Causalidade na epistemologia genética de Jean Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Bruna Marcela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214470
Resumo: No presente trabalho, buscamos analisar como, segundo a Epistemologia Genética, ocorre a construção da noção de causalidade no âmbito individual. Diferente das epistemologias tradicionais, Piaget (1983) propõe que o conhecimento se constrói, por isso analisa as suas origens e desenvolvimentos no indivíduo – psicogênese – e nas coletividades – sociogênese. No construtivismo de Jean Piaget, a inteligência não é fruto apenas do objeto, nem apenas do sujeito, mas sim da relação que se estabelece entre eles. O conhecimento individual é resultado da ação do sujeito sobre os objetos e construído pela organização e reorganização dos seus esquemas de ação (estruturas). Nesse processo, o sujeito abandona progressivamente atitudes fenomenistas e egocêntricas para alcançar formas objetivas e operatórias. A teoria piagetiana aponta também que, dependendo da natureza dos objetos da realidade, o processo construtivo terá dificuldades e percursos específicos. Contudo, esse processo construtivo será progressivo e sequencial. Para o estudo da causalidade, ou explicações causais, analisaremos a constituição da causalidade na criança e focaremos o desenvolvimento da noção de transmissão de movimentos e as noções de conservação e atomismo. Analisaremos também como ocorre o abandono do fenomenismo egocêntrico e como o sujeito ruma, desta forma inicial de leitura do real, para relações e explicações descentradas do eu e objetivas a partir da relação entre experiência e dedução, ou, entre sujeito e objeto.
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