Literatura e Direito em Cem anos de solidão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215598 |
Resumo: | Esta dissertação pretende estabelecer relações de diálogo e proximidade entre Literatura e Direito. Objetiva-se, com isso, desenvolver um estudo que busque compreender como temas oriundos da ciência jurídica são retratados na obra Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para tanto, discute as relações teóricas entre Literatura e Direito e a importância dos estudos interdisciplinares como recurso de abordagem crítica, com o intuito de aproximar a ciência jurídica da realidade social por meio do texto literário e, assim, superar o modelo positivista até então adotado. O trabalho também revisita a bibliografia crítica sobre o romance em destaque e busca evidenciar como o autor, valendo-se de fontes históricas, personagens, vozes e cenários, forneceu elementos para o desenvolvimento de uma perspectiva única, capaz de demonstrar as impressões, sentimentos, críticas e desejos que envolvem o contexto jurídico e a história do povo latino-americano, dentro de uma obra ficcional. Como orientação metodológica, o estudo se desenvolve por meio de pesquisa bibliográfica e abordagem hermenêutica. A pesquisa agrega concepções de autores como Leslie Bethel, Eduardo Galeano, Vargas Llosa, Antonio Candido, André Karam Trindade, Gentil de Faria, Luis Alberto Warat, entre outros pertinentes ao estudo. Como resultado deste estudo, espera-se alcançar por meio do texto literário formas inovadoras de interpretação, que possam superar conceitos restritos e puramente dogmáticos. |
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Literatura e Direito em Cem anos de solidãoLiterature and Law in One Hundred Years of SolitudeLiteraturaDireitoAmérica LatinaInterdisciplinaridadeHistóriaMemóriaLiteratureLawLatin AmericaInterdisciplinarityHistory and memoryEsta dissertação pretende estabelecer relações de diálogo e proximidade entre Literatura e Direito. Objetiva-se, com isso, desenvolver um estudo que busque compreender como temas oriundos da ciência jurídica são retratados na obra Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Para tanto, discute as relações teóricas entre Literatura e Direito e a importância dos estudos interdisciplinares como recurso de abordagem crítica, com o intuito de aproximar a ciência jurídica da realidade social por meio do texto literário e, assim, superar o modelo positivista até então adotado. O trabalho também revisita a bibliografia crítica sobre o romance em destaque e busca evidenciar como o autor, valendo-se de fontes históricas, personagens, vozes e cenários, forneceu elementos para o desenvolvimento de uma perspectiva única, capaz de demonstrar as impressões, sentimentos, críticas e desejos que envolvem o contexto jurídico e a história do povo latino-americano, dentro de uma obra ficcional. Como orientação metodológica, o estudo se desenvolve por meio de pesquisa bibliográfica e abordagem hermenêutica. A pesquisa agrega concepções de autores como Leslie Bethel, Eduardo Galeano, Vargas Llosa, Antonio Candido, André Karam Trindade, Gentil de Faria, Luis Alberto Warat, entre outros pertinentes ao estudo. Como resultado deste estudo, espera-se alcançar por meio do texto literário formas inovadoras de interpretação, que possam superar conceitos restritos e puramente dogmáticos.This study aims to establish dialogue relations and proximity between Literature and Law. Thus, the objective is to develop a study that seeks to understand how themes from legal science are represented in the work “One Hundred Years of Solitude” (1967), by the Colombian author Gabriel García Márquez. Therefore, it discusses the theoretical relationships between Literature and Law and the importance of interdisciplinary studies as a critical approach resource, with the aim of bringing legal science closer to social reality through the literary text and, thus, overcoming the positivist model adopted until then. The work also revisits the critical bibliography on the featured novel and looks to show how the author, using historical sources, characters, voices and scenarios, provided elements for the development of a unique perspective, able to demonstrate the impressions, feelings, criticisms and desires that involves the legal context and the history of the Latin American people, inside a fictional work. As methodological guidance, the study is developed through bibliographical research and hermeneutic approach. The research has conceptions from the respective authors Leslie Bethel, Eduardo Galeano, Vargas Llosa, Antonio Candido, André Karam Trindade, Gentil de Faria, Luis Alberto Warat, among others relevant to the study. As a result of this study, it is hoped to reach, through the literary text, innovative forms of interpretation that can overcome restricted and purely dogmatic concepts.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Gentil Luiz de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bottós, Camila Marques2021-12-22T12:07:59Z2021-12-22T12:07:59Z2021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21559833004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-24T06:14:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:08:32.044493Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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