Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/109309 |
Resumo: | De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino |
id |
UNSP_612b2913a69b43198cdd22539b467807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109309 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticasEducaçãoEducação - Estudo e ensinoPratica de ensinoProfessoresDe forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensinoCultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP]2014-09-03T17:52:36Z2014-09-03T17:52:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905.9788579834905http://hdl.handle.net/11449/109309000778575ISBN9788579834905.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:01:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109309Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:36:56.755303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
title |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] Educação Educação - Estudo e ensino Pratica de ensino Professores |
title_short |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
title_full |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
title_sort |
Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas |
author |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] |
author_facet |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sgobbi, Isabela Vicenzo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Estudo e ensino Pratica de ensino Professores |
topic |
Educação Educação - Estudo e ensino Pratica de ensino Professores |
description |
De forte caráter autobiográfico - já que foi, em boa parte, baseado nas próprias experiências da autora enquanto estudante e pesquisadora - este trabalho é uma tentativa de realizar uma abordagem qualitativa das práticas pedagógicas, levando-se em conta a importância dos dados autobiográficos e da história de vida para o entendimento da profissão docente. A autora também desenvolve no trabalho, através de pesquisa de campo com professores e alunos, uma série de questões concernentes à atividade didática que põem em foco a formação pessoal e profissional na atividade pedagógica. Uma dessas questões relaciona-se à forma como o professor concretiza suas ideias em sala de aula; outra ao modo como veicula os conceitos e conteúdos aos alunos, incluindo ações, atitudes, gestos, entre outros aspectos que mais afloram no professor. Ela também discute na pesquisa a percepção dos alunos sobre a prática pedagógica do professor, e os contextos de interação professor-aluno em que se dão as práticas específicas relativas à aprendizagem e ao ensino |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-09-03T17:52:36Z 2014-09-03T17:52:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905. 9788579834905 http://hdl.handle.net/11449/109309 000778575 ISBN9788579834905.pdf |
identifier_str_mv |
SGOBBI, Isabela Vicenzo. Práticas pedagógicas na história de escolarização: ouvindo alunos e repensando práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834905. 9788579834905 000778575 ISBN9788579834905.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/109309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Digital (UNESP) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
publisher.none.fl_str_mv |
Cultura Acadêmica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129442713698304 |