O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/135858
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos de maneira didática, explorando o uso das mídias digitais nas escolas. O uso das mídias digitais na educação é um desafio com muitas questões em aberto, como, por exemplo: Por que e como utilizar mídias digitais na educação? Quais mídias utilizar?, dentre outras. O emprego das mídias digitais em todo lugar e a facilidade de seu uso pelos jovens obrigam o processo de ensino-aprendizagem e os principais atores participantes desse processo a se adequarem para continuar preparando e desenvolvendo cidadãos críticos e ativos. Ao redor do mundo, a mídias em evolução é a principal força que está transformando a sociedade. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as mídias digitais na educação e a questão emergente dos chamados nativos digitais, termo criado pelo norte-americano Marc Prensky em 2001, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto para fundamentar tais conceitos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo em uma amostra de alunos e professores da comunidade acadêmica em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Para tanto, foi aplicado um questionário para cada grupo de atores. Os resultados foram analisados e confrontados com o objetivo de validar as perguntas iniciais da pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das mídias digitais na educação. A pesquisa demonstrou que é preciso estudar o conceito de mídias digitais na educação, a fim de nortear profissionais e estudantes desta comunidade acadêmica. Se faz necessário um olhar acadêmico para oferecer novas formas de motivação para o aprendizado por meio do uso criativo das mídias e tecnologias disponíveis.
id UNSP_6271d86283ad7d6678b4122ae8eb5b7d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135858
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratóriaThe use of digital media to support the teaching and learning process: an exploratory approachMídias digitaisEducaçãoEnsino médioUso criativo de tecnologiasEnsino-aprendizagemDigital mediaEducationHigh schoolCreative use of technologiesTeaching and learningEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos de maneira didática, explorando o uso das mídias digitais nas escolas. O uso das mídias digitais na educação é um desafio com muitas questões em aberto, como, por exemplo: Por que e como utilizar mídias digitais na educação? Quais mídias utilizar?, dentre outras. O emprego das mídias digitais em todo lugar e a facilidade de seu uso pelos jovens obrigam o processo de ensino-aprendizagem e os principais atores participantes desse processo a se adequarem para continuar preparando e desenvolvendo cidadãos críticos e ativos. Ao redor do mundo, a mídias em evolução é a principal força que está transformando a sociedade. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as mídias digitais na educação e a questão emergente dos chamados nativos digitais, termo criado pelo norte-americano Marc Prensky em 2001, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto para fundamentar tais conceitos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo em uma amostra de alunos e professores da comunidade acadêmica em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Para tanto, foi aplicado um questionário para cada grupo de atores. Os resultados foram analisados e confrontados com o objetivo de validar as perguntas iniciais da pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das mídias digitais na educação. A pesquisa demonstrou que é preciso estudar o conceito de mídias digitais na educação, a fim de nortear profissionais e estudantes desta comunidade acadêmica. Se faz necessário um olhar acadêmico para oferecer novas formas de motivação para o aprendizado por meio do uso criativo das mídias e tecnologias disponíveis.This research presents a reflection on the creative use of technological resources in a didactic way, exploring the use of digital media in schools. The use of digital media in education is a challenge with many open questions, such as: Why and how to use digital media in education? What types of media should be used?, among others. The use of digital media everywhere and the ease of their use by young people has pointed the need for adaptation by the teaching and learning processes and the main actors involved in this process, in order to continue preparing and developing critical and active citizens. In all parts of the world, evolving technology is the main force that is transforming society. In order to collect data and reflect on digital technologies in education and the emerging issue of so-called digital natives, a term created by the american Marc Prensky in 2001, a literature search was held initially to support such concepts. It was later conducted a field research in a sample of students and teachers of the academic community, held in two high schools, one public and one private. To that end, it applied the questionnaire technical in each group of actors. The results were analyzed and compared with the goal of validate the initial research questions and contribute to discuss the challenges and possibilities of the use of technology in education. The research demonstrated that it is necessary to study the concept of digital media in education, in order to guide professionals and students in this field. It is necessary an academic look to offer new forms of motivation for learning through the creative use of media and technology available.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albino, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]2016-03-02T17:59:25Z2016-03-02T17:59:25Z2016-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13585800087228033004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135858Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:45:04.966453Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
The use of digital media to support the teaching and learning process: an exploratory approach
title O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
spellingShingle O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]
Mídias digitais
Educação
Ensino médio
Uso criativo de tecnologias
Ensino-aprendizagem
Digital media
Education
High school
Creative use of technologies
Teaching and learning
title_short O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
title_full O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
title_fullStr O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
title_full_unstemmed O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
title_sort O uso das mídias digitais como apoio ao processo didático e pedagógico: uma abordagem exploratória
author Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]
author_facet Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albino, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Educação
Ensino médio
Uso criativo de tecnologias
Ensino-aprendizagem
Digital media
Education
High school
Creative use of technologies
Teaching and learning
topic Mídias digitais
Educação
Ensino médio
Uso criativo de tecnologias
Ensino-aprendizagem
Digital media
Education
High school
Creative use of technologies
Teaching and learning
description Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a utilização criativa dos recursos tecnológicos de maneira didática, explorando o uso das mídias digitais nas escolas. O uso das mídias digitais na educação é um desafio com muitas questões em aberto, como, por exemplo: Por que e como utilizar mídias digitais na educação? Quais mídias utilizar?, dentre outras. O emprego das mídias digitais em todo lugar e a facilidade de seu uso pelos jovens obrigam o processo de ensino-aprendizagem e os principais atores participantes desse processo a se adequarem para continuar preparando e desenvolvendo cidadãos críticos e ativos. Ao redor do mundo, a mídias em evolução é a principal força que está transformando a sociedade. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as mídias digitais na educação e a questão emergente dos chamados nativos digitais, termo criado pelo norte-americano Marc Prensky em 2001, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto para fundamentar tais conceitos. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa de campo em uma amostra de alunos e professores da comunidade acadêmica em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Para tanto, foi aplicado um questionário para cada grupo de atores. Os resultados foram analisados e confrontados com o objetivo de validar as perguntas iniciais da pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das mídias digitais na educação. A pesquisa demonstrou que é preciso estudar o conceito de mídias digitais na educação, a fim de nortear profissionais e estudantes desta comunidade acadêmica. Se faz necessário um olhar acadêmico para oferecer novas formas de motivação para o aprendizado por meio do uso criativo das mídias e tecnologias disponíveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02T17:59:25Z
2016-03-02T17:59:25Z
2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/135858
000872280
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/135858
identifier_str_mv 000872280
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129113457688576