Escola e família: relações possíveis em projetos de educação moral em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alana Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92358
Resumo: A presente pesquisa, que recebeu apoio financeiro da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), aborda as relações entre escola e família em projetos de Educação Moral. Este estudo se deu a partir de uma pesquisa anterior, intitulada “Projetos bem sucedidos de educação moral: em busca de experiências brasileiras”, na qual atuamos com bolsa de iniciação científica – PIBIC/CNPq, no período de 2009/2010. Constatamos que há uma queixa generalizada da escola de que a família não está cumprindo seu papel na formação moral dos filhos e que, por isso, essa responsabilidade passa a ser da escola. Propomo-nos, portanto, a dar continuidade às análises iniciadas nessa pesquisa, com o objetivo maior de investigar as concepções da escola em relação ao seu papel e ao papel da família na educação moral de crianças e adolescentes, bem como refletir sobre as potencialidades, dificuldades e avanços na relação escola-família neste tipo de educação. Para tanto, retiramos do banco geral de dados da pesquisa anterior 150 questionários do estado de São Paulo, respondidos por agentes escolares de escolas públicas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio; fizemos leituras e análises de tais questionários; selecionamos, ainda, seis escolas com experiências, aparentemente bem sucedidas e que faziam parcerias com as famílias; depois as visitamos e fizemos entrevistas com seus proponentes e participantes. Para compreendermos os dados coletados, criamos categorias e analisamos os resultados qualitativamente. De modo geral, a partir das visitas às escolas e das entrevistas, vimos que as famílias têm sido pouco envolvidas nos projetos de educação moral, assim como não têm tido uma relação de parceria com as escolas; a participação se restringe, muitas vezes, a reuniões de pais e/ou convocações por conta de mau comportamento dos alunos
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