A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256411 |
Resumo: | Este estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional. |
id |
UNSP_5fe97412cbbbfa96414c22578127fd54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/256411 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)The representation of atheism in Brazilian horror films: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)AteísmoCinema e históriaAteísmo - HistoriografiaRepresentaçãoCinema brasileiroAtheismHistory and cinemaBrazilian cinemaRepresentationEste estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional.This study analyzes the representation of atheism in the films À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), directed by José Mojica Marins and starring Zé do Caixão, an atheist gravedigger who searches an ideal woman, in order to have a child free from religious influences. Applying the film analysis methodology as a Historical source, this research is also based on the concept of representation, proposed by Chartier and takes into account the History of Atheism. By contextualizing the production and release of these films, it is considered the anti-communism spread by the Catholic Church, which associated communism with atheism, and how this is related to the representation of atheism in films, delving into concepts such as immorality, blasphemy and pseudoscience. This work aims to fill the gaps in Brazilian historiography, contributing to the field of atheism and its representations, a barely investigated subject in the national historiographical context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP]Leite, Letícia da Silva2024-07-10T14:16:28Z2024-07-10T14:16:28Z2024-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-16T13:29:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:42.787270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) The representation of atheism in Brazilian horror films: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
title |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
spellingShingle |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) Leite, Letícia da Silva Ateísmo Cinema e história Ateísmo - Historiografia Representação Cinema brasileiro Atheism History and cinema Brazilian cinema Representation |
title_short |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
title_full |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
title_fullStr |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
title_full_unstemmed |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
title_sort |
A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) |
author |
Leite, Letícia da Silva |
author_facet |
Leite, Letícia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Letícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ateísmo Cinema e história Ateísmo - Historiografia Representação Cinema brasileiro Atheism History and cinema Brazilian cinema Representation |
topic |
Ateísmo Cinema e história Ateísmo - Historiografia Representação Cinema brasileiro Atheism History and cinema Brazilian cinema Representation |
description |
Este estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-10T14:16:28Z 2024-07-10T14:16:28Z 2024-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024. https://hdl.handle.net/11449/256411 |
identifier_str_mv |
LEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/256411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128859282866176 |