Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falchi, Cinthia Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180730
Resumo: Esta tese analisa e discute o problema da identidade de gênero e a sexualidade como temas transversais ao currículo escolar. Focaliza como questão central os corpos desviantes, particularmente os transgêneros, como agenciadores de uma crítica ao governo identitário das diferenças na escola. Para tanto, entre o espaço acadêmico e nossa experiência singular de professor, testemunhamos nossas próprias buscas acerca da identidade e das diferenças gênero dentro desse (cis)tema binário de vidas e corpos, ressaltando o comum durante todo o trajeto percorrido. Reconstruindo esse testemunho, enfocamos corpos trans que transgridem as normalizações habitualmente estabelecidas a partir do paradigma da diferença identitária dos corpos. De narrativas de pessoas transgêneras até nosso próprio testemunho, vislumbramos nesse percurso um comum ingovernável, que se apresenta como um ethos e possibilita uma ruptura (cis)têmica, emergindo como um acontecimento e como um foco de resistência ao governo identitário dos corpos produzidos pela escola. Nessa trajetória partimos da perspectiva foucaultiana de intelectual específico para fazer um relato de si, em diálogo com as obras de Paul Beatriz Preciado, Judith Butler e Letícia Lanz, que deram foco à questão da transgeneridade. Assim, procuramos problematizar a binarização dos corpos pela biopolítica neoliberal com vista a naturalizá-los e argumentamos pela tese da não-binaridade dos corpos trans, como ethos, facultando uma ruptura ética na formação humana e exigindo uma reconfiguração da discussão do gênero e da sexualidade como tema transversal do currículo escolar.
id UNSP_6008619a5883575e92db2e8fdbb40887
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180730
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura éticaCritique of the paradigm the difference identity of bodies: transgression of gender as an ethical breakGovernamentalidadeSexualidadeCorpoTransgêneroEscolaGovernmentalitySexualityBodyTransgenderSchoolEsta tese analisa e discute o problema da identidade de gênero e a sexualidade como temas transversais ao currículo escolar. Focaliza como questão central os corpos desviantes, particularmente os transgêneros, como agenciadores de uma crítica ao governo identitário das diferenças na escola. Para tanto, entre o espaço acadêmico e nossa experiência singular de professor, testemunhamos nossas próprias buscas acerca da identidade e das diferenças gênero dentro desse (cis)tema binário de vidas e corpos, ressaltando o comum durante todo o trajeto percorrido. Reconstruindo esse testemunho, enfocamos corpos trans que transgridem as normalizações habitualmente estabelecidas a partir do paradigma da diferença identitária dos corpos. De narrativas de pessoas transgêneras até nosso próprio testemunho, vislumbramos nesse percurso um comum ingovernável, que se apresenta como um ethos e possibilita uma ruptura (cis)têmica, emergindo como um acontecimento e como um foco de resistência ao governo identitário dos corpos produzidos pela escola. Nessa trajetória partimos da perspectiva foucaultiana de intelectual específico para fazer um relato de si, em diálogo com as obras de Paul Beatriz Preciado, Judith Butler e Letícia Lanz, que deram foco à questão da transgeneridade. Assim, procuramos problematizar a binarização dos corpos pela biopolítica neoliberal com vista a naturalizá-los e argumentamos pela tese da não-binaridade dos corpos trans, como ethos, facultando uma ruptura ética na formação humana e exigindo uma reconfiguração da discussão do gênero e da sexualidade como tema transversal do currículo escolar.This thesis analyzes and discusses the problem of gender identity and sexuality as transversal themes to the school curriculum. As a central issue, it focuses on deviant bodies, particularly transgenders, as agents of a critique of the identity government of differences in school. For this purpose, between academic space and our unique experience as teacher, we witnessed our own search for identity and gender differences within this binary (cis) theme of lives and bodies, emphasizing the common throughout the course. Rebuilding this testimony, we focus on trans bodies that transgress the normalizations usually established from the paradigm of the difference of identities of bodies. From narratives of transgender people to our own testimony, we see in this path an ungovernable common, which presents itself as an ethos and enables a (cis) temic rupture, emerging as an event and as a focus of resistance to the identity government of the bodies produced by the school. In this trajectory we start from Foucault's perspective as a specific intellectual to produce of himself a self-report, in dialogue with the works of Paul Beatriz Preciado, Judith Butler and Letícia Lanz, who focused on the question of transgeneration. Thus, we seek to problematize the binarization of bodies by neoliberal biopolitics in order to naturalize them and argue for the thesis of non-binarity of trans bodies, as ethos, providing an ethical rupture in human formation and demanding a reconfiguration of the discussion of gender and sexuality as a transversal theme of the school curriculum.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Falchi, Cinthia Alves [UNESP]2019-02-13T12:10:32Z2019-02-13T12:10:32Z2018-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18073000091268033004110040P541073473968693620000-0001-7505-4896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-28T06:12:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180730Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-28T06:12:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
Critique of the paradigm the difference identity of bodies: transgression of gender as an ethical break
title Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
spellingShingle Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
Falchi, Cinthia Alves [UNESP]
Governamentalidade
Sexualidade
Corpo
Transgênero
Escola
Governmentality
Sexuality
Body
Transgender
School
title_short Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
title_full Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
title_fullStr Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
title_full_unstemmed Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
title_sort Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética
author Falchi, Cinthia Alves [UNESP]
author_facet Falchi, Cinthia Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Falchi, Cinthia Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Governamentalidade
Sexualidade
Corpo
Transgênero
Escola
Governmentality
Sexuality
Body
Transgender
School
topic Governamentalidade
Sexualidade
Corpo
Transgênero
Escola
Governmentality
Sexuality
Body
Transgender
School
description Esta tese analisa e discute o problema da identidade de gênero e a sexualidade como temas transversais ao currículo escolar. Focaliza como questão central os corpos desviantes, particularmente os transgêneros, como agenciadores de uma crítica ao governo identitário das diferenças na escola. Para tanto, entre o espaço acadêmico e nossa experiência singular de professor, testemunhamos nossas próprias buscas acerca da identidade e das diferenças gênero dentro desse (cis)tema binário de vidas e corpos, ressaltando o comum durante todo o trajeto percorrido. Reconstruindo esse testemunho, enfocamos corpos trans que transgridem as normalizações habitualmente estabelecidas a partir do paradigma da diferença identitária dos corpos. De narrativas de pessoas transgêneras até nosso próprio testemunho, vislumbramos nesse percurso um comum ingovernável, que se apresenta como um ethos e possibilita uma ruptura (cis)têmica, emergindo como um acontecimento e como um foco de resistência ao governo identitário dos corpos produzidos pela escola. Nessa trajetória partimos da perspectiva foucaultiana de intelectual específico para fazer um relato de si, em diálogo com as obras de Paul Beatriz Preciado, Judith Butler e Letícia Lanz, que deram foco à questão da transgeneridade. Assim, procuramos problematizar a binarização dos corpos pela biopolítica neoliberal com vista a naturalizá-los e argumentamos pela tese da não-binaridade dos corpos trans, como ethos, facultando uma ruptura ética na formação humana e exigindo uma reconfiguração da discussão do gênero e da sexualidade como tema transversal do currículo escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29
2019-02-13T12:10:32Z
2019-02-13T12:10:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180730
000912680
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://hdl.handle.net/11449/180730
identifier_str_mv 000912680
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964738146271232