Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belther, Josilda Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104783
Resumo: Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.
id UNSP_619e3e896b6000237d7bf770fa796864
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104783
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulistaEnsinoEducaçãoEste trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Secretaria de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbieri, Iris [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belther, Josilda Maria [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2007-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis158 f.application/pdfBELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/104783000490513belther_jm_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:09:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:58:37.642428Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
title Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
spellingShingle Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
Belther, Josilda Maria [UNESP]
Ensino
Educação
title_short Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
title_full Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
title_fullStr Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
title_full_unstemmed Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
title_sort Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista
author Belther, Josilda Maria [UNESP]
author_facet Belther, Josilda Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbieri, Iris [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Belther, Josilda Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação
topic Ensino
Educação
description Este trabalho analisou a contribuição dos programas de recuperação paralela para a qualidade do ensino paulista no contexto do regime de progressão continuada dos alunos. Para tanto foi necessário discutir o conceito de qualidade em educação, a recuperação paralela e os seus princípios norteadores. Foi realizada uma análise da estrutura e funcionamento desses programas em um município do interior paulista utilizando-se de dados coletados por meio de observação de aulas de reforço, participação em reuniões pedagógicas, entrevistas com professores coordenadores e análise da legislação que trata do tema. O estudo conclui que o conceito de qualidade em educação não pode prescindir de um ensino que assegure o sucesso escolar de todos os alunos por meio de uma formação que respeite a diversidade cultural, social e cognitiva de cada indivíduo mas esse sucesso inclui o domínio pelos alunos de um sólido conjunto de conhecimentos e conteúdos culturais que são aqui considerados essenciais para o exercício pleno da cidadania.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-17
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/104783
000490513
belther_jm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv BELTHER, Josilda Maria. Os programas de recuperação paralela e a qualidade do ensino paulista. 2007. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000490513
belther_jm_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/104783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128588919078912