A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103678
Resumo: A proposta do presente trabalho é observar algumas visões sobre o ensino da literatura na escola brasileira em dois momentos do Século XX. Num primeiro momento, serão analisados dois materiais didáticos dos mais utilizados no ensino da língua e da literatura nos anos de 1930: os livros Educação Literária, de José Guerreiro Murta (1891-1979), e Autores Contemporâneos, de João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Em seguida, a investigação sobre os métodos de ensino da literatura direciona-se à atualidade, analisando, também, duas obras didáticas contemporâneas: o livro Novas Palavras, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, e a Apostila do Curso Anglo, do Ensino Médio.
id UNSP_604d9cc3033b9dfe363accc4113f28e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103678
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XXLiteratura - Estudo e ensinoAntologiasLivros didaticosThe teaching of literatureDivision into periodsTextbooksA proposta do presente trabalho é observar algumas visões sobre o ensino da literatura na escola brasileira em dois momentos do Século XX. Num primeiro momento, serão analisados dois materiais didáticos dos mais utilizados no ensino da língua e da literatura nos anos de 1930: os livros Educação Literária, de José Guerreiro Murta (1891-1979), e Autores Contemporâneos, de João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Em seguida, a investigação sobre os métodos de ensino da literatura direciona-se à atualidade, analisando, também, duas obras didáticas contemporâneas: o livro Novas Palavras, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, e a Apostila do Curso Anglo, do Ensino Médio.This research was carried out to assess some views about the teaching of literature in Brazilian schools on two occasions of the 20th Century. On the first one, one will analyze two of the most widespread teaching materials for the teaching of language and literature in the 1930s: the textbooks Educação Literária, by José Gerreiro Murta (1891-1979), and Autores Contemporâneos, by João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Afterwards, the investigation into methods of teaching literature leads us to the current age, also analyzing two contemporary textbooks: Novas Palavras, by Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, and Apostila do Curso Anglo, for Senior High School.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Odil José de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2007-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis156 f. : il.application/pdfBULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. 2007. 156 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.http://hdl.handle.net/11449/103678000546634bulhoes_rm_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103678Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:23:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
title A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
spellingShingle A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
Literatura - Estudo e ensino
Antologias
Livros didaticos
The teaching of literature
Division into periods
Textbooks
title_short A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
title_full A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
title_fullStr A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
title_full_unstemmed A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
title_sort A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX
author Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
author_facet Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Odil José de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulhões, Ricardo Magalhães [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Estudo e ensino
Antologias
Livros didaticos
The teaching of literature
Division into periods
Textbooks
topic Literatura - Estudo e ensino
Antologias
Livros didaticos
The teaching of literature
Division into periods
Textbooks
description A proposta do presente trabalho é observar algumas visões sobre o ensino da literatura na escola brasileira em dois momentos do Século XX. Num primeiro momento, serão analisados dois materiais didáticos dos mais utilizados no ensino da língua e da literatura nos anos de 1930: os livros Educação Literária, de José Guerreiro Murta (1891-1979), e Autores Contemporâneos, de João Batista de Andrade Fernandes Ribeiro (1860-1934). Em seguida, a investigação sobre os métodos de ensino da literatura direciona-se à atualidade, analisando, também, duas obras didáticas contemporâneas: o livro Novas Palavras, de Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antonio, e a Apostila do Curso Anglo, do Ensino Médio.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-13
2014-06-11T19:32:49Z
2014-06-11T19:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. 2007. 156 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/103678
000546634
bulhoes_rm_dr_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv BULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. 2007. 156 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
000546634
bulhoes_rm_dr_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/103678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045592199331840