Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109309
Resumo: De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino
id UNSP_612b2913a69b43198cdd22539b467807
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109309
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticasEducaçãoEducação - Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessoresDe forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensinoCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905.9788579834905http://hdl.handle.net/11449/109309000778575ISBN9788579834905.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:36:56.755303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
title Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
spellingShingle Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
Educação
Educação - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores
title_short Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
title_full Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
title_fullStr Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
title_sort Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
author Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
author_facet Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores
topic Educação
Educação - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Professores
description De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-09-03T17:52:36Z
2014-09-03T17:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905.
9788579834905
http://hdl.handle.net/11449/109309
000778575
ISBN9788579834905.pdf
identifier_str_mv SGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905.
9788579834905
000778575
ISBN9788579834905.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/109309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129442713698304