As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236206 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura no período entre 2015 e 2020, e então fazer um comparativo destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Para isso, foram coletadas informações da empresa através de seus relatórios GRI (Global Reporting Initiative) divulgados nos anos em questão. Relacionando as ações praticadas pela empresa e os ODS e utilizando como base dissertações e artigos científicos, foi possível desenvolver o tema e atingir os objetivos do presente trabalho. Para tal, todas as ações da empresa citadas nos documentos de sustentabilidade foram caracterizadas com seus ODS correspondentes e então classificadas entre Ações de Responsabilidade Social, Ambiental e Socioambiental. Posteriormente, foram ranqueados em ordem decrescente os ODS mais frequentes em cada tipo de ação. Os resultados possibilitaram a compreensão de que a empresa de cosméticos está com suas práticas alinhadas com as metas e objetivos definidos na Agenda 2030. Nota-se que essa empresa realiza diversas ações de cunho social, ambiental e socioambiental, entre elas práticas voltadas para jovens e crianças em vulnerabilidade social, garantindo a eles um ensino de qualidade, experiências profissionais e maior inclusão social. No âmbito ambiental, a Natura busca diversificar suas fontes de energias renováveis e reduzir emissões de gases poluentes em seus processos produtivos, entre outras práticas. Já no aspecto socioambiental, além de apresentar aos seus consumidores seus posicionamentos relacionados à sustentabilidade, ela incentivou debates na sociedade relacionados ao meio ambiente para promover conscientização. |
id |
UNSP_60246bed4155b281f7bcd1e072c72f4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236206 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030The social and environmental responsibility actions of the Natura company between 2015 and 2020 and the 2030 AgendaRelatórios corporativosResponsabilidade ambientalSustentabilidadeO objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura no período entre 2015 e 2020, e então fazer um comparativo destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Para isso, foram coletadas informações da empresa através de seus relatórios GRI (Global Reporting Initiative) divulgados nos anos em questão. Relacionando as ações praticadas pela empresa e os ODS e utilizando como base dissertações e artigos científicos, foi possível desenvolver o tema e atingir os objetivos do presente trabalho. Para tal, todas as ações da empresa citadas nos documentos de sustentabilidade foram caracterizadas com seus ODS correspondentes e então classificadas entre Ações de Responsabilidade Social, Ambiental e Socioambiental. Posteriormente, foram ranqueados em ordem decrescente os ODS mais frequentes em cada tipo de ação. Os resultados possibilitaram a compreensão de que a empresa de cosméticos está com suas práticas alinhadas com as metas e objetivos definidos na Agenda 2030. Nota-se que essa empresa realiza diversas ações de cunho social, ambiental e socioambiental, entre elas práticas voltadas para jovens e crianças em vulnerabilidade social, garantindo a eles um ensino de qualidade, experiências profissionais e maior inclusão social. No âmbito ambiental, a Natura busca diversificar suas fontes de energias renováveis e reduzir emissões de gases poluentes em seus processos produtivos, entre outras práticas. Já no aspecto socioambiental, além de apresentar aos seus consumidores seus posicionamentos relacionados à sustentabilidade, ela incentivou debates na sociedade relacionados ao meio ambiente para promover conscientização.The objective of the present work was to carry out a survey of the social and environmental responsibility actions of the company Natura in the period between 2015 and 2020, and then make a comparison of these with the Sustainable Development Goals (SDGs) defined by the United Nations (UN) in the 2030 Agenda. For this, information was collected from the company through its GRI (Global Reporting Initiative) reports released in the years in question. Relating the actions taken by the company and the SDGs and using dissertations and scientific articles as a basis, it was possible to develop the theme and achieve the objectives of this work. To this end, all the company's actions mentioned in the sustainability documents were characterized with their corresponding SDGs and then classified among Social, Environmental and Socio-environmental Responsibility Actions. Subsequently, the most frequent SDGs in each type of action were ranked in descending order. The results made it possible to understand that the cosmetics company's practices are in line with the goals and objectives defined in the 2030 Agenda. It is noted that this company carries out various social, environmental and socio-environmental actions, including practices aimed at young people and children in social vulnerability, guaranteeing them a quality education, professional experiences and greater social inclusion. In the environmental sphere, Natura seeks to diversify its renewable energy sources and reduce polluting gas emissions in its production processes, among other practices. In the socio-environmental aspect, in addition to presenting its sustainability-related positions to its consumers, it encouraged debates in society related to the environment to promote awareness.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Caminhas, Ana Margarida TheodoroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Baldim, Gabriela Doneda2022-08-18T18:42:23Z2022-08-18T18:42:23Z2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T07:05:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236206Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:35.365493Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 The social and environmental responsibility actions of the Natura company between 2015 and 2020 and the 2030 Agenda |
title |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
spellingShingle |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 Baldim, Gabriela Doneda Relatórios corporativos Responsabilidade ambiental Sustentabilidade |
title_short |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
title_full |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
title_fullStr |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
title_full_unstemmed |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
title_sort |
As ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura entre os anos de 2015 a 2020 e a Agenda 2030 |
author |
Baldim, Gabriela Doneda |
author_facet |
Baldim, Gabriela Doneda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caminhas, Ana Margarida Theodoro Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldim, Gabriela Doneda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatórios corporativos Responsabilidade ambiental Sustentabilidade |
topic |
Relatórios corporativos Responsabilidade ambiental Sustentabilidade |
description |
O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das ações de responsabilidade social e ambiental da empresa Natura no período entre 2015 e 2020, e então fazer um comparativo destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Para isso, foram coletadas informações da empresa através de seus relatórios GRI (Global Reporting Initiative) divulgados nos anos em questão. Relacionando as ações praticadas pela empresa e os ODS e utilizando como base dissertações e artigos científicos, foi possível desenvolver o tema e atingir os objetivos do presente trabalho. Para tal, todas as ações da empresa citadas nos documentos de sustentabilidade foram caracterizadas com seus ODS correspondentes e então classificadas entre Ações de Responsabilidade Social, Ambiental e Socioambiental. Posteriormente, foram ranqueados em ordem decrescente os ODS mais frequentes em cada tipo de ação. Os resultados possibilitaram a compreensão de que a empresa de cosméticos está com suas práticas alinhadas com as metas e objetivos definidos na Agenda 2030. Nota-se que essa empresa realiza diversas ações de cunho social, ambiental e socioambiental, entre elas práticas voltadas para jovens e crianças em vulnerabilidade social, garantindo a eles um ensino de qualidade, experiências profissionais e maior inclusão social. No âmbito ambiental, a Natura busca diversificar suas fontes de energias renováveis e reduzir emissões de gases poluentes em seus processos produtivos, entre outras práticas. Já no aspecto socioambiental, além de apresentar aos seus consumidores seus posicionamentos relacionados à sustentabilidade, ela incentivou debates na sociedade relacionados ao meio ambiente para promover conscientização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-18T18:42:23Z 2022-08-18T18:42:23Z 2022-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/236206 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129547187519488 |