Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007
http://hdl.handle.net/11449/26452
Resumo: Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.
id UNSP_62bd61762adda29aac976a85064862a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26452
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-históricaAtividadeProcesso grupalEducação científicaAbordagem sócio-históricaactivitygroup processscientific educationsocio-historical approachEste trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2002-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645210.1590/S1516-73132002000200007S1516-73132002000200007S1516-73132002000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:45:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26452Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:45:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
title Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
spellingShingle Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
Atividade
Processo grupal
Educação científica
Abordagem sócio-histórica
activity
group process
scientific education
socio-historical approach
title_short Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
title_full Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
title_fullStr Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
title_full_unstemmed Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
title_sort Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
author Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
author_facet Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade
Processo grupal
Educação científica
Abordagem sócio-histórica
activity
group process
scientific education
socio-historical approach
topic Atividade
Processo grupal
Educação científica
Abordagem sócio-histórica
activity
group process
scientific education
socio-historical approach
description Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
2014-05-20T15:07:18Z
2014-05-20T15:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26452
10.1590/S1516-73132002000200007
S1516-73132002000200007
S1516-73132002000200007.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007
http://hdl.handle.net/11449/26452
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.
1516-7313
10.1590/S1516-73132002000200007
S1516-73132002000200007
S1516-73132002000200007.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227-235
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128120318853120