiência de aprendizagem e o uso das TIC no processo de ensino. Os principais resultados apontaram a capoeira como a temática mais pesquisada nos estudos sobre lutas, sendo a subárea pedagógica a segunda com mais publicações das áreas de concentração dos programas de pós-graduação da Educação Física no Brasil. Foi constatada a preocupação dos pesquisadores em valorizar as características de imprevisibilidade, ludicidade e liberdade de movimento constituintes do jogo de capoeira. Porém, foram poucos os estudos que apresentaram alguma proposta de ensino que fosse adequada à essa compreensão, o que evidenciou a necessidade de novas discussões que avancem para esse caminho. Pela análise dos mestres, as duas propostas implementadas pela pesquisa conseguiram promover a iniciação em capoeira, ao considerar principalmente, o curto período de prática (15 semanas). Diferenças nos resultados evidenciaram um processo de ensino e aprendizagem mais completo e consistente proporcionado pela proposta de ensino por meio de jogos. Enquanto a metodologia tradicional favoreceu basicamente a aprendizagem técnica dos movimentos, a proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para a compreensão da lógica interna do jogo de capoeira, da movimentação mais próxima ao chão e da preocupação em se defender. De acordo com a visão dos alunos, a proposta de ensino por meio de jogos contribuiu para uma aprendizagem consciente, ao promover a ludicidade durante as atividades, a realização de discussões sobre os conteúdos e a valorização de elementos característicos do jogo de capoeira, como a liberdade de movimento, a criatividade e a imprevisibilidade das ações. Favoreceu ainda o envolvimento nas aulas, a criação de vínculo afetivo e o sentimento de identificação com o grupo. A proposta tradicional também promoveu a iniciação em capoeira, que de acordo com os participantes, foi marcada pela aprendizagem técnica dos movimentos, mas apresentou algumas limitações, como as dificuldades relatadas para a compreensão do jogo e utilização do movimento no espaço da roda, além de não contribuir efetivamente para a criação de vínculo afetivo entre os alunos. O uso das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem da capoeira, por sua vez, foi avaliado como potencializador do ensino, que permitiu uma construção do conhecimento mais dinâmica e contribuiu para a aceleração do progresso dos alunos, com a possibilidade da autoanálise prática e da constante conectividade dos participantes para a troca de informação, sobretudo na turma 2 (proposta de ensino por meio de jogos). Conclui-se que o uso das TIC, assim como o da proposta de ensino por meio de jogos, contribuiu positivamente para o processo de ensino da capoeira, se apresentando como alternativas relevantes à disposição dos professores/mestres.As well as the characteristics of the game in the roda, the teaching-learning process of capoeira has also undergone changes over the years. The knowledge that was formerly orally transmitted and which valued the unpredictability and freedom of actions is transmitted nowadays in a standardized and systematized way. When considering the problems that excessive standardization can represent for the mischaracterization of practice, this research sought to reflect and discuss, based on pedagogical knowledge and technological tools, how different teaching methodologies and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) as pedagogical tools can contribute to enhance and preserve the characteristics of the manifestation. The general objective of this research was to analyze a proposal for the teaching of capoeira, elaborated from the internal logic of the game in the roda, as well as from the use of ICTs, aiming to increase the teaching-learning process efficiency. This study had the participation of 25 people, of which 23 consisted on beginners over 18 years old and with maximum one year experience with capoeira; and two capoeira angola masters. To achieve the proposed objective, the dissertation was developed through three studies: 1) in the first, aiming to understand how academic research has collaborated for the development of pedagogical practice and the teaching-learning process of this cultural manifestation, a bibliographic review was made. 2) in the second study, we sought to implement two proposals for teaching capoeira with the use of ICTs, one traditional and the other based on the logic of the game in the roda and then to verify the evaluation of capoeira masters on the quality of the game in the different proposals. 3) the third study was developed to verify the opinion of students who participated in different capoeira teaching proposals, one traditional and the other based on the logic of the game in the roda, about the learning experience and the use of ICTs in the teaching process. The main results pointed capoeira as the most researched theme in studies on fights, with the pedagogical subarea being the second in number of publications in the areas of concentration of the Physical Education graduate programs in Brazil. We found the concern of researchers in valuing aspects that constitute the game of capoeira, such as unpredictability, playfulness and freedom of movement. However, there were few studies that presented any teaching proposal that was adequate for this understanding, evidencing the need of further discussions for the development of this topic. According to the evaluation of the masters, both proposals implemented by this research managed to promote the initiation in capoeira, even though considering the short period of practice (15 weeks). Differences in results showed a more complete and consistent teaching-learning process provided by the teaching proposal based on games. While the traditional methodology basically favored the technical learning of movements, the teaching proposal based on games contributed to the understanding of the internal logic of the capoeira game, to the movement closer to the ground and to the concern of self-defense. According to the students' view, the teaching proposal based on games contributed to a conscious learning, promoting playfulness during activities, holding discussions about the contents and valuing characteristic elements of capoeira, such as freedom of movement, creativity and unpredictability of actions. It also favored involvement in classes, the creation of an emotional bond and the feeling of identification with the group. On the other hand, the traditional proposal also promoted initiation in capoeira, however, according to the participants, it was marked by the technical learning of the movements. Moreover, this method presented some limitations, such as the difficulties reported for understanding the capoeira game and the use of movement in the roda and the lack of opportunities for the creation of affective bonds between students. The use of ICTs during the teaching-learning process of capoeira, in turn, was evaluated as a teaching enhancer, allowing a more dynamic construction of knowledge and contributing for the acceleration of students' progress, with the possibility of practical self-analysis and the constant connectivity of the participants for the exchange of information, especially for the students subjected to the teaching proposal based on games. In conclusion, the use of ICTs, as well as the teaching proposal based on games, have contributed positively for the teaching process of capoeira, presenting themselves as relevant alternatives available to teachers/masters.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bufalo, Rafael Soares [UNESP]2021-03-16T11:27:17Z2021-03-16T11:27:17Z2021-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20409733004137066P582351948325378240000-0003-0463-0125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-27T17:19:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-27T17:19:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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