Educação e emancipação: direitos humanos, filosofia e história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192777 |
Resumo: | O trabalho aqui descrito tem por objetivo compreender a construção histórica dos Direitos Humanos e, como a análise desse processo pode ser aplicado dentro das Ciências Humanas para a Educação Básica a fim de despertar nos alunos o interesse pelos valores pautados na construção da dignidade humana, tais como a ética, a cidadania e a moral. Concentrando preocupação com a construção e reconstrução de valores, pautada em autores que deem suporte, a prática escolar promotora de emancipação do indivíduo a revisão das teorias dos filósofos Kant e Adorno tornam-se indispensáveis e auxiliam na identificação de quais são os prováveis entraves da estrutura educacional vigente que não permitem a efetivação do ensino da dignidade humana, dentro da disciplina de Filosofia. Como síntese dessas preocupações será proposto um objeto pedagógico de intervenção com uma sequência didática, denominada EMANCIPA, que nasce da necessidade de repensar a função da escola como promotora de esclarecimento, é uma proposta indicada como uma prática possível no currículo de ciências humanas do estado de São Paulo. Pautada na revisão dos autores clássicos e no estimulo da leitura de diferentes gêneros textuais, em especial as HQs, que se referem a dignidade humana, revela-se um conjunto de ações adequadas para discutir em sala de aula a barbárie promovida pela guerra e construir, com base no estimulo ao protagonismo do educando, um provável caminho para se alcançar, por meio da educação, a emancipação do homem. |
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Educação e emancipação: direitos humanos, filosofia e históriaEducation and emancipation: human hights, philosophy and historyDireitos HumanosEmancipaçãoFilosofiaEmancipationHuman RightsPhilosophyO trabalho aqui descrito tem por objetivo compreender a construção histórica dos Direitos Humanos e, como a análise desse processo pode ser aplicado dentro das Ciências Humanas para a Educação Básica a fim de despertar nos alunos o interesse pelos valores pautados na construção da dignidade humana, tais como a ética, a cidadania e a moral. Concentrando preocupação com a construção e reconstrução de valores, pautada em autores que deem suporte, a prática escolar promotora de emancipação do indivíduo a revisão das teorias dos filósofos Kant e Adorno tornam-se indispensáveis e auxiliam na identificação de quais são os prováveis entraves da estrutura educacional vigente que não permitem a efetivação do ensino da dignidade humana, dentro da disciplina de Filosofia. Como síntese dessas preocupações será proposto um objeto pedagógico de intervenção com uma sequência didática, denominada EMANCIPA, que nasce da necessidade de repensar a função da escola como promotora de esclarecimento, é uma proposta indicada como uma prática possível no currículo de ciências humanas do estado de São Paulo. Pautada na revisão dos autores clássicos e no estimulo da leitura de diferentes gêneros textuais, em especial as HQs, que se referem a dignidade humana, revela-se um conjunto de ações adequadas para discutir em sala de aula a barbárie promovida pela guerra e construir, com base no estimulo ao protagonismo do educando, um provável caminho para se alcançar, por meio da educação, a emancipação do homem.The work described here aims to understand the historical construction of Human Rights and, as an analysis of this process can be applied within Human Sciences for Basic Education and Basic Education until the end of the students or interest in the values calculated in the construction of human dignity , such as ethics, citizenship and morals. Concentrating concern with the construction and reconstruction of values, based on authors who consider support, a school practice that promotes the emancipation of individuals to a review of the theories of the films Kant and Adorno becomes indispensable and aided in the identification of which are the probable ones. obstacles of the current education structure that fails to effect the teaching of human dignity, within the discipline of philosophy. As these apprehensions will be adopted as a pedagogical object of intervention with a didactic sequence, called EMANCIPA, which will occur when it is necessary to rethink a function of the school as a promoter of clarification, it is a proposal presented as a way of using the humanities curriculum. Sao Paulo. Review of classic authors and without reading texts of different genres, especially as comics, which refer to a human dignity, reveals a set of actions displayed to discuss in class the barbarism class promoted by the war and create, based on the stimulus to the protagonism of education, a probable way to achieve, through education, an emancipation of man.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Collacite, Maria Laura Musegante2020-06-16T17:33:58Z2020-06-16T17:33:58Z2020-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19277700093166333004056091P054820110312704420000-0002-6668-1369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:19:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192777Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:01:28.749786Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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