Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007 http://hdl.handle.net/11449/26452 |
Resumo: | Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador. |
id |
UNSP_62bd61762adda29aac976a85064862a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26452 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-históricaAtividadeProcesso grupalEducação científicaAbordagem sócio-históricaactivitygroup processscientific educationsocio-historical approachEste trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2002-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article227-235application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645210.1590/S1516-73132002000200007S1516-73132002000200007S1516-73132002000200007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:45:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26452Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:45:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
title |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
spellingShingle |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] Atividade Processo grupal Educação científica Abordagem sócio-histórica activity group process scientific education socio-historical approach |
title_short |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
title_full |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
title_fullStr |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
title_sort |
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica |
author |
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
author_facet |
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sueli Terezinha Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Processo grupal Educação científica Abordagem sócio-histórica activity group process scientific education socio-historical approach |
topic |
Atividade Processo grupal Educação científica Abordagem sócio-histórica activity group process scientific education socio-historical approach |
description |
Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 2014-05-20T15:07:18Z 2014-05-20T15:07:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26452 10.1590/S1516-73132002000200007 S1516-73132002000200007 S1516-73132002000200007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007 http://hdl.handle.net/11449/26452 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002. 1516-7313 10.1590/S1516-73132002000200007 S1516-73132002000200007 S1516-73132002000200007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
227-235 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128120318853120 |