Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104783 |
Resumo: | Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania. |
id |
UNSP_619e3e896b6000237d7bf770fa796864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104783 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulistaEnsinoEducaçãoEste trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbieri, Iris [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belther, Josilda Maria [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2007-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis158 f.application/pdfBELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104783000490513belther_jm_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:37.642428Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
title |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
spellingShingle |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista Belther, Josilda Maria [UNESP] Ensino Educação |
title_short |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
title_full |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
title_fullStr |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
title_full_unstemmed |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
title_sort |
Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista |
author |
Belther, Josilda Maria [UNESP] |
author_facet |
Belther, Josilda Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbieri, Iris [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belther, Josilda Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação |
topic |
Ensino Educação |
description |
Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-17 2014-06-11T19:33:29Z 2014-06-11T19:33:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. http://hdl.handle.net/11449/104783 000490513 belther_jm_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. 000490513 belther_jm_dr_arafcl.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128588919078912 |