Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90943
Resumo: Neste trabalho, procuramos verificar quais as contribuições formativas dos laboratórios didáticos que compõem o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Bauru. Para isso, realizamos entrevistas que buscaram compreender como quatro alunos do último ano desta licenciatura concebem questões relacionadas ao desenvolvimento das práticas experimentais desenvolvidas nestes laboratórios. A partir destas entrevistas, elencamos algumas categoriais que foram obtidas a partir de uma análise fenomenográfica. Tais categorias compuseram os nossos espaços de resultados e nos permitiram levantar algumas conclusões a cerca das concepções dos alunos no que diz respeito à postura dos professores responsáveis pelo desenvolvimento das práticas experimentais, a postura tomada por eles mesmos e seus colegas frente a estas práticas, assim como a cerca das características atribuídas por eles aos laboratórios didáticos. A partir destes espaços de resultados, caracterizamos as racionalidades relacionadas às concepções dos alunos, a fim de inferirmos sobre as contribuições formativas dos laboratórios didáticos a partir destas racionalidades. A partir das conclusões alcançadas, procuramos expor algumas reflexões a cerca de novas perspectivas para os laboratórios didáticos de Física, procurando apontar possibilidades para que este ambiente contribua de forma significativa para a formação inicial de professores. Para que os objetivos da pesquisa pudessem ser alcançados, nos embasamos em alguns referenciais da área de ensino de ciências que trabalharam com assuntos relacionados ao laboratório didático de Física. Também procuramos comparilhar da filosofia de Jürgen Habermas, assim como da fenomenografia de Ference Marton. Tendo em vista estes referenciais, apresentamos este trabalho...
id UNSP_62834d2f24ed5a3d8ffe3224bd2542e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90943
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidadesCiência - Estudo e ensino (Superior)Laboratorios de fisicaProfessores - FormaçãoScience studiesPhysics educational laboratoryTeacher initial formation and rationalitiesNeste trabalho, procuramos verificar quais as contribuições formativas dos laboratórios didáticos que compõem o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Bauru. Para isso, realizamos entrevistas que buscaram compreender como quatro alunos do último ano desta licenciatura concebem questões relacionadas ao desenvolvimento das práticas experimentais desenvolvidas nestes laboratórios. A partir destas entrevistas, elencamos algumas categoriais que foram obtidas a partir de uma análise fenomenográfica. Tais categorias compuseram os nossos espaços de resultados e nos permitiram levantar algumas conclusões a cerca das concepções dos alunos no que diz respeito à postura dos professores responsáveis pelo desenvolvimento das práticas experimentais, a postura tomada por eles mesmos e seus colegas frente a estas práticas, assim como a cerca das características atribuídas por eles aos laboratórios didáticos. A partir destes espaços de resultados, caracterizamos as racionalidades relacionadas às concepções dos alunos, a fim de inferirmos sobre as contribuições formativas dos laboratórios didáticos a partir destas racionalidades. A partir das conclusões alcançadas, procuramos expor algumas reflexões a cerca de novas perspectivas para os laboratórios didáticos de Física, procurando apontar possibilidades para que este ambiente contribua de forma significativa para a formação inicial de professores. Para que os objetivos da pesquisa pudessem ser alcançados, nos embasamos em alguns referenciais da área de ensino de ciências que trabalharam com assuntos relacionados ao laboratório didático de Física. Também procuramos comparilhar da filosofia de Jürgen Habermas, assim como da fenomenografia de Ference Marton. Tendo em vista estes referenciais, apresentamos este trabalho...In this paper we try to verify the formative contributions of the educational laboratories that are part of the course of Licence in Physics of the Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, Bauru campus. We realized interviews trying to comprehend how four students of the last year of the license course deal with questions related to the process of experimental practices developed in these laboratories. From these interviews we list some categories gotten from the phenomenongraphic analysis. These catergories composed our results spaces and allowed us to reach some conlusions about the students conceptions over the behavior of the teachers responsible for the development of experimental practices, the behavior of the students themselves and of their colleagues facing these practical, as well as about the characteristics they themselves assign to the educational laboratories. From these results spaces we characterized the rationalities related to the students conceptions aiming to infer about the educational laboratories formative contributions coming from the rationalities. From these conclusions we look for showing some reflections about some new perspectives for the Physics educational laboratories trying to point possibilities that make these ambient help the initial formation of teachers. To achieve the research results were based it in some references of the science studies that searched about some subjects related to educational laboratories of Physical. Also we tried to use the Jürgen Habermas philosophy as well as the ference Marton's phenomenographic method. In view of these references we present this paper with four chapter that aim to show the used references as well as our vision about the contributions they gave to the science studies and as they fit to the context of this researchCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2010-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 f. :application/pdfANDRADE, Jorge Augusto Nascimento de. Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90943000638886andrade_jan_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:10:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:10:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
title Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
spellingShingle Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]
Ciência - Estudo e ensino (Superior)
Laboratorios de fisica
Professores - Formação
Science studies
Physics educational laboratory
Teacher initial formation and rationalities
title_short Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
title_full Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
title_fullStr Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
title_full_unstemmed Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
title_sort Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades
author Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]
author_facet Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jorge Augusto Nascimento de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino (Superior)
Laboratorios de fisica
Professores - Formação
Science studies
Physics educational laboratory
Teacher initial formation and rationalities
topic Ciência - Estudo e ensino (Superior)
Laboratorios de fisica
Professores - Formação
Science studies
Physics educational laboratory
Teacher initial formation and rationalities
description Neste trabalho, procuramos verificar quais as contribuições formativas dos laboratórios didáticos que compõem o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Bauru. Para isso, realizamos entrevistas que buscaram compreender como quatro alunos do último ano desta licenciatura concebem questões relacionadas ao desenvolvimento das práticas experimentais desenvolvidas nestes laboratórios. A partir destas entrevistas, elencamos algumas categoriais que foram obtidas a partir de uma análise fenomenográfica. Tais categorias compuseram os nossos espaços de resultados e nos permitiram levantar algumas conclusões a cerca das concepções dos alunos no que diz respeito à postura dos professores responsáveis pelo desenvolvimento das práticas experimentais, a postura tomada por eles mesmos e seus colegas frente a estas práticas, assim como a cerca das características atribuídas por eles aos laboratórios didáticos. A partir destes espaços de resultados, caracterizamos as racionalidades relacionadas às concepções dos alunos, a fim de inferirmos sobre as contribuições formativas dos laboratórios didáticos a partir destas racionalidades. A partir das conclusões alcançadas, procuramos expor algumas reflexões a cerca de novas perspectivas para os laboratórios didáticos de Física, procurando apontar possibilidades para que este ambiente contribua de forma significativa para a formação inicial de professores. Para que os objetivos da pesquisa pudessem ser alcançados, nos embasamos em alguns referenciais da área de ensino de ciências que trabalharam com assuntos relacionados ao laboratório didático de Física. Também procuramos comparilhar da filosofia de Jürgen Habermas, assim como da fenomenografia de Ference Marton. Tendo em vista estes referenciais, apresentamos este trabalho...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-29
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Jorge Augusto Nascimento de. Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90943
000638886
andrade_jan_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv ANDRADE, Jorge Augusto Nascimento de. Contribuições formativas do laboratório didático de física sob o enfoque das racionalidades. 2010. 168 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000638886
andrade_jan_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649774666121216