A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Letícia da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256411
Resumo: Este estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional.
id UNSP_5fe97412cbbbfa96414c22578127fd54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/256411
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)The representation of atheism in Brazilian horror films: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)AteísmoCinema e históriaAteísmo - HistoriografiaRepresentaçãoCinema brasileiroAtheismHistory and cinemaBrazilian cinemaRepresentationEste estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional.This study analyzes the representation of atheism in the films À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), directed by José Mojica Marins and starring Zé do Caixão, an atheist gravedigger who searches an ideal woman, in order to have a child free from religious influences. Applying the film analysis methodology as a Historical source, this research is also based on the concept of representation, proposed by Chartier and takes into account the History of Atheism. By contextualizing the production and release of these films, it is considered the anti-communism spread by the Catholic Church, which associated communism with atheism, and how this is related to the representation of atheism in films, delving into concepts such as immorality, blasphemy and pseudoscience. This work aims to fill the gaps in Brazilian historiography, contributing to the field of atheism and its representations, a barely investigated subject in the national historiographical context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP]Leite, Letícia da Silva2024-07-10T14:16:28Z2024-07-10T14:16:28Z2024-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-16T13:29:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256411Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:42.787270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
The representation of atheism in Brazilian horror films: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) and Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
title A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
spellingShingle A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
Leite, Letícia da Silva
Ateísmo
Cinema e história
Ateísmo - Historiografia
Representação
Cinema brasileiro
Atheism
History and cinema
Brazilian cinema
Representation
title_short A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
title_full A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
title_fullStr A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
title_full_unstemmed A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
title_sort A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)
author Leite, Letícia da Silva
author_facet Leite, Letícia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortolotti, Ricardo Gião [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Letícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ateísmo
Cinema e história
Ateísmo - Historiografia
Representação
Cinema brasileiro
Atheism
History and cinema
Brazilian cinema
Representation
topic Ateísmo
Cinema e história
Ateísmo - Historiografia
Representação
Cinema brasileiro
Atheism
History and cinema
Brazilian cinema
Representation
description Este estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-10T14:16:28Z
2024-07-10T14:16:28Z
2024-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/256411
identifier_str_mv LEITE, Letícia da Silva. A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/256411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128859282866176